Na segunda metade do século XX, pode-se destacar dois momentos de participação política suprapartidária no Brasil, envolvendo grandes massas populares. São eles:
Questões relacionadas
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UNICENTRO) Credita-se a Dimitri Ivanovitch Mendeleev, 1834-1907, o mérito de ter elaborado a ideia que conduziu à Tabela Periódica dos elementos químicos, um dos instrumentos de consulta mais utilizados pelos químicos em todo o mundo. A estrutura da Tabela Periódica Moderna está relacionada ao modelo atômico de níveis e de subníveis de energia e, consequentemente, às propriedades periódicas dos elementos químicos, como é possível prever, para o bismuto, elemento químico do grupo 15, usado em ligas de baixo ponto de fusão para fabricação de equipamentos contra incêndios, além de ser empregado em baterias, soldas e munições.
Levando-se em consideração essas informações, é correto afirmar:
- Química | 1.7 Gases
Um desodorante do tipo aerossol contém no interior do seu recipiente um gás propelente que tem a função de tornar a pressão interna superior à pressão externa, o que motiva a saída do gás do recipiente, e acaba arrastando consigo a substância desodorante. Um desodorante aerossol contendo o gás butano de massa molar 58 g/mol, ao nível do mar, na temperatura de 300 K, pressão interna de 11 atm e volume de 250 mL foi esvaziado até não sair mais gás.
Considerando a constante universal dos gases (R) igual a 0,082 atm.L.mol-1.K-1, e adotando que não houve variação de temperatura durante o escapamento é possível inferir que a massa de gás liberada durante esse evento é próxima de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Desmatamento na Amazônia volta a crescer
Depois de quatro anos em queda, o desmatamento na Amazônia voltou a subir. Números preliminares do monitoramento da floresta divulgados ontem pelo Ministério do Meio Ambiente apontam alta de 28% no corte raso de árvores entre agosto de 2012 e julho de 2013 em relação aos 12 meses anteriores.
Apesar do crescimento, o resultado do Prodes (Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélites) indica que a área desmatada (5.843 km 2) é a segunda menor em mais de vinte anos, atrás apenas da divulgada em 2012 (4.571 km 2).
O número do ano passado representou uma queda de 29% em relação ao dado de 2011 e foi a menor taxa de devastação desde o início do monitoramento feito pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em 1988.
Em entrevista coletiva, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, classificou a taxa de desmatamento de “inaceitável” e afirmou que não há corte de investimento na fiscalização.
Segundo ela, 4.000 processos criminais foram abertos pelo Ibama no período avaliado pelo Prodes 2013.
Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/cienciasaude/138960-desmatamento-na-amazonia-volta-a-crescer.shtml>.
Acesso em: 15 nov. 2013.
A afirmação “o desmatamento na Amazônia voltou a subir” pode ser comprovada em
- Matemática | 09. Probabilidade
Uma fábrica de parafusos possui duas máquinas, I e II, para a produção de certo tipo de parafuso.
Em setembro, a máquina I produziu do total de parafusos produzidos pela fábrica. Dos parafusos produzidos por essa máquina, eram defeituosos. Por sua vez, dos parafusos produzidos no mesmo mês pela máquina II eram defeituosos.
O desempenho conjunto das duas máquinas é classificado conforme o quadro, em que P indica a probabilidade de um parafuso escolhido ao acaso ser defeituoso.
O desempenho conjunto dessas máquinas, em setembro, pode ser classificado como:
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
Os lipossomas são formados por fosfolipídios. A parte hidrofílica é principalmente ácido fosfórico ligado a uma molécula solúvel em água, enquanto a parte hidrofóbica consiste em duas cadeias de ácidos graxos. Eles formam folhas lamelares quando dispersos em meio aquoso, alinhando-se de tal forma que o grupo de cabeça polar fica voltado para fora da região aquosa, enquanto os grupos de ácidos graxos se enfrentam formando estruturas esféricas chamadas de lipossomas. Os fosfolipídios são os principais componentes da membrana celular, portanto possuem excelente biocompatibilidade com propriedades anfifílicas.
YADAV et al. (2017) Liposomes for Drug Delivery. J Biotechnol Biomater 7: 276. DOI: 10.4172/2155-952X.1000276 (Adaptação).
A estrutura descrita no texto pode ser usada para