(ITA) Considere o polinômio p com coeficientes complexos definido por
p(z) = z4 + (2+i)z³ + (2 + i)z² + (2+i)z + (1+i)
Podemos afirmar que:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | F. Colocação Pronominal
(IFSP) Como fazíamos sem óculos
Três graus de miopia. Hoje, um diagnóstico como esse é bobagem. Afinal, você pode viver normalmente usando um par de óculos. Mas há alguns séculos, um problema de visão assim era sinônimo de aposentadoria.
O senador romano Marco Túlio Cícero, que viveu no século I a.C., quase teve de abandonar seu cargo quando a idade o impediu de ler sozinho. Como tinha dinheiro, resolveu o problema do jeito que se fazia na época: comprou escravos que pudessem ler para ele. No século IV, o grego Sêneca, autor de tragédias e famoso pensador, resolveu o mesmo problema usando um pote com água sobre os textos para deixar as letras maiores.
Foi aproximadamente pelo ano 1 000 que as lentes apareceram na Europa. As primeiras foram criadas pelos monges católicos, os poucos alfabetizados na época, que usaram cristais de quartzo, topázio ou berilo lapidados em forma de semicírculos e polidos. O resultado era uma lupa primitiva que se colocava em cima do material que se pretendia ler.
Muito tempo se passou até que os homens tivessem a ideia de aproximar a lente dos olhos, ou melhor, do olho, pois os primeiros modelos de óculos eram feitos só para uma vista.
Quando surgiu a versão para dois olhos, tinha o formato de um V invertido e era preciso segurar a armação com as mãos para que permanecesse apoiada sobre o nariz. Nessa época, óculos eram caríssimos, a ponto de aparecerem listados em testamentos e inventários.
Foi só em 1752 que o inglês James Ayscough criou óculos com duas hastes laterais. Mas apesar de terem aberto os olhos de muita gente, muitas tinham vergonha de aparecer em público usando o acessório. Menos na Espanha, onde as pessoas achavam que aquele objeto de vidro as deixava com um ar mais importante e respeitoso.
(SOALHEIRO, Barbara. Como fazíamos sem. São Paulo: Panda Books, 2006. Adaptado)
Leia as frases a seguir.
As lentes, primeiramente, permaneciam sobre o material de leitura mas, com o tempo, os homens ________ dos olhos.
Os óculos devolveram a boa visão a muitas pessoas, embora algumas sentissem vergonha de ________.
A indústria tem investido bastante na criação de óculos diferenciados e, hoje, ________ tanto por necessidade física como por valorização estética.
De acordo com a gramática normativa, as lacunas das frases devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por:
- Química | 1.1 Introdução à Química
Um grupo de pesquisadores desenvolveu um método simples, barato e eficaz de remoção de petróleo contaminante na água, que utiliza um plástico produzido a partir do líquido da castanha-de-caju (LCC). A composição química do LCC é muito parecida com a do petróleo e suas moléculas, por suas características, interagem formando agregados com o petróleo. Para retirar os agrega dos da água, os pesquisadores misturam ao LCC nanopartículas magnéticas.
KIFFER, D. Novo método para remoção de petróleo usa óleo de mamona e castanha-de-caju. Disponivel em: www.faperj.br.
Acesso em: 31 jul. 2012 (adaptado).
Essa técnica considera dois processos de separação de misturas, sendo eles, respectivamente,
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Fija la atención en el texto que sigue para contestar la pregunta. LA PASTA DE DIENTES QUE PREDICE EL TIEMPO Elena Sanz 10/01/2011 David Carr, del Media Lab del Instituto MIT (EE UU), ha desarrollado un dispensador inteligente que proporciona un sabor diferente a la pasta de dientes que utilizamos en función de la previsión meteorológica. En concreto, la pasta sabe a menta cuando la temperatura exterior es fría. Si el sol sale por la mañana, el cepillado dental tendrá un agradable sabor a canela. Y si el color de la pasta se torna azul quiere decir que la lluvia viene en camino.
El dispositivo consiste en un expendedor plástico de pasta dental conectado a un ordenador que puede informarse de las condiciones climatológicas a través de un software. El sistema distribuye los diferentes sabores dependiendo del pronóstico.
Los científicos del MIT elaboraron el dentífrico como parte de un proyecto que pretende integrar objetos de uso diario con las tecnologías de la comunicación. De este modo, en lugar de ver la televisión, leer un diario o consultar Internet para confirmar el pronóstico del tiempo y saber qué ropa ponernos, obtendremos la información sin necesidad de cambiar nuestra rutina diaria. Disponible en: http://www.muyinteresante.es/la-pasta-de-dientes-que-predice-el-tiempo. Acceso en 20 dec. 2011.
Enunciado:
¿Podemos confirmar que la pasta sufre modificación al identificar informaciones sobre el tiempo? ¿Cómo?
- Biologia | 05. Embriologia
A figura a seguir mostra o desenvolvimento embrionário de um ser humano e apresenta, numerados, os anexos embrionários que o feto necessita para o seu desenvolvimento.
Analise as afirmativas.
I. A vesícula vitelina, representada pelo número 1, não é necessária nos mamíferos, ela se atrofia gradativamente e desaparece. No parto, aparece junto com alantoide reduzida a vestígios no cordão umbilical.
II. Os números 5 e 6 representam a cavidade amniótica e o córion. A cavidade amniótica protege o feto contra choques mecânicos e o córion envolve a cavidade amniótica.
III. O número 3 indica a placenta, que é o principal contato do feto com a mãe, facilitando a entrada do oxigênio e dos nutrientes e eliminando as excretas do embrião na circulação materna.
IV. O alantoide, representado pelo número 2, é bem reduzido, se une ao córion e à mucosa uterina para formar a placenta.
V. O âmnio, representado pelo número 4, protege todo o feto e os anexos embrionários.
Estão corretas apenas as afirmativas:
- Matemática - Fundamental | 12. Probabilidade e Estatística
Uma experiência para entendermos o porquê das nuvens serem brancas está no disco de Newton. Essa experiência do círculo de cores é bem interessante, mas normalmente é apresentada por aí como ‘mágica’, ou seja, apenas como uma demonstração de entretenimento. É um experimento bem conhecido e que pode ser usado para explicar porque as nuvens são brancas, por exemplo. É muito simples e introduz os primeiros conceitos de óptica. O círculo de cores é também chamado de Isaac Newton (pois a ele atribui-se o fato de ter descoberto que a luz branca do Sol é composta pelas sete cores do arco-íris). Ao entrar em movimento, cada cor do disco de Newton se sobrepõe em nossa retina, dando uma sensação de mistura. Com velocidade suficiente o disco fica com a ilusão de ficar branco (ou cinza claro).
Disponível em: <http://meteoropole.com.br/2013/12/experiencia-10-circulo-de-cores/>. Acesso em 12 de abr. 2018.
Enunciado:
O disco de Newton está dividido em 7 cores diferentes. Ao entrar em movimento, com certa velocidade ele fica branco, e se parado bruscamente, podemos determinar a probabilidade de ele parar:
A) na região contendo a cor
B) na região das cores primárias. Lembre-se que as cores primárias são: amarelo, azul e vermelho.