Com base no contexto, a tradução para o português da palavra sublinhada no segmento “¡Si las tiras, Contaminas!” é:
Questões relacionadas
- Literatura
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José? [...]
ANDRADE, Carlos Drummond de. José. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
A progressão textual no poema drummondiano se dá por um recurso
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Enunciado:
A escola de Diogo fez um estudo sobre a importância da prática de esportes entre os alunos. A escola pretende saber quais são os esportes que os alunos mais gostam de praticar. Para isso, cada aluno respondeu à pergunta abaixo.
1. Escreva na tabela o total de alunos que preferiu cada esporte. Atenção! O professor marcou um ponto para cada voto.
a) Qual foi o esporte mais votado?
b) Qual é a diferença entre o esporte mais votado e o esporte menos votado?
c) Qual o total de crianças que participaram da pesquisa?
d) Quais esportes tiveram o mesmo número de votos?
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
“O vale-tudo surgiu no Brasil na década de 50 e, durante muitos anos, os lutadores combateram de forma clandestina. Na década de 90, praticantes de vale-tudo se mudaram para os Estados Unidos, onde fundaram uma entidade que organizava os campeonatos. Em pouco tempo, o vale-tudo transformou-se em um fenômeno de audiência na televisão. A morte de um lutador norte-americano na Ucrânia despertou críticas a essa modalidade de luta. As pressões da sociedade obrigaram os organizadores de lutas de vale-tudo a estabelecer regras para controlar a violência. As novas regras, entretanto, não impedem os organizadores, lutadores e espectadores de ultrapassar os limites seguros à integridade física. A torcida vibra com golpes brutais e os combatentes se envaidecem com a capacidade de resistência. Os lucros arrecadados com patrocínio, audiência ou apostas sobem proporcionalmente ao aumento da violência. Estádios se esvaziam, por outro lado, quando regras rígidas limitam a brutalidade de golpes.
Disponível em: www.uel.br/grupo-estudo/.../xApratica%20do%20Vale%20tudo. Acesso em 14 mar. 2012.
Compare as lutas apresentadas no texto com a diversão romana.
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(CESGRANRIO) O “socialismo real” agora enfrentava não apenas seus próprios problemas sistêmicos insolúveis mas também os de uma economia mundial mutante e problemática, na qual se achava cada vez mais integrado.
Com o colapso da URSS, a experiência do “socialismo realmente existente” chegou ao fim. Pois, mesmo onde os regimes comunistas sobreviveram e tiveram êxito, como na China, abandonaram a ideia original de uma economia única, centralmente controlada e estatalmente planejada, baseada num Estado completamente coletivizado.
(Eric Hobsbawm, Era dos extremos. p. 458 e 481. Adaptado)
A partir do texto, é correto afirmar que:
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(CPS) Leia o texto, que brinca com dois conceitos químicos, para responder à(s) questão(ões) a seguir.
- Por que tomar água no meio da aula prejudica o aprendizado?Resposta: Porque ela diminui a concentração.- Um nêutron entra num bar e pergunta: – Qual o valor da bebida?O garçom responde: – Pra você? É zero!No segundo exemplo, o valor da bebida faz analogia