(UFTM) La oveja negra
Augusto Monterroso
En un lejano país existió hace muchos años una oveja negra. Fue fusilada.
Un siglo después, el rebaño arrepentido le levantó una estatua ecuestre que quedó muy bien en el parque.
Así, en lo sucesivo, cada vez que aparecían ovejas negras eran rápidamente pasadas por las armas para que las futuras generaciones de ovejas comunes y corrientes pudieran ejercitarse también en la escultura.
(www.ciudadseva.com)
El pronombre le en la segunda línea del texto hace referencia:
Questões relacionadas
- Química | 2.6 Eletroquímica
(BAHIANA)
As baterias de íons lítio, leves, recarregáveis e com a maior capacidade de armazenamento de energia, dentre as existentes atualmente, são utilizadas como fontes de energia em aparelhos como notebooks, iPods e celulares. Geralmente os eletrodos das baterias desses equipamentos são constituídos por óxido de lítio-cobalto, LiCoO2, no cátodo, carbono grafite, C, no ânodo, isolados por um separador e envolvidos por um solvente que funciona como eletrólito. Entretanto, essas baterias apresentam algumas desvantagens como tempo de duração – de dois a três anos, apenas –, não podem ser descarregadas completamente e são extremamente sensíveis a altas temperaturas. O aumento da temperatura pode ocorrer se partículas metálicas ligarem o cátodo ao ânodo através do separador, o que desvia a corrente e libera calor excessivo, que degrada os materiais o suficiente para iniciar uma reação descontrolada, gerando mais calor que faz os componentes começarem a queimar. Apesar disso, a fabricação cuidadosa e os dispositivos de segurança embutidos, a exemplo de medidores de temperatura, abertura para escape de gás, separadores e dispositivos de interrupção de corrente, ilustrados na figura, limitam os acidentes a poucas ocorrências.
FISCHETTI, M. Energia explosiva. Scientific American Brasil. São Paulo: Duetto, Aula Aberta, n. 15, ano II, 2013, p. 10-11. Adaptado.
Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos de eletroquímica, é correto concluir:
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UNIPÊ) Um medicamento que contém 1,0 g de extrato vegetal dissolvido em 1,0.105 g de água é uma solução aquosa de concentração muito pequena e que, do ponto de vista prático, é constituído de água pura. Entretanto, medicamentos desse tipo são comuns em homeopatia, terapia alternativa iniciada pelo médico alemão Christian Samuel Hahnemann, em 1796, que até essa época praticava o princípio da medicina alopática de que os opostos se curam. Entre a comunidade médica e científica internacional, a homeopatia é geralmente tida como pseudociência, mas, no Brasil, é considerada como especialidade médica desde 1980, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, tendo sido incluída no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006. Reino Unido, França e Alemanha também usam a homeopatia em seus sistemas de saúde pública.
Segundo pesquisas realizadas por Hahnemnn, os medicamentos seriam sempre muito diluídos em solventes apropriados, geralmente água ou uma mistura de água e álcool, e o médico homeopata tentaria eliminar os efeitos de uma doença com medicamentos que causassem os mesmos sintomas em uma pessoa sadia.
Considerando-se essas informações, é correto afirmar:
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
As leveduras são organismos eucariontes, unicelulares e heterótrofos. Apresentam parede celular e membrana plasmática envolvendo o citoplasma, onde são encontrados mitocôndrias, retículo endoplasmático, ribossomos, complexo golgiense e outras organelas. Não possuem cloroplastos e nem moléculas de clorofila dispersas no citosol.
As leveduras são seres que
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el cómic abajo con atención.
Disponible en <https://www.facebook.com/gaturronik/posts/d41d8cd9/10155506785421304/>. Acceso el 15 de junio de 2019.
En el cómic Gaturro expresa con más fuerza el sentimiento de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.07 Vozes Verbais
Texto base: CurriculoAvaliacao 9524
Texto para a questão. Imprensa francesa não perdoa Thiago Silva após PSG levar seis do Barcelona O jornal L’équipe disse que o brasileiro não pode ser considerado um líder e frisou que ele não estava em campo na primeira partida, quando o time francês fez 4 a 0 A virada histórica realizada na última quarta-feira (8 de março) pelo Barcelona em cima do Paris Saint-Germain ainda está dando muito o que falar. Pelo lado francês, a mídia local tem sido extremamente crítica ao futebol apático apresentado por toda a equipe, principalmente da dupla de zaga brasileira, Marquinhos e Thiago Silva. O jornal Le Figaro relembrou o choro de Thiago Silva nas oitavas de final, antes das disputas de penalidades contra o Chile na Copa do Mundo e o chamou de covarde. “Desde o ocorrido na Copa de 2014, o zagueiro conhecido como O Monstro tem sido chamado de medroso pelos críticos. Entenda como covarde. Que some nos jogos grandes”, escreveu o jornal. Já o L’équipe foi ainda mais crítico em relação ao zagueiro brasileiro. Segundo o jornal, Thiago Silva não pode ser considerado um líder, além disso, não estava em campo na primeira partida quando o time francês fez 4 a 0 no Barça e também rememorou o choro de 2014. Disponível em:<www.foxsports.com.br/news/295574-imprensa-francesa-nao-perdoa-thiago-silva-apos-psg-levar-seis-do-barcelona>. Acesso em: 21 mar. 2017.
Enunciado:
O trecho que apresenta oração na voz passiva é: