(ESCOLA NAVAL) Sejam r1, r2 e r3 as raízes do polinômio P(x) = x3 – x² - 4x + 4. Sabendo-se que as funções f1(x) = log(4x² - kx + 1) e f2(x) = x² - 7 arc sem (wx² - 8), com k, w € R, são tais que f1(r1) = 0 e f2(r2) = f2(r3) 4, onde r1 é a menor raiz positiva do polinômio P(x), é correto afirmar que os números (w+k) e (w – k) são raízes da equação:
Questões relacionadas
- História | 6.08 Imperialismo
(UFSM) Analise o fragmento a seguir.
A primeira grande fome registrou-se entre os anos de 1800 e 1825 e matou 1,4 milhão de pessoas. De 1827 a 1850, morreram de fome cinco milhões de pessoas. Entre 1875 e 1900, a Índia sofreu dezoito grandes epidemias de fome que mataram 26 milhões de pessoas. Em 1918, houve mais de oito milhões de mortos por desnutrição e gripe.
Fonte: BRUIT, Héctor, in VICENTINO, Cláudio. História Geral: ensino médio. São Paulo: Scipione, 2006. p. 356.
Essas acentuadas perdas humanas foram consequência da desestruturação da economia tradicional e da imposição de novos padrões de produção e consumo durante o período em que a Índia esteve sob a dominação colonial do(a)
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
História do contato entre línguas no Brasil
No Brasil, o contato dos colonizadores portugueses com milhões de falantes de mais de mil línguas autóctones e de cerca de duzentas línguas que vieram na boca de cerca de quatro milhões de africanos trazidos para o país como escravos é, sem sombra de dúvida, o principal parâmetro histórico para a contextualização das mudanças linguísticas que afetaram o português brasileiro. E processos como esses não devem ser levados em conta apenas para a compreensão das diferenças entre as variedades linguísticas nacionais. O próprio mapeamento das variedades linguísticas contemporâneas do português europeu e, sobretudo, do português brasileiro, tanto no plano diatópico quanto no plano diastrático, depende crucialmente de uma apurada compreensão do processo histórico de sua formação.
LUCCCHESI, D.; BAXTER, A.; RIBEIRO, I. (orgs.). O português afro-brasileiro. Salvador: EdUFBA, 2009 (adaptado).
Glossário:Autóctone: nativo de uma região.Diatópico: referente à variação de uma mesma língua no planoregional (país, estado, cidade etc.).Diastrático: referente à variação de uma mesma língua emfunção das diversas classes sociais.Do ponto de vista histórico, as mudanças linguísticas que afetaram o português do Brasil têm sua origem no contato dos colonizadores com inúmeras línguas indígenas e africanas. Considerando as reflexões apresentadas no texto, verifica-se que esse processo, iniciado no começo da colonização, teve como resultado:
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
(Unifacs)A química supramolecular vai além dos limites das moléculas, propondo que interações entre moléculas vizinhas gerem mecanismos cooperativos mais eficientes. Exemplo dessa estratégia é a formação de nanotubos a partir das interações entre as rosetas originadas, por sua vez, das interações (linhas tracejadas na figura) entre as unidades da base nucléica ligada a um poliéter cíclico.
Analisando-se as informações e tomando-se por base as estruturas representadas, é correto afirmar:
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO) A análise histórica dos problemas que envolvem a cidadania no Brasil possibilita considerar-se que a herança colonial pesou mais na área dos direitos civis. O novo país herdou a escravidão, que negava a condição humana do escravo, herdou a grande propriedade rural, fechada à ação da lei, e herdou um Estado comprometido com o poder privado. Esses três empecilhos ao exercício da cidadania civil revelaram-se persistentes.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, p. 45 (adaptado).
Com base na herança colonial, tratada no texto acima, deve-se considerar que
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O Segundo Reinado (1840-1889) foi um momento muito importante para a história do Brasil. A atividade econômica que mais se destacou nesse período foi: