(ESC. NAVAL) What is the correct way to complete the sentence below?
I’m going to leave early tomorrow in case (1) ____ a lot of traffic.
Questões relacionadas
- Biologia | D. Excreção
No interior dos rins existem milhares de néfrons que, a partir da filtragem do sangue, têm como função a formação da urina. Um exame de urina específico pode detectar substâncias ilícitas utilizadas por atletas, usuários de drogas e dependentes químicos.
A figura traz o processo de formação da urina no néfron.
A droga A apresenta peso molecular que permite sua passagem pelos capilares sanguíneos, e a droga B é eliminada somente em função de gasto energético. As drogas A e B são encontradas no interior do néfron, respectivamente, a partir:
- Física | 3.5 Gases
(FACULDADE GUANAMBI) Um dos tipos mais comum de autoclave, aparelho utilizado para esterilizar diversos tipos de materiais, através do calor úmido sobre pressão é geralmente formado por um cilindro metálico resistente e hermeticamente fechado com a temperatura do processo a vapor variando entre 121,5°C e 136,9°C.
Considerando-se que a pressão para a esterilização é de 1,05 atm para 121,5°C e que o processo é isométrico, a pressão para 136,9°C, em atm, é, aproximadamente, igual a
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Para justificar a ação imperialista apresentaram-se razões humanitárias, que deram origem a Teoria do "Fardo do Homem Branco", segundo a qual, as nações mais adiantadas tinham uma missão civilizadora a cumprir: levar o progresso às regiões mais primitivas, onde ele não poderia se desenvolver sozinho. Caberia ao "homem branco" livrar a África do canibalismo e do primitivismo. A pseudo ciência também foi utilizada para justificar a superioridade racial do homem branco em relação ao homem não-branco e a expressão "darwinismo social"tornou-se comum entre os defensores do imperialismo.
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=551. Acesso em 20/05/2010.
Com base no texto, explique o que era a Missão Civilizadora.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Abaixo, Georges Gneka, africano que hoje mora no Brasil, lembra que na aldeia de Sekleke, localizada na Costa do Marfim, todos se reuniam embaixo de uma árvore conhecida por baobá.
Acredita-se que o baobá, que pode ser encontrado por toda a África, é o elo entre a terra e o além e que essa árvore conversa com o Criador e não o deixa dormir, sempre pedindo mudanças para o continente através de seus braços voltados para o céu.
Nossos antepassados entregavam a sua sabedoria por meio da palavra. [...]
Nas noites de lua cheia, todas as pessoas do vilarejo sentavam debaixo de uma grande árvore para ouvir e trocar umas histórias que falavam de animais, de água, de fogo, do porquê disso, porquê daquilo. Eu era muito curioso e ficava intrigado. Por que os velhos sempre se reuniam por horas, discutindo debaixo da Árvore da palavra, que era como chamavam a árvore baobá? Como era imponente com seus braços levantados na direção dos céus, parecendo implorar eternamente algo para o divino. Será que ela levava mesmo as mensagens dos velhos para o além?
Sim, respondeu minha avó, que me contou outras tantas histórias.
LIMA, Heloisa Pires. A semente que veio da África. São Paulo: Salamandra, 2005. p. 18-23. Adaptado.
Glossário:
intrigado – desconfiado.
A partir do relato de Georges Gneka, é possível concluir que:
I. A frase “Nossos antepassados entregavam a sua sabedoria por meio da palavra” mostra que os membros da aldeia Sekleke valorizavam as histórias transmitidas pelos mais velhos.
II. A passagem “Como era imponente com seus braços levantados na direção dos céus, parecendo implorar eternamente algo para o divino” mostra que os membros da aldeia de Sekleke gostavam de brincar com os deuses.
III. O trecho “Nas noites de lua cheia, todas as pessoas do vilarejo sentavam debaixo de uma grande árvore para ouvir e trocar umas histórias [...]” revela que os membros da aldeia valorizavam o costume de ouvir e trocar histórias.
Estão corretas:
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNEB) Para nossos olhos, o mundo é organizado em esplendor aparentemente infinito de cores, do amarelo intenso do girassol ao cinza-escuro de uma nuvem de chuva, do azul-claro do céu de inverno ao verde sedutor de uma esmeralda. Por isso, a maioria das pessoas se impressiona com qualquer cor capaz de ser reproduzida pela mistura de apenas três comprimentos de ondas luminosas. Essa propriedade da visão humana, chamada tricromacia, surge porque a retina — camada do olho formada por células nervosas que captam a luz e transmitem a informação visual para o cérebro — usa somente três tipos de pigmentos para a visão em cores. (JACOBS; NATHANS, 2009, p. 52).
Quando se olha na direção de algum objeto, a luz refletida atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio da pupila. Após a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina. A lente do olho produz uma imagem invertida e o cérebro a converte para a posição correta. Inspirado no funcionamento do olho humano o homem criou a câmera fotográfica.
Assim, considere uma câmera fotográfica que produz sobre o filme uma imagem cinco vezes menor do que o objeto real situado a 60,0 cm da lente. Nessas condições, é correto afirmar: