(ITA) Considere os pontos A = (0, - 1), B = (0,5) e a reta r : 2x – 3y + 6 = 0. Das afirmações a seguir:
I. d(A,r) = d(B,r).
II. B é simétrico de A em relação à reta r.
III. AB é base de um triângulo equilátero ABC, de vértice ou
É (são) verdadeira(s) apenas:
Questões relacionadas
- Física | 2.1 Cinemática
O gráfico apresenta o resultado de um levantamento, feito em 2013, sobre a velocidade média da internet banda larga, em megabytes por segundo (Mbps), em alguns países.
Suponha que, em função dos dados não favoráveis ao país, o Brasil tenha como objetivo aumentar a sua velocidade média da internet para se igualar ao país que tem, entre os apresentados, a quarta maior velocidade.
De quanto será o acréscimo na velocidade média da internet banda larga do Brasil, em Mbps, para que esse objetivo seja atingido?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Texto base: Leia o texto a seguir, observando com atenção a figura, a fim de responder à questão. Manifesto contra publicidade infantil convoca o público por Rogério Ferro, da equipe Akatu. 10 dez 2009. Carta, apoiada pelo instituto Akatu, reconhece a vulnerabilidade da criança.
Veja a seguir o texto do manifesto: Manifesto pelo fim da publicidade e da comunicação mercadológica dirigida ao público infantil Em defesa dos diretos da infância, da Justiça e da construção de um futuro mais solidário e sustentável para a sociedade brasileira, pessoas, organizações e entidades abaixo assinadas reafirmam a importância da proteção da criança frente aos apelos mercadológicos e pedem o fim das mensagens publicitárias dirigidas ao público infantil.
A criança é hipervulnerável. Ainda está em processo de desenvolvimento biofísico e psíquico. Por isso, não possui a totalidade das habilidades necessárias para o desempenho de uma adequada interpretação crítica dos inúmeros apelos mercadológicos que lhe são especialmente dirigidos.
Consideramos que a publicidade de produtos e serviços dirigidos à criança deveria ser voltada aos seus pais ou responsáveis, estes sim, com condições muito mais favoráveis de análise e discernimento. Acreditamos que a utilização da criança como meio para a venda de qualquer produto ou serviço constitui prática antiética e abusiva, principalmente quando se sabe que 27 milhões de crianças brasileiras vivem em condição de miséria e dificilmente têm atendidos os desejos despertados pelo marketing. A publicidade voltada à criança contribui para a disseminação de valores materialistas e para o aumento de problemas sociais como a obesidade infantil, erotização precoce, estresse familiar, violência pela apropriação indevida de produtos caros e alcoolismo precoce.
Acreditamos que o fim da publicidade dirigida ao público infantil será um marco importante na história de um país que quer honrar suas crianças. Por tudo isso, pedimos, respeitosamente, àqueles que representam os Poderes da Nação que se comprometam com a infância brasileira e efetivamente promovam o fim da publicidade e da comunicação mercadológica voltada ao público menor de 12 anos de idade. Disponível em: <http://zip.net/brlblQ>. Acesso em: 14 out. 2013.
Enunciado:
Explique por que a publicidade, de acordo com o texto, não deveria ser dirigida às crianças, mas, sim, aos adultos.
- Geografia | 6.4 Transportes
Estima-se que no Brasil mais de 20% da população tenha algum tipo de dificuldade de locomoção, seja por deficiência física, motora, sensorial ou mesmo por uma condição específica transitória. Para que essa parcela da população exerça plenamente o seu direito constitucional de ir e vir, os sistemas de transporte têm de apresentar características adequadas de acessibilidade, dentro dos conceitos do desenho universal.
IPEA. Políticas de melhoria das condições de acessibilidade do transporte urbano no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2015.
No meio urbano, o atendimento da proposta de inclusão social apresentada no texto demanda um conjunto de intervenções técnicas que promovam o(a):
- História | 4.2 Baixa Idade Média
O período conhecido por Idade Média prevaleceu na Europa desde a queda do Império Romano ocidental (Séc.V) até a queda de Constantinopla (Séc . XV). Nesse período, o sistema vigente era o feudal.
Leia atentamente os itens abaixo:
I – fortalecimento do poder real e enfraquecimento dos poderes locais;
II – declínio das atividades comerciais urbanas e fortalecimento da vida rural;
III – uso generalizado de trabalho escravo no campo;
IV – os nobres estavam obrigados a pagarem aos seus servos uma pequena indenização, que passou a ser conhecida por banalidade;
V – existência de vínculos pessoais entre os nobres mais poderosos e os nobres mais fracos (suserania e vassalagem).
Assinale a única alternativa que apresenta todos os itens com características desse período.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir e responda: 3D À BRASILEIRA
Não é brincadeira: Krug e objetos saídos da sua invenção, que já ganhou atenção da indústria. Quando criança, Rodrigo krug fabricava brinquedos de madeira com o pai, carpinteiro. Agora, ele está por trás da primeira impressora comercial 3D brasileira. Lançada em maio do ano passado pela Cliever, startup de Porto Alegre criada por Rodrigo, de 26 anos, a máquina já é usada por empresas como Embraer e Intelbrás na criação de protótipos – se a fabricante de aviões, por exemplo, precisa testar um novo trinco ou parafuso, produz a peça com a impressora e checa se o formato encaixa na aeronave. [...] Vendida por R$4,5 mil, mesma faixa das estrangeiras, a maior inovação é ser fácil de usar. O equipamento é entregue pronto para imprimir enquanto os gringos exigem ajustes, muitas vezes complicados. “Uma criança pode usar minha impressora”, diz. Além disso, a assistência técnica é local e o software, o replicator G, é de código aberto e pode ser alterado pelos usuários.
RODRIGUES, Alexandre. 3D à Brasileira. Galileu, São Paulo, nº 259, p. 29, fev. 2013.
Leia o excerto.
“Agora, ele está por trás da primeira impressora comercial 3D brasileira.”
O que significa, no contexto, a expressão está por trás?