(CEFET)
A interpretação dessa imagem indica que:
Questões relacionadas
- História | 6.12 Nazifascismo
(UNICAMP) Hitler considerava que a propaganda sempre deveria ser popular, dirigida às massas, desenvolvida de modo a levar em conta um nível de compreensão dos mais baixos. (...) O essencial da propaganda era atingir o coração das grandes massas, compreender seu mundo maniqueísta, representar seus sentimentos.
Alcir Lenharo, Nazismo: o triunfo da vontade. São Paulo: Ática, 1986, p. 47-48.
Sobre a propaganda no nazismo, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Texto base: A questão se refere aos textos a seguir. TEXTO 1 http://www.ecodebate.com.br/foto/trabescravo.jpg. Acesso em 19/05/2010 TEXTO 2 Pior que gado (...) “De um modo geral, em todas as carvoarias inspecionadas observou-se: (...) O trabalho é realizado em condições absolutamente aviltantes e degradantes, em total ofensa à própria dignidade dos trabalhadores, o que, segundo entendo pela atual redação do artigo 149 do Código Penal Brasileiro, tipifica a conduta pertinente à redução à condição análoga à de escravo”. (...) Tempos modernos A fumaça arde os olhos e aperta a respiração. Nas carvoarias tudo é negro: a madeira queimada desenha nos homens uma armadura sinistra, uma camuflagem que os confunde com o próprio carvão que produzem. São como cavaleiros fantasmagóricos, escondidos pela cortina de fumaça que sai dos fornos, protegidos por senhores que os alimentam e os deixam dormir no curral. Poderiam viver em qualquer tempo, talvez na Idade Média. Ou na época em que homens e mulheres eram caçados e atirados em porões negreiros. Nos tempos atuais, estão um tanto deslocados, não têm identidade, estudo, renda, liberdade. Não votam, não pagam impostos, não têm os direitos reconhecidos. É uma cena surrealista acompanhar uma libertação de escravos num dia comum de 2004. (...) Observatório Social Em Revista. Trabalho escravo no Brasil. N°6. Junho de 2004
Enunciado:
Cite duas medidas políticas que poderiam ser tomadas na tentativa de erradicar o trabalho escravo no Brasil atual.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A formação do território brasileiro é resultado de movimentos de expansão. À medida que as atividades econômicas se desenvolveram, novas áreas foram ocupadas e incorporadas ao domínio português na América. Diante dessa expansão, foi necessário estabelecer acordos territoriais entre as Coroas Portuguesa e Espanhola na tentativa de solucionar conflitos entre eles o Tratado de Madri.
Enunciado:
Esse Tratado garantiu à Coroa Portuguesa a
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
A eficiência de um coletor solar depende de uma série de variáveis. Na tabela abaixo, são mostradas diferenças na radiação solar incidente em diferentes capitais brasileiras localizadas em ordem crescente da latitude.
Energia útil avaliada como média anual para um sistema de aquecimento de água via energia solar. (Coletores solares inclinados de um ângulo igual à latitude, acrescentados mais 10o)
*Energia útil média: índice de aproveitamento da energia solar incidente.
Observação: o sistema de aquecimento conta com uma área de 4 m2 de coletores solares.
LA ROVERE, E., et al. Economia e tecnologia da energia. Rio de Janeiro, Editora Marco Zero/ Finep. p. 331. 1985 (adaptado).
Considerando os dados mostrados na tabela, na transformação da energia luminosa, observa-se que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 5.1 Antítese, Paradoxo, Hipérbole e Eufemismo
Texto base: A questão refere-se à canção É preciso saber viver da banda Titãs – estilo Pop/Rock. Canção composta pelos cantores Roberto Carlos e Erasmo Carlos, que comandaram o movimento Jovem Guarda iniciado nos anos 60. Leia-a e observe-a com atenção. É preciso saber viver (Composição: Erasmo Carlos e Roberto Carlos) Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver Toda pedra do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher É preciso saber viver É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver Saber viver, saber viver! Fonte: http://www.kboing.com.br/script/radioonline/busca_artista.php?artista=titas&cat=music – 2/11/2009 – adaptada.
Enunciado:
Explique o significado de cada metáfora (figura de estilo que consiste na comparação da verdadeira realidade) utilizada na canção, conforme trechos de parte da estrofe a seguir.
- Toda pedra do caminho
- Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar