(AFA) Considere os polinômios Q(x) = x² - 2x + 1 e P(x) = x³ - 3x² - ax + b, sendo a e b números reais tais que a² - b² = -8.
Se os gráficos de Q(x) e P(x) têm um ponto comum que pertence ao eixo das abscissas, então é INCORRETO afirmar sobre as raízes de P(x) que:
Questões relacionadas
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
(UEFS)
A serotonina é um neurotransmissor, que permite a comunicação entre neurônios. Essa comunicação é fundamental para a percepção e avaliação do meio que rodeia o ser humano e para a capacidade de respostas aos estímulos ambientais. Com base na estrutura apresentada, é correto afirmar que a serotonina
- Química | 2.6 Eletroquímica
Grupos de pesquisa em todo o mundo vêm buscando soluções inovadoras, visando à produção de dispositivos para a geração de energia elétrica. Dentre eles, pode-se destacar as baterias de zinco-ar, que combinam o oxigênio atmosférico e o metal zinco em um eletrólito aquoso de caráter alcalino. O esquema de funcionamento da bateria zinco-ar está apresentado na figura.
No funcionamento da bateria, a espécie química formada no ânodo é:
- Biologia | 11.8 Sistema Sensorial
Cada povo possui um tipo de culinária, um modo de preparar seus alimentos, como se fossem sinais culturais transmitidos por meio do paladar, da visão e do olfato. Por exemplo, no Brasil, os europeus foram os responsáveis pela introdução do sal, do açúcar e de diferentes especiarias, variando ainda mais o doce, o salgado, o azedo e o amargo do cardápio brasileiro.
Sobre esses sabores, é correto afirmar que sua percepção é
I. captada na língua e direcionada ao cérebro.
II. transmitida ao cérebro através dos neurônios.
III. reconhecida na região do sistema nervoso periférico.
IV. uma mistura de sensações do olfato e do paladar.
Estão corretas.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 5.1 Antítese, Paradoxo, Hipérbole e Eufemismo
Texto base: Leia o texto. Vovô Bartolomeu Vovô Bartolomeu desde manhãzinha que olhava o pardacento céu, enrugando a já bem engelhada testa. — Vovô, que é que você está a ver no céu? — Estou vendo uma coisa que você vai ver só, logo no meio-dia, e que a estas horas já chegou lá no sô Luca. — Que é que tem lá no sô Luca? — Diga aos homens para trabalhar com pressas, senão você vai ver só: ninguém que para com chuva. E vovô Bartolomeu entrou arrastadamente na cubata, donde saía um fumo bem de fogueira quente. Ainda o ouvi cantar — Eh! Eh! Eh! Eh! — Eh! pessoal! Vamos despachar o serviço. Vovô Bartolomeu disse que vai vir chuva. E todo o pessoal começou a trabalhar com força, para acabar de recolher o milho, quase para o meio-dia. A colheita não tinha sido má, e para este ano havia de pagar todas as contas e ainda sobrava dinheiro para dar o alembamento da filha do velho Gonga. [...] In: SANTILLI, Maria Aparecida. Estórias africanas: história e antologia.
São Paulo: Ática, 1985, p. 55-7.
Enunciado:
O trecho “Vovô Bartolomeu desde manhãzinha que olhava o pardacento céu, enrugando a já bem engelhada testa”, refere-se ao fato de o vovô estar observando a
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Texto base: Disponível em: http://www.faperj.br/?id=11.2.9 Acesso em: 23 jun. 2016.
Enunciado:
De acordo com os dados da pesquisa sobre os casamentos no Rio de Janeiro, no período colonial, afirma-se que os casamentos entre