(UNIMONTES) Campos Sales governou o Brasil entre 1898 e 1902. Em sua presidência, foi consolidada a República Liberal Oligárquica Brasileira. Acerca de sua atuação no governo, pode-se afirmar que:
Questões relacionadas
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Uma scena franco-brazileira: “franco” – pelo local e os personagens, o local que é Paris e os personagens que são pessoas do povo da grande capital; “brazileira” pelo que ahi se está bebendo: café do Brazil. O Lettreiro diz a verdade apregoando que esse é o melhor de todos os cafés. (Essa página foi desenhada especialmente para A Ilustração Brazileira pelo Sr. Tofani, desenhista do Je Sais Tout.)
A Ilustração Brazileira, n. 2, 15 jun. 1909 (adaptado).
A página do periódico do início do século XX documenta um importante elemento da cultura francesa, que é revelador do papel do Brasil na economia mundial, indicado no seguinte aspecto:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Completa el texto con los posesivos adecuados.
¡Hola! Soy Juan y me gusta mucho leer. Tengo pocos libros y los ____________ ya los leí todos. _________ primo Marcos también tiene algunos y siempre me presta unos _______________. Lo malo es que entre los __________ y los _______________ ya hemos leído casi todo. Necesitamos ampliar ____________ biblioteca por eso decidimos comprar algunos nuevos libros juntos y claro estos que compraremos serán ________________________. Marco quiere prestar algunos a _________ amigos y a mí no me importa que los preste. Lo más importante es que podemos leer mucho y que no se acaban _ ____________ posibilidades de leer.
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
bem no fundo
[1] no fundo, no fundo,
bem lá no fundo,
a gente gostaria
de ver nossos problemas
[5] resolvidos por decreto
a partir desta data,
aquela mágoa sem remédio
é considerada nula
e sobre ela − silêncio perpétuo
[10] extinto por lei todo o remorso,
maldito seja quem olhar pra trás,
lá pra trás não há nada,
e nada mais
mas problemas não se resolvem,
[15] problemas têm família grande,
e aos domingos saem todos a passear
o problema, sua senhora
e outros pequenos probleminhas
Paulo Leminski Toda poesia. São Paulo: Cia. das Letras, 2013.
O poeta emprega dois termos diferentes para se aproximar do leitor: a gente (v. 3) e nossos (v. 4).
O emprego de tais termos produz, em relação à percepção de mundo, o sentido de:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
exto base: Leia os fragmentos abaixo e as afirmativas a respeito deles. O inimigo é a grande justificativa do terror; o Estado totalitário não pode viver sem inimigos. Se lhe faltam, ele os inventará. Uma vez identificados não contarão com nenhuma piedade. TODOROV, Tzvetan. O homem desenraizado. Rio de Janeiro: Record, 1999. p. 36. Como somos judeus, emigramos para a Holanda em 1933 [...] O resto da família, no entanto, sofreu em cheio o impacto das leis antissemitas de Hitler, e a vida se encheu de angústias. [...] Surgiram decretos antissemitas, uns após outros, em rápida sucessão. Os judeus tinham que entregar as bicicletas, os judeus não podiam andar de bonde, os judeus ficavam proibidos de dirigir automóveis. Os judeus só podiam fazer compras das três às cinco horas e só em lojas que tivessem placa dizendo “casa israelita”. FRANK, Anne. Diário de uma jovem. São Paulo: Mérito, p. 14.
Enunciado:
I. Os regimes totalitários precisam de “inimigos” porque esta é uma forma de justificar os métodos de perseguição e terror e “culpar” alguém ou um grupo pelos problemas do país.
II. Os principais inimigos internos “escolhidos” por Hitler, na Alemanha, foram os judeus e os comunistas.
III. O “Diário de Anne Frank” é um testemunho da perseguição nazista sobre os judeus, apontados como um dos “inimigos” da Alemanha.
São corretas as afirmativas:
- Matemática | 17. Números Complexos
(UNICAMP) Considere o número complexo z = 1+ai/a-i, onde a é um número real e i é a unidade imaginária, isto é, i² = -1. O valor de z2016 é igual a: