(UNIFOR) O café foi introduzido no Brasil no início do século XVIII para consumo doméstico. Com o avanço da Revolução Industrial, na Europa e depois nos Estados Unidos, a agricultura do café expandiu-se rapidamente e na terceira década do século XIX este produto já era exportado em larga escala. Sobre o assunto assinale a alternativa correta:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.8. Porcentagem e Juros
(ENEM 2014 2º APLICAÇÃO) Em 2010, cerca de 3,24 milhões de passageiros foram transportados entre os Estados Unidos e o Brasil, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O gráfico mostra a distribuição relativa do número de passageiros transportados entre o Brasil e os cinco destinos mais procurados, dos quais apenas dois países são europeus: França e Portugal.
De acordo com esses dados, o valor mais aproximado para a quantidade total de passageiros transportados em 2010 entre o Brasil e os países europeus mostrados no gráfico é
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
(UNIME)
MARCADOR
O aparelho emite o pulso de laser, cuja energia é absorvida pela hemozoína na célula, criando uma minúscula bolha de vapor.
DETECÇÃO
O estouro da bolha é detectável acusticamente por meio de ultrassom detectado pelo aparelho. A célula infectada também explodiu em consequência disso, mas nada acontece com as células normais.
PRECISÃO
O teste foi avaliado em células infectadas em proveta e em camundongos e detectou uma célula infectada em meio a 1 milhão de células saudáveis, sem resultados falsos-positivos.
Imagine colocar o dedão em um detector eletrônico e, 20 segundos depois, saber que se tem ou não malária. Assim é uma técnica demonstrada como potencialmente viável em um estudo publicado recentemente na revista da Academia de Ciências dos EUA, a “PNAS”. Os pesquisadores usaram pulsos ultrarrápidos de laser para detectar uma substância produzida pelo parasita da malária ao invadir células vermelhas do sangue, onde digere a hemoglobina e cria um subproduto, chamado de cristais de hemozoína.
(IMAGINE..., 2014)
Considerando-se a natureza da malária e a perspectiva de aplicação de um teste para diagnóstico rápido e seguro da doença, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F, para as falsas.
( ) O caráter contagioso da infecção, com risco de tornar-se pandêmica, justifica o uso massivo de inseticidas organofosforados como a estratégia inócua ao meio ambiente e mais eficaz no extermínio do agente etiológico.
( ) As diferenças morfológicas entre esporozoítos e gametócitos devem-se à expressão gênica diferencial ao longo do desenvolvimento do parasita.
( ) O teste em desenvolvimento é promissor porque permite o diagnóstico em larga escala com baixo custo.
( ) O método de detecção da malária tem a vantagem de ser não invasivo e não exigir pessoal médico especializado para sua aplicação.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Enunciado:
No contexto da propaganda, a troca de “anunciar” por “dizer” exigiria a flexão:
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(CPS) Para que possa realizar fotossíntese, todo vegetal precisa de água. Absorvida pelas raízes, ela percorre o caule através de seus vasos condutores, até chegar às folhas mais extremas. O que permite à água vencer esse trajeto é o princípio da:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A rua
Bem sei que, muitas vezes,
O único remédio
É adiar tudo. É adiar a sede, a fome, a viagem,
A dívida, o divertimento,
O pedido de emprego, ou a própria alegria.
A esperança é também uma forma
De contínuo adiamento.
Sei que é preciso prestigiar a esperança,
Numa sala de espera.
Mas sei também que espera significa luta e não, apenas,
Esperança sentada.
Não abdicação diante da vida.
A esperança
Nunca é a forma burguesa, sentada e tranquila da espera.
Nunca é figura de mulher
Do quadro antigo.
Sentada, dando milho aos pombos.
RICARDO, C. Disponível em: www.revista.agulha.nom.br. Acesso em: 2 jan. 2012.O poema de Cassiano Ricardo insere-se no Modernismo brasileiro. O autor metaforiza a crença do sujeito lírico numa relação entre o homem e seu tempo marcada por: