A tabela indica o gasto de água, em m3 por minuto, de uma torneira (aberta), em função do quanto seu registro está aberto, em voltas, para duas posições do registro.
Abertura da torneira (volta) | Gasto de água por minuto (m3) |
1/2 | 0,02 |
1 | 0,03 |
(www.sabesp.com.br. Adaptado.) |
Sabe-se que o gráfico do gasto em função da abertura é uma reta, e que o gasto de água, por minuto, quando a torneira está totalmente aberta, é de 0,034 m3. Portanto, é correto afirmar que essa torneira estará totalmente aberta quando houver um giro no seu registro de abertura de 1 volta completa e mais
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- Biologia | 01. Introdução à Biologia
Protistas e bactérias são seres vivos que podem ser classificados em diferentes domínios, pois:
- Física
A presença de íons na atmosfera é responsável pela existência de um campo elétrico dirigido e apontado para a Terra. Próximo ao solo, longe de concentrações urbanas, num dia claro e limpo, o campo elétrico é uniforme e perpendicular ao solo horizontal e sua intensidade é de 120 V/m. A figura mostra as linhas de campo e dois pontos dessa região, M e N.
O ponto M está a 1,20 m do solo, e N está no solo. A diferença de potencial entre os pontos M e N é:
- Matemática | 14.6 Esfera
Para fazer um pião, brinquedo muito apreciado pelas crianças, um artesão utilizará o torno mecânico para trabalhar num pedaço de madeira em formato de cilindro reto, cujas medidas do diâmetro e da altura estão ilustradas na Figura 1. A parte de cima desse pião será uma semiesfera, e a parte de baixo, um cone com altura 4 cm, conforme Figura 2. O vértice do cone deverá coincidir com o centro da base do cilindro.
A quantidade de madeira descartada, em centímetros cúbicos, é:
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Assigning female genders to digital assistants such as Apple’s Siri and Amazon’s Alexa is helping entrench harmful gender biases, according to a UN agency.
Research released by Unesco claims that the often submissive and flirty responses offered by the systems to many queries – including outright abusive ones – reinforce ideas of women as subservient.
“Because the speech of most voice assistants is female, it sends a signal that women are obliging, docile and eager‐to-please helpers, available at the touch of a button or with a blunt voice command like ‘hey’ or ‘OK’”, the report said.
“The assistant holds no power of agency beyond what the commander asks of it. It honours commands and responds to queries regardless of their tone or hostility. In many communities, this reinforces commonly held gender biases that women are subservient and tolerant of poor treatment.”
The Unesco publication was entitled “I’d Blush if I Could”; a reference to the response Apple’s Siri assistant offers to the phrase: “You’re a slut.” Amazon’s Alexa will respond: “Well, thanks for the feedback.”
The paper said such firms were “staffed by overwhelmingly male engineering teams” and have built AI (Artificial Intelligence) systems that “cause their feminised digital assistants to greet verbal abuse with catch‐me‐if‐you‐can flirtation”.
Saniye Gülser Corat, Unesco’s director for gender equality, said: “The world needs to pay much closer attention to how, when and whether AI technologies are gendered and, crucially, who is gendering them.”
The Guardian, May, 2019. Adaptado.
(FUVEST 2020 1º FASE) Conforme o texto, em relação às mulheres, um efeito decorrente do fato de assistentes digitais reforçarem estereótipos de gênero é
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
Talvez você se pergunte: se seres humanos e dinossauros nunca se encontraram, como a gente sabe o que sabe sobre esses bichos?
É que os dinos deixaram pistas. São os chamados fósseis ou, em bom português, restos ou vestígios deixados por animais, plantas e outros organismos que viveram em um passado bem distante. [...] Podem ser ossos, dentes, pegadas, ovos e, acredite se quiser, até cocô! – entre os cientistas, cocô ganha um nome mais chique: coprólito. Os restos dos dinos dão pistas de como eles foram no passado, o que comiam e como viviam.
MASSARANI, Luisa. Dinossauros do Brasil. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 16-17.
As etapas do trabalho que ocorrem após os vestígios serem encontrados estão descritas a seguir de forma embaralhada. Numere as etapas de 1 a 4 na sequência em que elas acontecem.
( ) Os estudiosos acrescentam o que descobriram sobre o vestígio a informações já conhecidas.
( ) Os vestígios são transportados para laboratórios a fim de serem analisados.
( ) Os vestígios devem ser removidos do local de escavação com muito cuidado.
( ) Os estudiosos investigam a idade do vestígio encontrado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta do trabalho desenvolvido após o encontro dos vestígios.