(UTFPR) Getúlio Vargas deu especial atenção às questões trabalhistas. As reivindicações dos trabalhadores que datavam do começo do período republicano foram, finalmente, atendidas, mas sempre com uma mensagem de que se tratava de uma “concessão” do presidente, que se dizia grande amigo da classe trabalhadora. O paternalismo de Vargas ficava evidente em sua relação com os sindicatos e os operários. Em 1943, as leis trabalhistas que já vinham sendo instituídas foram reunidas e aumentadas num novo documento. Vale lembrar que esse documento, apesar das alterações sofridas ao longo do tempo, é o mesmo que rege a vida do trabalhador na atualidade. Esse documento foi denominado de:
Questões relacionadas
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
Para responder à questão, considere o cruzamento dos insetos com olhos vermelhos (escuros) e brancos (claros) representado na figura abaixo.
Ao observarmos os resultados dos cruzamentos, podemos afirmar que os olhos.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Algumas famílias temem a sedução das ruas, do dinheiro fácil, mas perigoso, e do envolvimento com a criminalidade, que tem levado à prisão e à morte milhares de jovens no Brasil, mas que, muitas vezes, lhe aparece como a única via para uma vida melhor, em uma fase em que eles testam a construção da sua autonomia frente aos pais. Observe essa declaração obtida junto a um trabalhador: “(O Trabalho) tira os meninos da rua, ‘tá’ aprendendo alguma coisa a mais e ainda ganha dinheiro”.
CARVALHO, Inalá Maria Moreira de. O trabalho infantil no Brasil contemporâneo. Cad. CRH vol. 21, n. 54. 2008. P. 551-569. (adaptado)
De acordo com o texto, em áreas de vulnerabilidade social, o exercício de um ofício por menos de idade assume um significado simbólico relacionado à
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
Um microempresário do ramo de cosméticos utiliza óleos essenciais e quer produzir um creme com fragrância de rosas. O principal componente do óleo de rosas tem cadeia poli-insaturada e hidroxila em carbono terminal. O catálogo dos óleos essenciais apresenta, para escolha da essência, estas estruturas químicas:
Qual substância o empresário deverá utilizar?
- História
Sobre a história do Brasil contemporâneo, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo:
( ) A expressão “Pacote de Abril” refere-se ao conjunto de decretos editados durante o governo Geisel que adiou para 1982 a eleição indireta para governadores, modificou a composição do colégio eleitoral e reforçou a presença do partido governista (ARENA).
( ) O governo de José Sarney foi marcado pela aprovação do mandato presidencial de quatro anos, pelo controle rígido da inflação com o Plano Cruzado e pela estatização das telecomunicações no Brasil.
( ) O Brasil passou por um processo de integração política, social e econômica com países da América Latina, após o período da transição democrática e da definição de uma nova carta constitucional em 1988.
( ) A estabilidade monetária alcançada a partir do governo de Itamar Franco foi a principal causa para o fim dos conflitos fundiários no Brasil, na década de 1990, contexto de democratização de acesso à terra.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Filosofia | 5.1 Filosofia no Século XIX
(Unioeste) Segundo Martin Heidegger, “metafísica” é o cerne do filosofar, marcado pelo esquecimento do ser. Tendo privilegiado o ente (conjunto de todos os seres), procurando-lhe a região suprema, toda a filosofia foi destinada a ignorar a pergunta explícita pelo ser. “Qual é o sentido de ‘ser’?”, pergunta a obra principal de Heidegger, Ser e tempo. Essa pergunta é diferente da pergunta “O que é ser?”, cujo formato levaria a confundir ser com ente. De um ente podemos dizer o que é, dar-lhe definição, encontrar suas características; mas ser não tem características, é indefinível, não se reporta a nenhum gênero – e, mesmo assim, seu significado parece óbvio. Todos sabemos o que ser significa, mas ninguém pode dizer algo a respeito.
Com base nisso, o primeiro parágrafo da obra mencionada aduz os três grandes preconceitos por meio dos quais a filosofia ter-se-ia dispensado de investigar o ser. São eles: ser é maximamente universal, e por isso não podemos conhecê-lo (já que conhecer algo seria dizer a que gênero pertence e qual a diferença que o especifica); ser é indefinível; ser é evidente por si mesmo em todo comportamento humano. Em contrapartida, o pensador alemão afirma: da máxima universalidade só descobrimos que ser não é ente; da indefinibilidade somente descobrimos que o discurso sobre ser não é o da definição, não é a linguagem a que estamos habituados no senso comum ou nas ciências, uma vez que estas tratam dos entes; da evidência do significado de ser em todo comportamento descobrimos a tarefa de dar fundamento a essa evidência, já que sabemos sem nada poder dizer, isto é, sabemos sem saber.
Partindo do enunciado e de seus conhecimentos, assinale a alternativa INCORRETA.