O aparecimento de características sexuais secundárias no menino, a partir da puberdade, resulta da ação da testosterona sobre o organismo em desenvolvimento. No sistema reprodutor, a estrutura que abriga as células responsáveis pela síntese do referido hormônio é denominada:
Questões relacionadas
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UNICENTRO) O coeficiente de solubilidade corresponde à quantidade máxima dissolvida de uma substância, a uma dada temperatura, em uma quantidade padrão de solvente.
Admitindo-se que o coeficiente de solubilidade do nitrato de potássio, KNO3 (s) a 10º C, é de 20,0 g/100,0 g de água, é correto afirmar que a mistura de 10,0 g de KNO3 (s) com 250,0 g de água, a essa temperatura, formará:
- Física
A imagem abaixo representa um bebedouro composto por uma base que contém uma torneira e acima um garrafão com água e ar.
A pressão exercida pela água sobre a torneira, quando ela está fechada, depende diretamente da(o):
- História | 3.2 Era Vargas
(UFSM) Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa correta.
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UNIC) Em uma aula de Biologia em que o tema era bioenergética, foram feitas, por um aluno, algumas afirmações a respeito desse assunto, conforme os itens apresentados.
I. O metabolismo é uma condição inata dos seres vivos.
II. Durante a fotossíntese, a fixação do gás carbônico prescinde da ação de enzimas.
III. A glicose é formada tanto na fotossíntese quanto na quimiossíntese.
IV. Todos os vegetais e bactérias são autótrofos.
A partir da análise dessas, conclui-se que são verdadeiras as afirmativas.
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
“Assim, pois, o sacristão da Sé, um dia, ajudando à missa, viu entrar a dama, que devia ser sua colaboradora na vida de Dona Plácida. Viu-a outros dias, durante semanas inteiras, gostou, disse-lhe alguma graça, pisou-lhe o pé, ao acender os altares, nos dias de festa. Ela gostou dele,acercaram-se, amaram-se. Dessa conjunção de luxúrias vadias brotou Dona Plácida. É de crer que Dona Plácida não falasse ainda quando nasceu, mas se falasse podia dizer aos autores de seus dias: – Aqui estou. Para que me chamastes? E o sacristão e a sacristã naturalmente lhe responderiam: – Chamamos-te para queimar os dedos nos tachos, os olhos na costura, comer mal, ou não comer, andar de um lado para outro, na faina, adoecendo e sarando, com o fim de tornar a adoecer e sarar outra vez, triste agora, logo desesperada, amanhã resignada, mas sempre com as mãos no tacho e os olhos na costura, até acabar um dia na lama ou no hospital; foi para isso que te chamamos, num momento de simpatia”.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas
(FUVEST 2005 1ª FASE) No trecho “pisou-lhe o pé”, o pronome lhe assume valor possessivo, tal como ocorre em uma das seguintes frases, também extraídas de Memórias póstumas de Brás Cubas: