(IME) Sejam Z1 e Z2 números complexos tais que Z2 é imaginário puro e |Z1 - Z2 |=| Z2 |. Para quaisquer valores de Z1 e Z2 que atendam a essas condições tem-se que:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UNEB) Durante muito tempo, acreditou-se que a vastidão dos oceanos seria capaz de anular todas as agressões provocadas pelas ações humanas. Uma série de fenômenos recentes, porém, modificou esse modo de pensar, e hoje existe em todo o mundo uma extrema preocupação com o ambiente marinho, cuja importância tem sido amplamente difundida e discutida, uma vez que os oceanos representam a quase totalidade da água do planeta. Entre os vários poluentes que ameaçam o ambiente marinho estão os plásticos. Eles chegam hoje aos oceanos em diferentes formas, desde produtos finais, como fios, sacos e garrafas, até grânulos ou pellets — esferas de 1,0mm a 5,0mm de diâmetro de cores variadas. [...] Os grânulos são muito pequenos para serem retirados das praias pelos mecanismos de limpeza tradicionais. [...] A abundância de produtos plásticos tem criado sérios problemas ambientais. A lenta degradação natural da maioria dos plásticos e a toxidade dos gases produzidos durante a incineração são algumas das dificuldades encontradas para solução desse impasse. (TURRA, 2008, p. 40-45)
Analise as seguintes preposições.
( ) A ingestão de grânulos plásticos pode criar a falsa sensação de saciedade nos animais marinhos, o que poderá acarretar a morte destes, por inanição.
( ) Os aditivos químicos utilizados para alterar as características dos plásticos, durante a sua fabricação, não são biologicamente assimilados pelos organismos aquáticos, devido à sua bioindisponibilidade.
( ) A ingestão de plásticos, pelos animais aquáticos, pode levar à ocorrência de alterações hormonais que modificam o seu sistema reprodutivo e diminuem a taxa de fertilidade.
A partir da análise dessas proposições, relacionadas aos possíveis impactos ambientais, ocasionados pela liberação de plásticos nos oceanos, marque com V as proposições verdadeiras e com F, as falsas.
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
(UDESC) Analise o organograma que representa algumas fases de uma sucessão ecológica em um determinado bioma.
Em relação à sucessão ecológica, assinale a alternativa correta
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Não que Pelino fosse químico, longe disso; mas era sábio, era gramático. Ninguém escrevia em Tubiacanga que não levasse bordoada do Capitão Pelino, e mesmo quando se falava em algum homem notável lá no Rio, ele não deixava de dizer: “Não há dúvida! O homem tem talento, mas escreve: ‘um outro’, ‘de resto’...” E contraía os lábios como se tivesse engolido alguma cousa amarga.
Toda a vila de Tubiacanga acostumou-se a respeitar o solene Pelino, que corrigia e emendava as maiores glórias nacionais. Um sábio...
Ao entardecer, depois de ler um pouco o Sotero, o Candido de Figueiredo ou o Castro Lopes, e de ter passado mais uma vez a tintura nos cabelos, o velho mestre-escola saía vagarosamente de casa, muito abotoa - do no seu paletó de brim mineiro, e encaminhava-se para a botica do Bastos a dar dous dedos de prosa. Conversar é um modo de dizer, porque era Pelino avaro de palavras, limitando-se tão-somente a ouvir. Quando, porém, dos lábios de alguém escapava a menor incorreção de linguagem, intervinha e emendava. “Eu asseguro, dizia o agente do Correio, que…” Por aí, o mestre-escola intervinha com mansuetude evangélica: “Não diga ‘asseguro’, Senhor Bernardes; em português é garanto”.
E a conversa continuava depois da emenda, para ser de novo interrompida por uma outra. Por essas e outras, houve muitos palestradores que se afastaram, mas Pelino, indiferente, seguro dos seus deveres, continuava o seu apostolado de vernaculismo.
BARRETO, L. A Nova Califórnia. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 24 jul. 2019.
Do ponto de vista linguístico, a defesa da norma-padrão pelo personagem caracteriza-se por
- Biologia | 10.5 Cordados
(FUVEST 2007 1ª FASE) O esquema abaixo representa uma árvore filogenética de alguns filos animais. Cada número, I, II e III, corresponde à aquisição de uma característica ausente nos ramos anteriores a ele e presente nos posteriores.
No quadro abaixo, as características correspondentes a cada número estão corretamente indicadas em:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Pote Cru é meu pastor. Ele me guiará.
Ele está comprometido de monge.
De tarde deambula no azedal entre torsos de
cachorro, trampas, trapos, panos de regra, couros,
de rato ao podre, vísceras de piranhas, baratas
albinas, dálias secas, vergalhos de lagartos,
linguetas de sapatos, aranhas dependuradas em
gotas de orvalho etc. etc.
Pote Cru, ele dormia nas ruínas de um convento
Foi encontrado em osso.
Ele tinha uma voz de oratórios perdidos.
BARROS, M. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Record, 2002.
Ao estabelecer uma relação com o texto bíblico nesse poema, o eu lírico identifica-se com Pote Cru porque: