Considere o texto para responder a questão.
René Descartes (1596-1650), matemático, filósofo e físico francês, autor da célebre frase – Penso, logo existo. – desenvolveu o sistema de coordenadas cartesianas que tem inúmeras aplicações.
Observe a figura com os gráficos que descrevem as variações de presas (lebres) e de predadores (linces) de certa região.
Com base nos gráficos, pode-se afirmar que, no período e na região considerados,
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Texto base:
Enunciado:
A partir da análise da imagem, escreva como ocorre o processo de formação da chuva ácida.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
• Gesso
• Um objeto qualquer (pequeno)
• Parafina em pasta
• Água
• Pincel
• Caixinha de papelão (de sapato)
• Fita-crepe
• Betume (opcional)
Desenvolvimento:
1. Após discutir com os alunos a importância da Arqueologia na memória de uma civilização, construir com eles o conceito de fósseis. Veja algumas indicações de leitura:
– O que é arqueologia. Disponível em: http://www.ib.usp.br/leeh/arqueo/arqueo2.htm
– A importância da arqueologia. Disponível em: http://arqueologiadigital.com/video/a-import-ncia-da-arqueologia-parte-1
– Arqueologia para crianças. Disponível em: http://www.grupep.arq.br/index.php?ajax=6&idNoticia=48&idCategoria=2
– O que são fósseis. Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/fosseis.php
2. Cada criança deverá escolher um objeto para deixar como marca no fóssil que será construído por ele.
3. Cada criança deverá passar com o pincel a vaselina em pasta na face do objeto que será inserida no gesso.
4. Deve-se preparar uma caixinha de papelão pequena para cada aluno para conter a massa de gesso da seguinte forma:
– Recortar um círculo pequeno ( diâmetro aproximado de 10cm)
no papelão na tampa da caixa de sapato:
– Recortar uma tira de papelão de aproximadamente 5 cm na caixa de sapato de tal forma que todo o círculo seja contido por esta faixa, desse modo:
5. Depois que todos estiverem com sua caixinha de contenção pronta e muito bem vedada, preparar o gesso segundo instruções do fabricante. (1 kg de gesso para cada 2 crianças)
6. Preencher cada caixinha de contenção até a metade com o gesso.
7. Incrustar na massa de gesso o objeto com que o aluno pretende construir sua "marca fóssil".
8. Deixar o gesso secar
9. Retirar o objeto e desfazer a caixa de contenção
10. Lixar com bucha de limpeza a parte externa do fóssil para retirar os resíduos da caixa de papelão.
11. Se quiser, realizar uma leve pintura com betume bastante diluído em solvente para dar a impressão de envelhecimento do fóssil.
Observações:
1. Sugiro ao professor que realize previamente em sua casa esta atividade a fim de se apropriar com mais desenvoltura do processo.
Referências:
O que é arqueologia. Disponível em: http://www.ib.usp.br/leeh/arqueo/arqueo2.htm. Acesso em: 10 maio 2012.
A importância da arqueologia. Disponível em: http://arqueologiadigital.com/video/a-import-ncia-da-arqueologia-parte-1. Acesso em: 10 maio 2012.
Arqueologia para crianças. Disponível em:http://www.grupep.arq.br/index.php?ajax=6&idNoticia=48&idCategoria=2. Acesso em: 10 maio 2012.
O que são fósseis. Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/fosseis.php. Acesso em: 10 maio 2012.
- Língua Portuguesa | Habilidade 19
A imagem da negra e do negro em produtos de beleza e a estética do racismo
Resumo: Este artigo tem por finalidade discutir a representação da população negra, especialmente da mulher negra, em imagens de produtos de beleza presentes em comércios do nordeste goiano. Evidencia-se que a presença de estereótipos negativos nessas imagens dissemina um imaginário racista apresentado sob a forma de uma estética racista que camufla a exclusão e normaliza a inferiorização sofrida pelos(as) negros(as) na sociedade brasileira. A análise do material imagético aponta a desvalorização estética do negro, especialmente da mulher negra, e a idealização da beleza e do branqueamento a serem alcançados por meio do uso dos produtos apresentados. O discurso midiático-publicitário dos produtos de beleza rememora e legitima a prática de uma ética racista construída e atuante no cotidiano. Frente a essa discussão, sugere-se que o trabalho antirracismo, feito nos diversos espaços sociais, considere o uso de estratégias para uma “descolonização estética” que empodere os sujeitos negros por meio de sua valorização estética e protagonismo na construção de uma ética da diversidade.
Palavras-chave: Estética, racismo, mídia, educação, diversidade.
SANT'ANA, J. A imagem da negra e do negro em produtos de beleza e a estética do racismo. Dossiê: trabalho e educação básica. Margens Interdisciplinar. Versão digital. Abaetetuba, n. 16. jun. 2017 (adaptado).
O cumprimento da função referencial da linguagem é uma marca característica do gênero resumo de artigo acadêmico. Na estrutura desse texto, essa função é estabelecida pela
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“A taxa de desemprego no Brasil caiu para 12,4% no trimestre encerrado em junho, na terceira queda mensal consecutiva, mas ainda atinge 13 milhões de brasileiros, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da pesquisa Pnad Contínua.” Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2018/07/31/desemprego-fica-em-124-em-junho-e-atinge-13-milhoes-de-pessoas-diz-ibge.ghtml>. Acesso em: 30 dez. 2018.
Disponível em: <https://s2.glbimg.com/Oak1adWH0on446heMYZBRGgNaIM=/0x0:1600x1615/1000x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/G/w/qIKMlxQ96bJLBEFEPXpg/desemprego-1-.png>. Acesso em: 30 dez. 2018.
A partir da análise do gráfico, calcule a diferença entre o percentual de desemprego de fevereiro e de setembro.
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