A Ditadura Militar Brasileira (1964-1985) teve como último Presidente o General:
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 1.02 As Diferentes Maneiras de Regionalizar o Planeta
A Teoria da Regionalização Mundial tem por objetivo identificar grandes áreas do planeta com características próximas, no que diz respeito à população e a economia, ou ainda, semelhanças na formação socioeconômica e espacial. Para lidar com essa enorme diversidade e para compreender as diferentes realidades encontradas no planeta, as Ciências Sociais estão sempre em busca de uma metodologia apropriada. Nesse sentido, existem várias formas de regionalizar o planeta, dentre as quais destacam-se as seguintes: países centrais e periféricos; países do Norte e do Sul; países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Para estabelecer a regionalização mundial é necessária a utilização de critérios classificatórios. Dentre eles surgem o PIB, o IDH e o novo índice, denominado FIB. Sobre eles, responda:
A) DESCREVA os critérios utilizados por cada indicador: PIB, IDH, FIB.
B) Na década de 1990 é criado o IDH, índice que contrapõe as informações fornecidas pela análise da renda per capita. JUSTIFIQUE a importância da criação desse índice para contrapor o PIB.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia o texto para responder à questão.
[...]
CORONEL
Roubaram! Socorro! Socorro! Roubaram o pé de cebolinha do Coronel Felício. Roubaram! (Pausa) Quem terá sido? Quem teve coragem de roubar o pé da mais preciosa cebolinha que existe no Brasil? Onde está o Gaspar? (à parte) Gaspar é o vigia da horta. (Chamando) Gaspar! Gaspar!... (Ouve-se um latido, e em seguida aparece Gaspar, um enorme cachorrão.) Gaspar, quem roubou o meu pé de cebolinha?
GASPAR
(Que não fala, mas que late com expressão humana, dando as inflexões necessárias) Uau... uau... (Corre até os últimos pés de cebolinha e cheira-os ruidosamente.)
CORONEL
Foi você quem comeu a minha cebolinha? (Gaspar late que não) Palavra de cachorro? (Gaspar late que sim) (Coronel, à parte) Estou na dúvida se cachorro tem ou não tem palavra. (a Gaspar) Então quem foi?
[...]
MACHADO, Maria Clara. O rapto das cebolinhas. In: _____. Teatro I. 9. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1982. p. 55-56.
Um dos aspectos que permite categorizar esse fragmento como parte de um texto teatral é a presença:
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UESC) A herança de características adquiridas durante a vida de um indivíduo — a transmissão de traços não incorporados à sequência de DNA — foi algo arduamente debatido desde que o naturalista francês Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) concebeu a ideia que levou seu nome. Agora, para desenterrar o conceito lamarckista, precisou-se de uma única palavra mágica: “epigenética”. Esse é o termo usado para se referir ao estudo dos padrões de “expressão” (ativação de genes e fenótipo). A ideia por trás de tudo é que dois organismos que têm um mesmo genoma podem manifestar características totalmente diferentes, se alguns genes não forem expressos em um deles. Nas duas últimas décadas, começou a crescer o número de estudos relatando que padrões de expressão gênica podem ser induzidos por mudanças ambientais e depois passados de pais para filhos. (A HERANÇA de características..., 2010).
A herança epigenética refere-se às variações na expressão dos genes que não dependem de alterações da sequência de bases no DNA.
Considerando-se as informações contidas no texto e a importância desse tema, é possível afirmar:
- Matemática
Um edifício comercial tem 48 salas, distribuídas em 8 andares, conforme indica a figura. O edifício foi feito em um terreno cuja inclinação em relação à horizontal mede graus. A altura de cada sala é 3m a extensão 10m e a altura da pilastra de sustentação, que mantém o edifício na horizontal, é 6m.
Usando os dados da tabela, a melhor aproximação inteira para é:
- Geografia | 6.1 Agricultura
Apesar do aumento da produção no campo e da integração entre a indústria e a agricultura, parte da população da América do Sul ainda sofre com a subalimentação, o que gera conflitos pela posse de terra que podem ser verificados em várias áreas e que frequentemente chegam a provocar mortes.
Um dos fatores que explica a subalimentação na América do Sul é