Se um bolo de laranja foi dividido em 8 partes iguais e 3 dessas partes foram comidas, qual é a fração que representa as partes que sobraram?
Questões relacionadas
- Física | B. Vetorial
(UEFS) Da borda de uma mesa, uma esfera é lançada horizontalmente de uma altura h, com velocidade inicial v0. Após cair livre de resistência do ar, a esfera toca o solo horizontal em um ponto que está a uma distância d da vertical que passa pelo ponto de partida, como representado na figura.
Considerando que a aceleração da gravidade local tem módulo g o valor de v0 é
- Geografia - Fundamental | 06. Ásia: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
Leia as informações e analise a imagem a seguir.
No final de 2010, a economia japonesa registrou um PIB (Produto Interno Bruto) negativo, de 1,3% de perda. Com este resultado, o Japão perdeu o posto de segunda maior economia do mundo para a China. A primeira colocação está com os Estados Unidos.
A declaração do banco Nomura é uma fantasia, bastando ver como a economia japonesa, assim como toda a região Nordeste do país ficaram devastadas pelo terremoto.
O Banco Central do Japão está tentando, sem muitos resultados, animar o mercado financeiro com injeção de 15 trilhões de ienes na economia, mas o resultado pode ser visto nas bolsas nos últimos dias.
Logo após o terremoto, a Bolsa de Tóquio já demonstrou os abalos sísmicos no mercado financeiro.
Disponível em: http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=27450. Acesso em 22 abr. 2012. (Fragmento do texto publicado em 16 mar. 2011)
O Japão e o seu Tsunami Financeiro.
Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-BR&sa=X&biw=1280&bih=705&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid =OGit9jjDopEOzM:&imgrefurl=http. Acesso em 22 abr. 2012.
(A) Associe os fatos expostos no texto com o processo de robotização e a imigração controlada de mão de obra pouco qualificada.
(B) Explique a relação econômica entre as repercussões da crise econômica de 2010 e os abalos sísmicos.
- Arte - Fundamental | 04.1. Arte africana na história
Na joalheria egípcia, o uso do ouro é predominante e em geral é complementado pelo uso das gemas cornalina, turquesa e lápis-lazúli ou por pastas vítreas imitando-as. A ornamentação das jóias é composta por símbolos, como o escaravelho, o nó de Ísis, a flor de lótus, o olho de Horus, o falcão, a serpente e a esfinge, que remetiam aos significados da escrita hierográfica e religião. Os egípcios dominavam diversas técnicas de trabalho em metal, entre elas a marchetaria, a incisão, o esmalte e o relevo.
Bracelete da Rainha Ahhotep
Os colares podiam ter duas formas distintas principais:
> menat- exclusivamente atributo a divindade, só podia ser usado por faraós, colares de ombro a ombro que iam por cima do peito.
> usekh- usado por todo o período do antigo Egito, de formato semi-circular.
O mais importante acervo em objetos de ouro e jóias do mundo é o tesouro do faraó Tutankamon (18° dinastia), descoberto no inicio do século passado, conta com diversos anéis, colares, diademas, peitorais, amuletos, pendentes, braceletes e brincos. O sarcófago onde fica a múmia foi feito inteiramente em ouro e esta está coberta com uma enorme quantidade de jóias. Estão expostas no Museu do Cairo - Egito.
Peitoral de Tutankamon
Para saber um pouco mais sobre os mistérios do Antigo Egito, recomendo o documentário sobre Tutankamon no youtube
Máscara Tutankamon (18° dinastia)
Esta máscara foi usada para proteção de Tutankamon após sua morte. Feita de ouro, lapis-lázuli,
amazonita e contas de vidro de diversas cores.
Acessório de Senusert II (12° dinastia)
Este acessório era usado na cabeça do rei para dar-lhe proteção. Em forma de serpente, feito de
ouro sólido e pedras preciosas. A cabeça é de lapis-lázuli e os olhos de granada.
http://ajoalheria.blogspot.com/2008_04_01_archive.html
Converse com a turma sobre a beleza dos acessórios egípcios, as jóias usadas naquela época. Pergunte aos alunos se já observaram esses acessórios em filmes. Comente sobre os temas desses acessórios, sobre a inspiração egípcia em elementos da natureza, como animais e plantas. Peça para os alunos pesquisarem sobre esse tema em livros, revistas e sites da internet, e depois abra um espaço para compartilharem as informações descobertas. Sugira que depois das pesquisas eles façam alguns esboços para criarem acessórios egípcios.
Depois de feitos os esboços, escolham uma das peças para executarem. O material a ser usado pode ser massa biscuit, miçangas e contas de vidro. A massa biscuit pode ser usada para fazer algumas peças que representam os animais que são símbolos egípcios, como o escaravelho, o urubu, serpentes, escorpiões, etc., assim poderão imitar a pedra lápis-lazuli, utilizada na confecção das jóias egípcias, usando massa biscuit nas cores da pedra. Lembre os alunos que naquela época não eram usados brincos como acessórios, e alerte-os também para fazer orifícios nas peças para poder prender com cordões. Podem ser feitos pingentes, pulseiras, braceletes, etc.
Depois dos trabalhos prontos, organize com a turma uma exposição no espaço cultural da escola.
- Ciências - Fundamental | 11. Infecções Sexualmente Transmissíveis
As ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) são causadas por diversos tipos de microrganismos que podem ser transmitidos por meio do contato sexual. Alguns exemplos de ISTs são HPV, HIV, Sífilis, Gonorreia, herpes genital, hepatite B e clamídia. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar a disseminação dessas doenças e suas complicações.
Qual IST é causada por uma bactéria e pode levar à infertilidade feminina se não tratada corretamente?
- Matemática - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A presença de uma praga de insetos foi registrada em uma plantação de frutas. Você é o profissional encarregado de estimar a quantidade de inseticida com a qual obtém o menor tempo de reação f(x). Lembre-se de que o excesso de inseticida danificará a plantação e uma concentração baixa não eliminará a praga.
Clique aqui para acessar o laboratório.
E veja, aqui, as orientações para realização dessa prática.