(UNESP)
Esses cartazes, divulgados durante o regime militar brasileiro, buscavam
Questões relacionadas
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Durante um jogo de futebol foram anunciados os totais do público presente e do público pagante. Diante da diferença entre os dois totais apresentados, um dos comentaristas esportivos presentes afirmou que apenas 75% das pessoas que assistiam àquele jogo no estádio pagaram ingresso.
Considerando que a afirmativa do comentarista está correta, a razão entre o público não pagante e o público pagante naquele jogo foi:
- Literatura | 1. Introdução à Literatura
(ENEM 2014 3º APLICAÇÃO)
A despropósito
Olhou para o teto, a telha parecia um quadrado de doce.
Ah! – falou sem se dar conta de que descobria,
durando desde
a infância, aquela hora do dia, mais um galo cantando,
um corte de trator, as três camadas de terra,
a ocre, a marrom, a roxeada. Um pasto,
não tinha certeza se uma vaca
e o sarilho da cisterna desembestado, a lata
batendo no fundo com estrondo.
Quando insistiram, vem jantar, que esfria, ele foi e disse antes de comer:
"Qualidade de telha é essas de antigamente".
PRADO, A. Bagagem. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2006
A poesia brasileira sofreu importantes transformações após a Semana de 1922, sendo a aproximação com a prosa uma das mais significativas. O poema da poeta mineira Adélia Prado rompe com a lírica tradicional e se aproxima da prosa por apresentar
- Física | B. Vetorial
(UNICENTRO) Durante um jogo de futebol, um goleiro chuta uma bola para um jogador, distante 20,0m, a uma velocidade de 36 km/h e inclinada de 45° em relação a horizontal.
Desprezando-se a resistência do ar e considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local como sendo 10,0 m/s², sen 45° = cos 45°= , a velocidade que o jogador deve correr para alcançar a bola na mesma altura que foi lançada, em m/s, é, aproximadamente, igual a
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(FASA) O sangue humano tem vários nutrientes dissolvidos, sais minerais, carboidratos e proteínas, que lhe conferem pressão osmótica da ordem de 7,8 atm. As hemácias no plasma estão adaptadas a essa pressão e, caso sejam colocados na água pura ou em soluções aquosas de maior concentração salina, não resistirão e perderão as funções. Por esse motivo, o soro fisiológico, solução de cloreto de sódio, NaCl, completamente dissociado, em água destilada estéril, a 0,93% (m/v), usado para infusão intravenosa na reidratação, possui isotonicidade em relação ao sangue. O soro glicosado, também isotônico, é uma solução de glicose, C6H12O6, a 5,7% (m/v), em água destilada estéril, facilmente absorvido pelas células, usado sob prescrição médica como energético e no tratamento de pacientes, alcoolizados, via endovenosa. No fenômeno biológico da desidratação infantil, em que ocorre perda de água e alterações da pressão osmótica do sangue, em caso de emergência, pode-se preparar um soro caseiro, dissolvendo-se em 1,0 litro de água filtrada e fervida, uma colher de cloreto de sódio e duas colheres de sacarose, C12H22O11, para restaurar o equilíbrio osmótico do sangue.
A partir dessas informações, associadas aos conhecimentos das Ciências da Natureza e admitindo-se que o sangue e as demais soluções estão a 27° C, é pertinente considerar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Leia o artigo a seguir e responda às questões
Brincadeira que não tem graça
Diogo Dreyer
Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que há pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode acarretar sérias consequências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde a queda da autoestima até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias.
Quem nunca foi zoado ou zoou alguém na escola? Risadinhas, empurrões, fofocas, apelidos como “bola”, “rolha de poço”, “quatro-olhos”. Todo mundo já testemunhou uma dessas “brincadeirinhas” ou foi vítima delas. Mas esse comportamento, considerado normal por muitos, está longe de ser inocente. Ele é tão comum entre crianças e adolescentes que recebe até um nome especial: bullying. Trata-se de um termo em inglês utilizado para designar a prática de atos agressivos entre estudantes. Traduzido ao pé da letra, seria algo como intimidação. Trocando em miúdos: quem sofre com o bullying é aquele aluno perseguido, humilhado, intimidado.
Portanto, não se trata de brincadeiras ou desentendimentos eventuais. “Os estudantes que são alvos de bullying sofrem esse tipo de agressão sistematicamente”, explica o médico Aramis Lopes Neto, coordenador do primeiro estudo feito no Brasil a respeito desse assunto — “Diga não ao bullying: Programa de Redução do Comportamento Agressivo entre Estudantes”, realizado pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia).
Segundo Aramis, a única maneira de combater esse tipo de prática é a cooperação por parte de todos os envolvidos: professores, funcionários, alunos, responsáveis e pais: “Todos devem estar de acordo com o compromisso de que o bullying não será mais tolerado. As estratégias utilizadas devem ser definidas em cada escola, observando-se as suas características e as de sua população. O incentivo ao protagonismo dos alunos, permitindo sua participação nas decisões e no desenvolvimento do projeto, é uma garantia ainda maior de sucesso. Não há,
geralmente, necessidade de atuação de profissionais especializados; a própria comunidade escolar pode identificar seus problemas e apontar as melhores soluções”. Para o médico, a receita é promover um ambiente escolar seguro e sadio, onde haja amizade, solidariedade e respeito às características individuais de cada um de seus alunos. “Enfim, é fundamental que se construa uma escola que não se restrinja a ensinar só o conteúdo programático, mas que também eduque as crianças e adolescentes para a prática de uma cidadania justa”, finaliza.
Disponível em: http://www.educacional.com.br/reportagens/bullying/solucoes.asp. Acesso em: 29 fev. 2012 (Fragmento).
Leia o texto a seguir.
O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é um tratado internacional assinado em 16 de dezembro de 1990, em Lisboa, por representantes oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, com a presença de uma delegação de Galiza. Em 2004, depois de sua independência, Timor Leste aderiu ao acordo. Esse acordo é resultado de negociações iniciadas em 1980 entre a Academia de Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras. Após várias tentativas de se unificar a ortografia da Língua Portuguesa, a partir de 1.º de janeiro de 2009 passou a vigorar no Brasil e em todos os países da CLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) e o período de transição para as novas regras ortográficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2012.
Disponível em: http://www.infoescola.com/portugues/novo-acordo-ortografico-da-lingua-portuguesa/. Acesso em: 29 fev. 2012 (Adaptado).
Identifique, no texto “ Brincadeira que não tem graça”, uma palavra que exemplifique as mudanças a seguir:
- a) não se usa mais trema (¨);
- b) não se usa mais o hífen (-).