(ESPCEX) Sejam z e v números complexos onde |z| = 1 e v tem coordenadas no plano de Argand-Gauss Sobre o número complexo z e v (resultante da multiplicação dos complexos z e v), podemos afirmar que:
Questões relacionadas
- Matemática | 13.5 Polígonos
(UNESP) Uma mesa de passar roupa possui pernas articuladas AB e CD, conforme indica a figura. Sabe-se que AB = CD = 1m, e que M é ponto médio dos segmentos coplanares AB e CD. Quando a mesa está armada, o tampo fica paralelo ao plano do chão e a medida do ângulo AMC é 60º.
Considerando-se desprezíveis as medidas dos pés e da espessura do tampo e adotando a altura do tampo dessa mesa armada em relação ao plano do chão, em centímetros, está entre
- Biologia | 13.4 Heredogramas
(UERJ) A doença de von Willebrand, que atinge cerca de 3% da população mundial, tem causa hereditária, de natureza autossômica dominante. Essa doença se caracteriza pela diminuição ou disfunção da proteína conhecida como fator von Willebrand, o que provoca quadros de hemorragia.
O esquema abaixo mostra o heredograma de uma família que registra alguns casos dessa doença
Admita que os indivíduos 3 e 4 casem com pessoas que não apresentam a doença de von Willebrand. As probabilidades percentuais de que seus filhos apresentem a doença são, respectivamente, de:
- Química | B. Equilíbrio Iônico
Sabões são sais de ácidos carboxílicos de cadeia longa utilizados com a finalidade de facilitar, durante processos de lavagem, a remoção de substâncias de baixa solubilidade em água, por exemplo, óleos e gorduras. A figura a seguir representa a estrutura de uma molécula de sabão.
Em solução, os ânions do sabão podem hidrolisar a água e, desse modo, formar o ácido carboxílico correspondente. Por exemplo, para o estearato de sódio, é estabelecido o seguinte equilíbrio:
CH3(CH2)16COO- + H2O CH3(CH2)16COOH + OH-
Uma vez que o ácido carboxílico formado é pouco solúvel em água e menos eficiente na remoção de gorduras, o pH do meio deve ser controlado de maneira a evitar que o equilíbrio acima seja deslocado para a direita.
Com base nas informações do texto, é correto concluir que os sabões atuam de maneira
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-LíricoVez por outra, indo devolver um filme na locadora ou almoçar no árabe da rua de baixo, dobro uma esquina e tomo um susto. Ué, cadê o quarteirão que estava aqui? Onde na véspera havia casinhas geminadas, roseiras cuidadas por velhotas e janelas de adolescentes, cheias de adesivos, há apenas uma imensa cratera, cercada de tapumes. [...]Em breve, do buraco brotará um prédio, com grandes garagens e minúsculas varandas, e será batizado de Arizona Hills, ou Maison Lacroix, ou Plaza de Marbella, e isso me entristece. Não só porque ficará mais feio meu caminho até a locadora, ou até o árabe na rua de baixo, mas porque é meu bairro que morre, devagarinho. Os bairros, como os homens, também têm um espírito. [...]Às vezes, no fim da tarde, quando ouço o sino da igreja da Caiubi badalar seis vezes, quase acredito que estou numa cidade do interior. Aí saio para devolver os vídeos, olho para o lado, percebo que o quarteirão desapareceu e me dou conta de que estou em São Paulo, e que eu mesmo tenho minha cota de responsabilidade: moro no segundo andar de um prédio. [...] Ali embaixo, onde agora fica a garagem, já houve uma cratera, e antes dela o jardim de uma velhota e a janela de um adolescente, cheia de adesivos.PRATA, A. Perdizes. In: Meio intelectual, meio de esquerda. São Paulo: Editora 34, 2010.Na crônica, a incidência do contexto social sobre a voz narrativa manifesta-se no(a):
- História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Texto base: Observe a gravura do fim do século XVII, intitulada A Liberdade, armada com o cetro da Razão, atinge a Ignorância e o Fanatismo. Repare que a “Liberdade”, a “Razão”, a “Ignorância” e o “Fanatismo” estão retratados como personagens.
Enunciado:
Considere os apontamentos:
I. A luz que emana do cetro remete ao movimento que ficou conhecido como Iluminismo, em que a razão, comparada às luzes, era capaz de livrar a humanidade das trevas, ou seja, da ignorância e do fanatismo.
II. O cetro retratado na imagem faz referência ao monarca Luís XIV, já que o seu governo, legitimado pela teoria do direito divino dos reis, era um exemplo a ser seguido para os iluministas.
III. A “Liberdade” está com o cetro da “Razão” reforçando o pensamento iluminista de que somente em um mundo organizado segundo os princípios da razão haveria respeito à liberdade.
Considere V para os itens que você julga verdadeiros e F para os itens falsos.