(UFJF) Dados os pontos A = (1,2), B = (3,5), C = (1,1) e D = (2,3), considere as afirmações:
I. Os pontos A, B e D são colineares.
II. Uma reta perpendicular à reta determinada pelos pontos A e B tem coeficiente angular m = - 2/3.
III. A distância do ponto A à reta determinada pelos pontos B e C é 10 unidades de comprimento.
É CORRETO afirmar que:
Questões relacionadas
- Química | 3.7 Polímeros
A enorme quantidade de resíduos gerados pelo consumo crescente da sociedade traz para a humanidade uma preocupação socioambiental, em especial pela quantidade de lixo produzido. Além da reciclagem e do reúso, pode-se melhorar ainda mais a qualidade de vida, substituindo polímeros convencionais por polímeros biodegradáveis.
Esses polímeros têm grandes vantagens socioambientais em relação aos convencionais porque
- Física
Duas irmãs que dividem o mesmo quarto de estudos combinaram de comprar duas caixas com tampas para guardarem seus pertences dentro de suas caixas, evitando, assim, a bagunça sobre a mesa de estudos. Uma delas comprou uma metálica, e a outra, uma caixa de madeira de área e espessura lateral diferentes, para facilitar a identificação. Um dia as meninas foram estudar para a prova de Física e, ao se acomodarem na mesa de estudos, guardaram seus celulares ligados dentro de suas caixas.
Ao longo desse dia, uma delas recebeu ligações telefônicas, enquanto os amigos da outra tentavam ligar e recebiam a mensagem de que o celular estava fora da área de cobertura ou desligado.Para explicar essa situação, um físico deveria afirmar que o material da caixa, cujo telefone celular não recebeu as ligações é de
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Os cartazes a seguir revelam dados sobre a população brasileira portadora de algum tipo de deficiência.
A partir das informações dos cartazes, pode-se concluir que há
- História
Leia os versos abaixo, referentes à conjuntura de contestação do domínio do Partido Republicano Rio-grandense, no governo do Rio Grande do Sul.
Veio ao mundo tão flaquito,
Tão esmirrado e chochinho,
Disse espantada a comadre:
“Virgem do céu, Santo Padre!
Isto é gente ou passarinho?”
Tinha já mudado os dentes
E andava de camisola
O Chimango, um tramanzola,
Molhava à noite o pelego;
Tinha medo de morcego,
Corria, vendo pistola.
No meio da gurizada,
Quando brincava de laço,
Era o Chimango o paiaço,
Nunca acertava pealo;
E se montava a cavalo,
Não troteava... era no passo.
JUVENAL, Amaro. Antonio Chimango: Poemeto campestre (sátira política). Pseud. de Ramiro Fortes Barcellos. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1982. p. 14 e 24. (estrofes 12,44 e 45).
Esses versos, publicados por Ramiro Barcelos, influenciaram a designação de “chimangos”, aplicada a um grupo político identificado com a:
- Biologia
(UEL) Muitas vezes, o processo de evolução por seleção natural é alvo de interpretações distorcidas. E quando o assunto é a evolução humana, a distorção pode ser ainda maior, pois o Homo sapiens é apresentado como o ápice do desenvolvimento. As ilustrações mais conhecidas da evolução estão todas direcionadas no sentido de reforçar uma cômoda concepção da inevitabilidade e da superioridade humanas. A principal versão dessas ilustrações é a série evolutiva ou escada de progresso linear. Esse avanço linear ultrapassa os limites das representações e alcança a própria definição do termo evolução: a palavra tornou-se sinônimo de progresso. A história da vida não é uma escada em que o progresso se faz de forma previsível e sim um arbusto ramificado e continuamente podado pela tesoura da extinção.
(Adaptado de: GOULD, S. J. Vida maravilhosa: o acaso na evolução e a natureza da história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p.23-31.)
A árvore filogenética, representada na figura a seguir, é construída com base nas comparações de DNA e proteínas.
Com base na análise dessa árvore filogenética, assinale a alternativa correta.