A educação do homem grego – a Paideia – visava formar um elevado tipo de homem.
A respeito da educação em Atenas, é correto assinalar que:
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 2.07 Conjunções
(UPE) Whales are people, too
One of the most important features of science is that scientific progress regularly leads to important ethical questions. This is particularly true with research about cetaceans — whales, dolphins and the like — because it has become increasingly apparent that the inner life of these nonhumans is more complex than most humans realize. We have learned that their capacity for suffering is significantly greater than has been imagined — which makes much human behavior towards these nonhumans ethically problematic.
There is now ample scientific evidence that capacities once thought to be unique to humans are shared by these beings. 1Like humans, whales and dolphins are 'persons'. That is, they are self-aware beings with individual personalities and a rich inner life. They have the ability to think abstractly, feel deeply and choose their actions. Their lives are characterized by close, long-term relationships with conspecifics in communities characterized by culture. In short, whales and dolphins are a “who”, not a “what”.
2However, as the saying goes, there is good news and there is bad news.
The good news is that the scientific community is gradually recognizing the importance of these ethical issues. For example, more marine mammal scientists are steering away from doing research on captive dolphins. More significantly, a small group of experts who met at the Helsinki Collegium for Advanced Studies in the spring of 2010 to evaluate the ethical implications of the scientific research on cetaceans concluded that the evidence merited issuing a Declaration of Rights for Cetaceans: Whales and Dolphins. This group included such prominent scientists as Lori Marino and Hal Whitehead. Particularly important in this declaration was the recognition that whales and dolphins are persons who are "beyond use". Treating them as 'property' is indefensible.
Unfortunately, while there has been consistent progress in scientists' sensitivity to the ethical issues, the same cannot be said for those who use cetaceans to generate revenue.
Disponível em: www.abc.net.au/environment/articles. (Adaptado)
As palavras Like (ref. 1) e However (ref. 2) estabelecem, respectivamente, relações de:
- Biologia | 8.6 Verminoses
Um ambiente sustentável é fundamental para uma vida coletivamente mais saudável. Para cada real que é gasto com saneamento básico, quatro reais são poupados em tratamentos médicos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa afirmação, por si só, já é capaz de demonstrar como a proteção do meio ambiente e a prevenção de doenças são modelos eficazes e econômicos de sustentabilidade.
Assinale a alternativa que apresenta um tipo de verminose associada corretamente a uma medida preventiva específica.
- Língua Portuguesa
5Com o advento da internet, criam-se novos mecanismos para quem busca ser uma celebridade ou tornar-se, pelo menos, conhecido. Um exemplo disso é a utilização das redes sociais – o Facebook, Twitter e o Orkut, entre outros – pelos aspirantes a famosos, que desejam alcançar os seus quinze minutos de fama – previstos por Andy Warhol em 1960 –, por meio da utilização dessas ferramentas. 12Essas redes, que surgiram prioritariamente como um agente para a integração social, criam um ambiente propício para o exibicionismo e o voyerismo (prática que consiste no prazer a partir da observação de outras pessoas), onde ser contemplado é o que importa.
Sobre essa prática, Paula Sibília, professora do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comenta que a rede tem proporcionado uma espécie de democratização na busca pelo estrelato. 9“A internet oferece um outdoor com espaço para todos: nessas vitrines mais populares, qualquer um pode ser visto como tem direito. As opções são inumeráveis e não cessam de se multiplicar: blogs, fotologs, Orkut, Facebook, MySpace, Twitter, Youtube e um longo etcétera”.
O temor da chamada “invasão de privacidade”, segundo a professora, dá espaço para o quase oposto: o aparecer, ser visto, contemplado e admirado. Para ela, o exibicionismo na rede ocorre a partir da necessidade que as pessoas têm de serem vistas, e como uma forma de confirmação de que existem e estão vivas. 8As pessoas mostram-se como um personagem, saciando a voracidade e a curiosidade de outras. “Tudo aquilo que antes concernia à pudica intimidade pessoal tem se ‘evadido’ do antigo espaço privado, transbordando seus limites, para invadir aquela esfera que antes se considerava pública. 6O que se busca nessa exposição voluntária, que anseia alcançar as telas globais, é se mostrar, justamente: constituir-se como um personagem visível. 2Por sua vez, essa nova legião de exibicionistas satisfaz outra vontade geral do público contemporâneo: o desejo de espionar e consumir vidas alheias”.
10Cláudia da Silva Pereira, professora do Centro de Ciências Sociais, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, também acredita que 7na internet se cria um espaço para que as pessoas vivam outros personagens e consigam, deste modo, uma espécie de autorrealização pessoal. 17“Podemos ser ali o que desejarmos, construindo perfis de acordo com o que projetamos ser o ideal. Ou não. 3Afinal, a internet abre ainda mais espaço para condutas sociais desviantes que raramente poderiam se concretizar na vida off-line. Aderir a comunidades politicamente incorretas, criar perfis falsos ou transitar por comunidades que consideramos ‘exóticas’ pode ser uma ótima maneira de buscar a experimentação e, consequentemente, a realização, da mesma forma”, conclui.
Sibília aponta ainda para a ruptura de um padrão de vida em que os muros já não protegem mais a privacidade individual. “Das webcams até os paparazzi, dos blogs e fotologs até YouTube e MySpace, das câmeras de vigilância até os reality shows e talk shows, a velha intimidade transformou-se em outra coisa. E agora está à vista de todos.16Ou, pelo menos é isso o que conseguem aqueles afortunados: os famosos”. 1Já Pereira lembra que a “espetacularização” do cotidiano atinge a todos, invariavelmente, ao utilizarem essas ferramentas sociais, levando a uma maior permissividade com relação ao que é restrito ou irrestrito, ao que é público e ao que é privado. “A própria ideia de fronteira é imprecisa em se tratando de internet. É evidente que existe a opção de se compartilhar ou não da intimidade na internet, 15existe até mesmo a opção de não participar de redes sociais on-line, mas esta já parece ser uma escolha que limita o trânsito em diversos espaços sociais. 11A superexposição nas redes sociais on-line tem seus reflexos na vida off-line, assim como a simples ausência”.
Outra rede social em que a exposição está presente e nem sempre de maneira benéfica é o Youtube. 13Inúmeros são os casos de pessoas que se tornam famosas por meio da utilização dessa ferramenta, sem se importarem em ser reconhecidos por postarem vídeos de gosto duvidoso ou grotesco, confirmando a obsessão de muitos na busca pela fama a qualquer custo. “Esses sujeitos têm fortalecido o hábito de serem reconhecidos pelo que fazem de transgressão e não por respeitarem a ordem social. Em toda prática de desvio de conduta, sempre podemos acreditar que o meio ou a ferramenta apenas facilitou o ato, que na verdade já havia no sujeito que o praticou uma predisposição para fazê-lo. Infelizmente, 14os valores de determinados grupos sociais são refletidos nessas práticas e as consequências podem ser a banalização desses atos, aumentando as probabilidades de legitimá-las”, lembra Khater. Para ela, as pessoas não devem permitir que o virtual se sobreponha ao real. “Nós, seres humanos, precisamos da realidade, pois somos seres eminentemente sociais. Quando o virtual se sobrepõe ao real, nos sentimos vazios, pois sabemos da nossa necessidade de real aprovação em nosso meio social”.
Ainda, na contramão dos que buscam o reconhecimento, muitos famosos e celebridades encontram nas redes sociais uma forma de se aproximar das pessoas comuns, do seu público, de seus fãs. Artistas, jornalistas, músicos e público interagem de uma maneira mais natural. “É praticamente imperativo que uma celebridade mantenha um perfil no Twitter ou no Facebook, caso contrário ela simplesmente não existe no ambiente on-line. Desta forma, o público se aproxima daqueles que o sociólogo e filósofo Edgar Morin um dia chamou de ‘olimpianos’, aqueles que se veem obrigados a descer de seus altares dos meios de comunicação de massa para interagir em 140 caracteres com as pessoas ‘comuns’. O fã torna-se íntimo do ídolo, o que retira dessa relação grande parte de sua magia”, defende Pereira.
Para Francisco Rudiger, docente do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), as celebridades, ao migrarem para as redes sociais, têm seus carismas submetidos a testes cotidianos e banais. “As redes sociais abriram aos fãs a possibilidade de articular, mais ampla e cotidianamente, o culto de seus ídolos mas, por outro lado, atraíram estes últimos para um terreno onde sua capacidade de gerenciar a própria imagem e influência é muito mais fraca ou instável. As celebridades não podem ficar fora das redes, se quiserem continuar sendo celebridades, mas a redução da distância que assim se instala, converte-se em fonte de perigo para sua condição”, acredita.
Ferrari aponta para o fim do antigo esquema celebridade-mídia-público. 4Pois, agora, os fãs podem interagir diretamente com seus ídolos (e vice-versa), sem precisar de intermediário. “As mídias sociais tiraram os intermediários, ou seja, a grande mídia. Hoje uma celebridade interage diretamente com seus fãs pelo Twitter, Facebook, MySpace etc. O feedback é instantâneo”, conclui.Disponível em: <http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=59&id=751&tipo=0>.Acesso em: 12 de set. 2010. (Texto modificado)
A internet oferece um outdoor com espaço para todos: nessas vitrines mais populares, qualquer um pode ser visto como tem direito. (ref. 9)
Assinale a ÚNICA alternativa, que substitui os dois-pontos sem alteração das relações de sentido.
- Língua Inglesa | 2.07 Conjunções
(AFA) THE RELATIONSHIP BETWEEN FRIENDS AND TYPES OF FRIENDSHIP
Everyone has at least one best friend, some maybe even more. There are also those people who are just friends and also arch-enemies. People may think that just because they are your friends it means that they are your best friend. The thing is, even though they are your friend, the relationship between a best friend and a friend is different. Either way regardless of archenemies, friends or best friends, there are not many ways to compare any of these different types of friends, but you can easily contrast them from one another.
Arch-enemies often know more about each other than two friends. In a comparison of personal relationships, 1friendship is considered to be closer than association, although a wide range of degrees of intimacy exists in friendships, arch-enemies, and associations. Friendship and association can be thought of as spanning across the same continuum. 2The study of friendship is included in the fields of sociology, social psychology, anthropology, philosophy, and zoology. Even animals have familiars! Various academic theories of friendship have been proposed, among which are social exchange theory, equity theory, relational dialectics, and attachment styles. 3In Russia, one typically bestows very few people the status of “friend”.
These friendships, however, make up in intensity what they lack in number. Friends are entitled to call each other by their first names alone, and to use diminutives. A customary example of polite behavior is addressing "acquaintances" by full first name plus their patronymic. These could include relationships which elsewhere would be qualified as real friendships, such as workplace relationships of long standing, or neighbors with whom one shares an occasional meal or a social drink with.
Also in the Middle East and Central Asia, male friendships, while less restricted than in Russia, tend to be reserved and respectable in nature. They may use nicknames and diminutive forms of their first names. In countries like India, it is believed in some parts that friendship is a form of respect, not born out of fear or superiority. Friends are people who are equal in most standards, but still respect each other regardless of their attributes or shortcomings. Most of the countries previously mentioned (Russia, Asia, and even the Middle East) and even our own nation are suffering a decline in genuine friendships.
According to a study documented in the June 2006 issue of the Journal American Sociological Review, Americans are thought to be suffering a loss in the quality and quantity of close friendships since at least 1985. The study’s results state that twenty-five percent of 4Americans have no close confidants, and the average total number of confidants per citizen has dropped from four to two. According to the study, 5Americans' dependence on family as a safety net went up from fifty-seven percent to eighty percent; Americans dependence on a partner or spouse went up from five percent to nine percent.
Recent studies have found a link between fewer friendships, especially in quality, and psychological and physiological regression. In the sequence of the emotional development of the individual, friendships come after parental bonding and before the pair bonding engaged in at the approach of maturity. In the intervening period between the end of early childhood and the onset of full adulthood, friendships are often the most important relationships in the emotional life of the adolescent, and are often more intense than relationships experienced later in life.
6Unfortunately, making friends seems to trouble many of people. Having no friends can be emotionally damaging for all ages, from young children to full grown adults. A study performed by researchers from Purdue University found that post-secondary-education friendships, college and university last longer than the friendships before it. Children with Asperger syndrome and autism usually have some difficulty forming friendships. 7Socially crippling conditions like these are just one way that the social world is so difficult to thrive in. 8This does not mean that they are not able to form friendships, however. With time, moderation and proper instruction, they are able to form friendships after realizing their own strengths and weaknesses.
9There is a number of theories that attempt to explain the link, including that; Good friends encourage their friends to lead more healthy lifestyles; 10Good friends encourage their friends to seek help and access services, when needed; 11Good friends enhance their friend’s 12coping skills in dealing with illness and other health problems; and/or Good friends actually affect physiological pathways that are protective of health. Regardless of what we think, we can clearly see that there are some ways that friends, best friends and archenemies are the same, but in the end they are clearly more different. 13Nonetheless we all have every single type in our lives.
(Adapted from: http://www.ukessays.com/essays/philosophy/therelationship- between-friends-and-types-of-friendship-philosophyessay. php)
“This does not mean that they are not able to form friendships, however” (reference 8). The option that replaces the highlighted expression is
- Biologia | 3.3 Vitaminas
(UFRGS) Observe a tira abaixo.
Se o filho do Radicci tornar-se vegetariano do tipo que não utiliza produtos derivados de animais, ficará impossibilitado de obter, em sua dieta, a vitamina