Entre 1978 e 1985 consolidou-se o processo de abertura política brasileira, e iniciou-se a construção nacional sob bases democráticas.Sobre a abertura política e a redemocratização brasileira no período citado, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
La sequía, de J.G. Ballard
James Graham Ballard (Shanghái, 1930-2009)
Una magnífica novela que combina la ciencia ficción de mayor calidad con un hondo sentido
ecológico
Esta preocupación por el medio ambiente es habitual en sus obras y confiere a Ballard, en una
época en que el ecologismo se hallaba en embrión, una enorme originalidad. A idénticas
inquietudes responde ‘La sequía’, publicada en 1965. Los residuos industriales han contaminado los océanos
impidiendo la evaporación. En consecuencia, no llueve y el mundo vive una brutal escasez de agua potable. Con ello, la agricultura ha dejado prácticamente de existir provocando un cataclismo que anuncia el fin de la civilización.
En este contexto, se producen grandes migraciones de población a las zonas costeras en busca de agua. Sin embargo, Ramson, el protagonista, pasa sus días cerca de un río que aún parece aprovechable. Más que en la catástrofe en sí, Ballard se centra en los sentimientos que ésta provoca en los personajes y, además, dota a su novela de una indiscutible altura literaria. ‘La sequía’ pertenece a un subgrupo dentro de su obra que podríamos calificar de “ecologista”. Además de ésta, forman parte de él ‘El viento de la nada’, ‘El mundo sumergido’ y ‘El mundo de cristal’, en las que la catástrofe para el género humano es causada, respectivamente, por cada uno de los elementos: la tierra, el fuego, el viento y el agua.
Disponible en: <http://arealibros.republica.com/ciencia-ficcion/la-sequia-de-j-g-ballard.html>. Acceso el: 26 jun. 2016. (Fragmento)
La novela “La sequía”, de James Graham Ballard,
- Geografia | A. Globalização
(FUVEST 2005 1ª FASE) Observe o mapa.
Adapt. CASTELLS, 2001
Com base no mapa, assinale a alternativa correta.
- Biologia
Os transgênicos vêm ocupando parte da imprensa com opiniões ora favoráveis ora desfavoráveis. Um organismo ao receber material genético de outra espécie, ou modificado da mesma espécie, passa a apresentar novas características. Assim, por exemplo, já temos bactérias fabricando hormônios humanos, algodão colorido e cabras que produzem fatores de coagulação sanguínea humana.
O belga René Magritte (1896-1967), um dos pintores surrealistas mais importantes, deixou obras enigmáticas.
Caso você fosse escolher uma ilustração para um artigo sobre os transgênicos, qual das obras de Magritte, a seguir, estaria mais de acordo com esse tema tão polêmico?
- Física | 1.2 Vetores
Um caminhoneiro efetuou duas entregas de mercadorias e, para isso, seguiu o itinerário indicado pelos vetores deslocamentos d1 e d2 ilustrados na figura.
Para a primeira entrega, ele deslocou-se 10 km e para a segunda entrega, percorreu uma distância de 6 km. Ao final da segunda entrega, a distância a que o caminhoneiro se encontra do ponto de partida é:
- Química | 1.3 Classificação Periódica
Leia o fragmento abaixo e responda à(s) questão(ões).
No capítulo Raios Penetrantes, Oliver Sacks relembra de um exame de úlcera do estômago que presenciou quando criança.
“Mexendo a pesada pasta branca, meu tio continuou: ‘Usamos sulfato de bário porque os íons de bário são pesados e quase opacos para os raios X’. Esse comentário me intrigou, e eu me perguntei por que não se podiam usar íons mais pesados. Talvez fosse possível fazer um ‘mingau’ de chumbo, mercúrio ou tálio – todos esses elementos tinham íons excepcionalmente pesados, embora, evidentemente, ingeri-los fosse letal. Um mingau de ouro e platina seria divertido, mas caro demais. ‘E que tal mingau de tungstênio?’, sugeri. ‘Os átomos de tungstênio são mais pesados que os do bário, e o tungstênio não é tóxico nem caro.’”
(SACKS, O. Tio Tungstênio: Memórias de uma infância química. São Paulo: Cia. das Letras, 2002).
Analise as seguintes afirmações sobre os elementos citados no texto.
I. O bário forma o cátion Ba2+, logo o íon, citado no texto, apresenta 56 prótons e 54 elétrons.
II. Chumbo, mercúrio e tálio pertencem à mesma família da tabela periódica, o que explica que apresentam propriedades semelhantes.
III. O tungstênio apresenta maior número atômico que o bário, logo, o raio atômico do tungstênio é maior que o raio atômico do bário.
Está(ão) correta(s):