Sejam y = m1x + b1 e y = m2x + b2 as equações das retas tangentes à elipse x² + 4y² - 16y + 12 = 0 que passam pelo ponto P(0,0). O valor de (m²1 + m²2) é:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Analise a imagem a seguir.
Enunciado:
Esta charge de Chico Caruso foi publicada no Jornal do Brasil em 9 de março de 1979 e procura satirizar
- Língua Portuguesa - Fundamental | 05. Figuras de Linguagem
Texto base: A questão refere-se à cantiga Velocidade não!, elaborada pela compositora Irene Rios da Silva da cidade de Florianópolis – SC, a respeito do cuidado no trânsito. Leia-a e observe-a com atenção. (Segunda-feira, 17 de agosto de 2009). VELOCIDADE NÃO! Devagar, devagarinho, Você também vai chegar, Vá com calma e segurança, Não precisa se apressar. Motorista obedeça
Sempre a sinalização,
Pra não perder o controle
Do seu carro e condução. Tenha em mente, motorista,
Em suas mãos tem muitas vidas,
Ande na velocidade
Que por lei é permitida. SILVA, Irene Rios da. Transitando com Segurança: Educação para o trânsito. 2ª edição. Ilha Mágica Editora. Florianópolis, 2006, p. 113. Fonte: http://educacaoparaotransitocomqualidade.blogspot.com/2009/08/velocidade-nao.html - 1o/11/2009 - adaptado.
Enunciado:
A cantiga Velocidade Não! constitui uma paródia – imitação cômica, caricata de uma obra literária ou de enunciado popular – de uma conhecida cantiga popular, Ciranda Cirandinha, conforme exemplo a seguir.
Ciranda Cirandinha
Ciranda Cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar
O Anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou
Por isso dona Rosa
Entre dentro desta roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá se embora
Fonte: http://letras.terra.com.br/cantigas-populares/983988/ – 1º/11/2009 – adaptado.
Explique as figuras de linguagem que podem ser percebidas na comparação das primeiras estrofes das duas cantigas, de forma que Velocidade Não! demonstre o fato de ser uma paródia da popular Ciranda Cirandinha.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Analise a figura a seguir e marque a resposta que indica quantos triângulos ela tem?
Disponível em:<http://www.mortesubita.org/demonologia/estudos-de-demonologia/Hexagram.gif >.
Acesso em: 11 mar. 2014.
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Texto base: A questão se refere ao texto a seguir.
Enunciado:
Apresente uma diferença entre a escravidão existente na África antes da chegada dos europeus e a escravidão na América Portuguesa.
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
Relacione, corretamente, as eras geológicas aos acontecimentos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. Pré-cambriana
2. Paleozoica
3. Mesozoica
4. Cenozoica
Coluna II
( ) Diferenciação dos seres multicelulares e provável origem da vida na Terra e da fotossíntese.
( ) Diversificação dos mamíferos e das plantas angiospermas e dispersão do Homo sapiens.
( ) Aparecimento dos primeiros animais com esqueleto e das plantas com sementes.
( ) Aparecimento e extinção dos dinossauros; aparecimento dos mamíferos placentários e das plantas angiospermas.
A sequência correta, de cima para baixo, é: