(UNESP) A tabela contém dados extraídos de A formação do capitalismo dependente no Brasil, 1977, de Ladislau Dowbor, que se referem ao preço médio de um escravo (sexo masculino) no Vale do Paraíba
Indique a alternativa, que pode ser confirmada pelos dados apresentados na tabela:
Questões relacionadas
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
Mamíferos aquáticos, como os cetáceos, possuem um revestimento de tecido adiposo que serve, principalmente, para evitar a perda de calor. Em humanos, o corpo é mais ou menos envolvido por uma camada de gordura que se localiza abaixo da pele. Marque a afirmativa CORRETA, a qual mostra o nome das células desse tecido em I, a(s) substância(s) que armazena(m) em II e um exemplo de suas funções em III.
- Filosofia | 5.1 Filosofia no Século XIX
Jamais deixou de haver sangue, martírio e sacrifício, quando o homem sentiu a necessidade de criar em si uma memória; os mais horrendos sacrifícios e penhores, as mais repugnantes mutilações (as castrações, por exemplo), os mais cruéis rituais, tudo isto tem origem naquele instinto que divisou na dor o mais poderoso auxiliar da memória.
NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.
O fragmento evoca uma reflexão sobre a condição humana e a elaboração de um mecanismo distintivo entre homens e animais, marcado pelo(a)
- Química | 3.8 Bioquímica
(FUVEST 2018 1ª FASE) Um dos parâmetros que determina a qualidade do azeite de oliva é sua acidez, normalmente expressa na embalagem na forma de porcentagem, e que pode ser associada diretamente ao teor de ácido oleico em sua composição.
Uma amostra de 20,00 g de um azeite comercial foi adicionada a 100 mL de uma solução contendo etanol e etoxietano (dietiléter), 1:1 em volume, com o indicador fenolftaleína. Sob constante agitação, titulou se com uma solução etanólica contendo KOH 0,020 mol/L até a total. Para essa amostra, usaram se 35,0 mL de base, o que permite concluir que se trata de um azeite tipo .
As palavras que completam corretamente as lacunas são:
Note e adote:
Classificação de azeites por acidez (em %, massa do ácido oleico por 100 g de azeite):
Tipo
Acidez
Extra virgem
Menor que 0,8%
Virgem fino
De 0,8% até 1,5%
Semifino
Maior que 1,5% até 3,0%
Refinado
Maior que 3,0%
Ácido oleico (ácido octadec-9-enoico)
Fórmula: C18H34O2
Massa molar = 282,5 g mol 1
- Geografia | 6.1 Agricultura
Antes, eram apenas as grandes cidades que se apresentavam como o império da técnica, objeto de modificações, suspensões, acréscimos, cada vez mais sofisticadas e carregadas de artifício. Esse mundo artificial inclui, hoje, o mundo rural.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço. São Paulo: Hucitec, 1996.
Considerando a transformação mencionada no texto, uma consequência socioespacial que caracteriza o atual mundo rural brasileiro é
- Química | 2.5 Oxirredução
(UEPA) As reações químicas constituem importantes ferramentas utilizadas na elucidação de crimes. Para revelar numerações em chassi de veículos adulterados, utiliza-se uma solução aquosa alcalina de Ferricianeto de potássio – K3 [Fe(CN)6], denominado reagente de Murikami. O processo consiste na aplicação da referida solução à superfície metálica adulterada (que sofre oxidação mais rapidamente) possibilitando a revelação da numeração original. As equações I e II (não balanceadas) representam as reações envolvidas no processo:
I. Fe + O2 →Fe2O3 II. K3 [Fe(CN)6] + Fe2O3 (alaranjado) →Fe[Fe(CN)6] + K2O (azul da Prússia)
(Extraído e adaptado de: OLIVEIRA, Marcelo Firmino. Química Forense: A utilização da Química na pesquisa de vestígios de crime. In: Rev. Química nova na escola on-line, nº. 24.
Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/ qnesc24/ccd2.pdf. Acessado em: 08/09/11)
A variação do nox do ferro na superfície que sofre oxidação é: