(UPF)
En la frase “Siempre hice lo que quise”, los verbos “hice” y “quise” están conjugados en el tiempo verbal __________ y expresan una idea de __________.Seleccione la alternativa que llena correctamente los huecos:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
EM MAIO
Já não há mais razão de chamar as lembranças
e mostrá-las ao povo
em maio.
Em maio sopram ventos desatados
por mãos de mando, turvam o sentido
do que sonhamos.
Em maio uma tal senhora liberdade se alvoroça,
e desce às praças das bocas entreabertas
e começa:
“Outrora, nas senzalas, os senhores...”
Mas a liberdade que desce à praça
nos meados de maio
pedindo rumores,
é uma senhora esquálida, seca, desvalida
e nada sabe de nossa vida.
A liberdade que sei é uma menina sem jeito,
vem montada no ombro dos moleques
e se esconde
no peito, em fogo, dos que jamais irão
à praça.
Na praça estão os fracos, os velhos, os decadentes
e seu grito: “Ó bendita Liberdade!”
E ela sorri e se orgulha, de verdade,
do muito que tem feito!
CAMARGO, O. de. Em maio. In: QUILOMBHOJE. (Org.). Cadernos negros: os melhores poemas. São Paulo: Quilombhoje, 1998.
No poema, a voz poética
- Geografia | 6.1 Agricultura
A imagem ilustra uma prática agrícola da civilização inca, que é o(a)
- História | A. Grécia
(UPF) A palavra democracia tem origem na Grécia Antiga, mais especificamente em Atenas, e a partir do século XIX ganhou conteúdo diferente. Ao contrário do seu significado atual, na pólis grega, a democracia:
- Física | A. Escalar
(PUC-RJ) Um carro percorre 20 km com velocidade de 60km/h. Para em um posto por 10 minutos e segue viagem por mais meia hora, a uma velocidade de 50km/h.
Qual a sua velocidade escalar média no percurso total, em km/h?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho a seguir.
Se o otimismo e a esperança implicaram profundas alterações na vida da população em todo o mundo, permitindo, não a todos, mas a uma parcela dos setores médios dos centros urbanos -, consumir novos e mais produtos, por outro lado, a vontade do novo trazia embutido, em várias áreas da cultura, o desejo de transformar a realidade de um país subdesenvolvido, de retirá-lo do atraso, de construir uma nação realmente independente. O entusiasmo pela possibilidade de construir algo novo implicou o surgimento e/ou o impulso a vários movimentos no campo artístico. Eram novas formas de pensar e fazer o cinema, o teatro, a música, a literatura e a arte que se aprofundavam, como revisão do que fora feito até então. Em alguns casos, consolidou-se um movimento que já se iniciara em décadas passadas. Mas outros movimentos nasceram exatamente naquele momento e se tornaram marcos e/ou referências de renovações estéticas que viriam a se firmar mais plenamente depois. Guardando suas especificidades, e em graus diferenciados, tanto o cinema quanto o teatro, a música, a poesia e a arte, movidos pela crença na construção de uma nova sociedade - fosse ela industrial, fosse ela centrada na valorização do elemento nacional e popular - abraçavam expressões artísticas e estéticas inovadoras que vinham sendo praticadas não só em outras partes do mundo, mas também no próprio país. Essa foi, em linhas gerais, a marca do processo de renovação estética em curso ao longo da década de 1950.
Disponível em: <http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Sociedade/Anos1950>. Acesso em: 14 jun. 2016.
a) Explique por que a autora considera que os movimentos artísticos e as mudanças culturais que se deram no Brasil, durante a década de 1950, foram marcados pelo otimismo e pela mudança.
b) Identifique os elementos e aspectos principais que caracterizam as manifestações artísticas e culturais, no Brasil, desse período.