(PUCRJ) No Brasil, entre os anos de 1945 e 1964, vivenciou-se um momento de ampliação da participação popular na política e de renovação da possibilidade de livre associação e circulação de ideias. Ainda assim, os limites impostos pelo ambiente da Guerra Fria e pelas resistências de determinados setores da sociedade à experiência democrática brasileira de 1945-1964 não podem ser desconsiderados. Sobre este período, é INCORRETO afirmar que:
Questões relacionadas
- Física | 3.2 Dilatação
(CPS) A caminho da erradicação da pobreza, para poder contemplar a todos com o direito à habitação, as novas edificações devem ser construídas com o menor custo e demandar cuidados mínimos de manutenção.
Um acontecimento sempre presente em edificações e que torna necessária a manutenção, é o surgimento de rachaduras. Há muitas formas de surgirem rachaduras, por exemplo, pela acomodação do terreno ou ocorrência de terremotos. Algumas rachaduras, ainda, ocorrem devido à dilatação térmica.
A dilatação térmica é um fenômeno que depende diretamente do material do qual o objeto é feito, de suas dimensões originais e da variação de temperatura a que ele é submetido.
Considere dois muros feitos com o mesmo material, sendo que o menor deles possui uma área de superfície igual a 100 m2, enquanto que o maior tem 200 m2.
Se o muro menor sofrer uma variação de temperatura de 20 oC
e o maior sofrer uma variação de 40 oC, a variação da área da superfície do muro maior em relação à variação da área da superfície do muro menor é
- Matemática | 15.3 Circunferência
(AFA) Considere os pontos A (4, - 2), B (2, 0) e todos os pontos P (x, y), sendo x e y números reais, tais que os segmentos PA e PB são catetos de um mesmo triângulo retângulo.
É correto afirmar que, no plano cartesiano, os pontos P (x,y) são tais que
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Texto base: A questão se refere aos textos a seguir. TEXTO 1 http://www.ecodebate.com.br/foto/trabescravo.jpg. Acesso em 19/05/2010 TEXTO 2 Pior que gado (...) “De um modo geral, em todas as carvoarias inspecionadas observou-se: (...) O trabalho é realizado em condições absolutamente aviltantes e degradantes, em total ofensa à própria dignidade dos trabalhadores, o que, segundo entendo pela atual redação do artigo 149 do Código Penal Brasileiro, tipifica a conduta pertinente à redução à condição análoga à de escravo”. (...) Tempos modernos A fumaça arde os olhos e aperta a respiração. Nas carvoarias tudo é negro: a madeira queimada desenha nos homens uma armadura sinistra, uma camuflagem que os confunde com o próprio carvão que produzem. São como cavaleiros fantasmagóricos, escondidos pela cortina de fumaça que sai dos fornos, protegidos por senhores que os alimentam e os deixam dormir no curral. Poderiam viver em qualquer tempo, talvez na Idade Média. Ou na época em que homens e mulheres eram caçados e atirados em porões negreiros. Nos tempos atuais, estão um tanto deslocados, não têm identidade, estudo, renda, liberdade. Não votam, não pagam impostos, não têm os direitos reconhecidos. É uma cena surrealista acompanhar uma libertação de escravos num dia comum de 2004. (...) Observatório Social Em Revista. Trabalho escravo no Brasil. N°6. Junho de 2004
Enunciado:
Cite duas medidas políticas que poderiam ser tomadas na tentativa de erradicar o trabalho escravo no Brasil atual.
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(IFSP) Recentemente, descobriu-se, a partir de células de pele humana, que conforme o organismo envelhece, a organela responsável pela produção de energia diminui aos poucos sua atividade. Isto acontece devido à redução na quantidade de algumas enzimas muito importantes para o correto funcionamento destas organelas. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o nome da organela e a classificação adequada para o termo “enzimas”.
- Biologia | 13.3 Variações da Primeira Lei
Considere as afirmativas abaixo sobre as possíveis interações entre alelos de um mesmo gene, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Dominância incompleta é o termo utilizado para descrever situações em que os indivíduos heterozigotos apresentam fenótipo intermediário entre os fenótipos dos parentais homozigotos.
( ) Quando o fenótipo dos indivíduos heterozigotos for igual ao fenótipo de um dos parentais homozigotos, esse tipo de interação alélica é denominado codominância.
( ) Ocorre dominância completa quando ambos os alelos de um lócus são expressos.
( ) Denomina-se polialelia ou alelos múltiplos o fenômeno em que um gene condiciona ou influencia mais de uma característica.
( ) Denomina-se pleiotropia quando um gene apresenta mais de dois alelos diferentes na população.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: