(UECE) Aprovado em agosto de 1834, o chamado Ato Adicional propôs alterações à Constituição brasileira de 1824. A principal delas se caracterizou por:
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(FUVEST 2014 1° FASE) Sobre a equação é correto afirmar que
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
Quadrinho quadrado
XAVIER, C. Disponível em: www.releituras.com. Acesso em: 24 abr. 2010.
Os objetivos que motivam os seres humanos a estabelecer comunicação determinam, em uma situação de interlocução, o predomínio de uma ou de outra função de linguagem. Nesse texto, predomina a função que se caracteriza por:
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
Vivendo e...
Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais. Duvido que se hoje pegasse uma bola de gude conseguisse equilibrá-la na dobra do dedo indicador sobre a unha do polegar, quanto mais jogá-la com a 1precisão que tinha quando era garoto. (...)
Juntando-se as duas mãos de um determinado jeito, com os polegares para dentro, e assoprando pelo buraquinho, tirava-se um silvo bonito que inclusive variava de tom conforme o posicionamento das mãos. Hoje não sei mais que jeito é esse. Eu sabia a 2fórmula de fazer cola caseira. Algo envolvendo farinha e água e 3muita confusão na cozinha, de onde éramos expulsos sob ameaças. Hoje não sei mais. A gente começava a contar depois de ver um relâmpago e 11o número a que chegasse quando ouvia a trovoada, multiplicado por outro número, dava a 4distância exata do relâmpago. Não me lembro mais dos números. (...)
12Lembro o orgulho com que consegui, pela primeira vez, cuspir corretamente pelo espaço adequado entre os dentes de cima e a ponta da língua de modo que o cuspe ganhasse distância e pudesse ser mirado. Com prática, conseguia-se controlar a 5trajetória elíptica da cusparada com uma 6mínima margem de erro. Era 7puro instinto. Hoje o mesmo feito requereria 8complicados cálculos de balística, e eu provavelmente só acertaria a frente da minha camisa. Outra 9habilidade perdida.
Na verdade, deve-se revisar aquela antiga frase. É vivendo e .................... . Não falo daquelas 13coisas que deixamos de fazer porque não temos mais as condições físicas e a coragem de antigamente, como subir em 14bonde andando – mesmo porque não há mais bondes andando. Falo da sabedoria desperdiçada, das 10artes que nos abandonaram. Algumas até úteis. Quem nunca desejou ainda ter o cuspe certeiro de garoto para acertar em algum alvo contemporâneo, bem no olho, e depois sair correndo? Eu já.
Luís F. Veríssimo, Comédias para se ler na escola.
(FUVEST 2013 1° FASE) Um dos contrastes entre passado e presente que caracterizam o desenvolvimento do texto manifesta-se na oposição entre as seguintes expressões:
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UESC) Considere uma barra de liga metálica, com densidade linear de 2,4.10-3g/mm, submetida a uma variação de temperatura, dilatando-se 3,0 mm. Sabendo-se que o coeficiente de dilatação linear e o calor específico da liga são, respectivamente, iguais a 2,0.10-5 °C-1 e a 0,2 cal/g°C, a quantidade de calor absorvida pela barra nessa dilatação é igual, em cal, a
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
OIT diz que 168 milhões de crianças trabalham no mundo
Genebra - Em todo o mundo, 168 milhões de crianças são obrigadas a trabalhar, um número que caiu nos últimos anos, mas que deve ser reduzido a zero, lembrou hoje a Organização Internacional do Trabalho ( OIT ), que elogiou ainda a iniciativa do Bolsa Família , por ocasião do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Segundo as últimas estimativas mundiais da OIT, em um relatório publicado em 2013, o número de crianças trabalhadoras caiu de 215 milhões para 168 milhões entre 2008 e 2012. E dos 168 milhões, cerca de 85 milhões realizam trabalhos perigosos. Disponível em: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/oit-diz-que-168-milhoes-de-criancas-trabalham-no-mundo Acesso em: 03 abr. 2015.
Enunciado:
A) Preencha o quadro a seguir com as informações encontradas no texto.
B) Nessa reportagem há uma notícia positiva sobre o trabalho infantil. Descreva outras ações que podem ser desenvolvidas para diminuir o trabalho infantil.