(UNIFOR) Nas orações abaixo, o ‘ (apóstrofe) significa:
I’m a student.
There’s a spider on the wall;
I don’t study Spanish.
I’ll love you forever.
Questões relacionadas
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(UECE) Analise as afirmações abaixo acerca do chamado CORONELISMO enquanto mecanismo de poder e prática política bastante utilizada até pouco tempo no Brasil.
I. O Coronelismo constituiu-se de uma prática política que fez uso do patrimônio público para fins pessoais, como no caso da concessão de empregos públicos aos afilhados e correligionários políticos em troca de votos.
II. O Coronelismo, enquanto estratégia de poder, poderia fazer uso do patrimônio privado para garantir, se necessário, o desempenho das funções públicas.
III. Tal exercício político ancorava-se no assistencialismo em que todo o sistema eleitoral era oficialmente financiado pelos chamados coronéis.
São verdadeiras as afirmações
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir:
“A Carta de 1988 trouxe duas inovações importantes, que resultaram na ampliação do número de eleitores: o voto facultativo para os analfabetos e para os jovens entre 16 e 18 anos. A inclusão dos analfabetos veio atender a uma reivindicação muito antiga, quase tão antiga quanto a lei de 1881 que proibiu o alistamento eleitoral dos iletrados. Disto resultou uma participação eleitoral com números impressionantes: nas eleições de 1989 votaram cerca de 72 milhões de pessoas, de um total de 82 milhões de eleitores aptos, respectivamente 49% e 56% do total da população.”
Motta, Rodrigo Patto Sá. Introdução à História dos Partidos Políticos Brasileiros. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. pág. 111.)
Não resta dúvida que a Constituição Brasileira de 1988 representou, em alguns pontos, avanço de direitos para os cidadãos, como foi citado acima no caso do voto para analfabetos e jovens. No entanto, apesar da ampliação dos direitos, persistem os problemas sociais.
a) EXPLIQUE a razão da denominação “Constituição Cidadã” para a carta de 1988.
b) APRESENTE um elemento dentro do sistema social e político do Brasil que contribuiu para a permanência dos problemas apontados no enunciado.
- Física | 3.5 Gases
Considere um gás ideal que pode ser submetido a duas transformações cíclicas reversíveis e não simultâneas, 1 e 2 como mostrado no diagrama PV abaixo.
Na transformação 1 o gás recebe uma quantidade de calor quantidade de calor Q1 para a fonte fria à temperatura. T2 Enquanto que, na transformação 2 as quantidades de calor recebida, Q’1 e cedida, Q’2 são trocadas respectivamente com duas fontes às temperaturas T3 e T4.Nessas condições, é correto afirmar que:
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2014 1º APLICAÇÃO)
Existe uma cultura política que domina o sistema e é fundamental para entender o conservadorismo brasileiro. Há um argumento, partilhado pela direita e pela esquerda, de que a sociedade brasileira é conservadora. Isso legitimou o conservadorismo do sistema político: existiriam limites para transformar o país, porque a sociedade é conservadora, não aceita mudanças bruscas. Isso justifica o caráter vagaroso de redemocratização e da redistribuição da renda. Mas não é assim. A sociedade é muito mais avançada que o sistema político. Ele se mantém porque consegue convencer a sociedade de que é a expressão dela, de seu conservadorismo.
NOBRE, M. Dois ismos que não rimam. Disponível em: www.unicamp.br. Acesso em: 28 mar. 2014 (adaptado).
A característica do sistema político brasileiro, ressaltada no texto, obtém sua legitimidade da
- Física
Um sistema eletrostático composto por 3 cargas Q1 = Q2 = +Q e Q3 = q é montado deforma a permanecer em equilíbrio, isto é, imóvel.Sabendo-se que a carga Q3 é colocada no ponto médio entre Q1 e Q2, calcule q.