Um estudante de engenharia faz trabalhos de digitação para complementar seu ganho mensal. Ele estabelece que a relação entre o preço P e a quantidade q de páginas de cada trabalho é dada pela função sendo a e b números reais positivos, e q pertencente ao intervalo Sabendo-se que o conjunto imagem dessa função é o intervalo o estudante calcula os valores de a e b. Desse modo, a média aritmética entre a e b é igual a
Questões relacionadas
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(UNESP) A mídia é estética porque o seu poder de convencimento, a sua força de verdade e autoridade, passa por categorias do entendimento humano que estão pautadas na sensibilidade, e não na racionalidade. A mídia nos influencia por imagens, e não por argumentos. Se a propaganda de um carro nos promete o dom da liberdade absoluta e não o entrega, a propaganda política não vai ser mais cuidadosa na entrega de suas promessas simbólicas, mesmo porque ela se alimenta das mesmas categorias de discurso messiânico que a religião, outra grande área de venda de castelos no ar.
(Francisco Fianco. “O desespero de pensar a política na sociedade do espetáculo”. http://revistacult.uol.com.br, 11.01.2017. Adaptado.)
Considerando o texto, a integração entre os meios de comunicação de massa e o universo da política apresenta como implicação
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (data-show)
- Caneta hidrocor - (cores variadas)
- Durex
- Papel canson tamanho A3
- Máquina fotográfica
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar um pouco sobre a artista Yayoi Kusana.
- Yayoi Kusama (草間 彌生 ou 弥生, Kusama Yayoi, Matsumoto, 22 de março de 1929) é uma artista plástica e escritora japonesa. Seu trabalho é uma mistura de diversas artes, como colagens pinturas, esculturas, arte performática e instalações ambientais, onde é visível uma característica que se tornou a marca da artista: a obsessão por pontos e bolas. Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Yayoi_Kusam
- Mostrar algumas imagens dos seus trabalhos.
-
- Disponível: https://www.google.com.br/search?q=yayoi+kusama&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiG17mV6ZzaAhUJTJAKHQLlDTEQ_AUICigB&biw=1366&bih=637
- O professor deverá distribuir para cada criança uma folha de papel canson A3 e as canetas hidrocores. Instruir as crianças para escolherem somente uma cor para trabalhar.
- As crianças deverão fazer desenhos de bolinhas de tamanhos diferentes. Colorir as bolinhas usando a caneta e depois recortá-las.
- Fonte: https://artecontusmanitas.files.wordpress.com/2015/02/pintando-yayoi-kusama.jpg
- Se inspirando na obra da artista, colar as bolinhas recortadas na folha A3, criando uma bela composição.
- Quando terminarem, o professor vai pedir para as crianças começarem a decorar o próprio corpo, colando com o durex as bolinhas da mesma cor do trabalho, no rosto, cabelo, camisa, para se camuflar com a pintura.
- O professor deverá colar os trabalhos na sala de aula e pedir as crianças que fiquem na frente das suas pinturas, para tirar uma foto.
- Revelar as fotos, montar uma exposição na escola e convidar os pais.
Fonte: https://artecontusmanitas.files.wordpress.com/2015/02/yayoi-kusama-art-project.png
- Química | 2.8 Radioatividade
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Pesquisas na área nuclear são desenvolvidas no Brasil desde a década de 1960 e as reservas de urânio existentes permitem que o nosso país seja autossuficiente em combustível nuclear. A produção de energia em um reator nuclear ocorre através da reação, por exemplo, entre um núcleo de urânio-235 e um nêutron com energia adequada. Desta reação são formados, com maior probabilidade, os nuclídeos criptônio-92 e bário-142, além de três nêutrons que permitem que a reação prossiga em cadeia.
O urânio-235 ocorre na natureza e decai em várias etapas, através de transmutações sucessivas e formação de vários radionuclídeos intermediários, com meias-vidas que variam de fração de segundos a séculos, e com emissão de radiação em cada etapa. Este processo recebe o nome de série radioativa do urânio-235. Esta série termina com a formação do isótopo estável de chumbo-207, gerado na última etapa, a partir do decaimento por emissão de partícula alfa de um elemento radioativo com meia-vida de 5 x 10–3 segundos.
Para que a atividade do nuclídeo gerador do chumbo-207 diminua para 6,25% de seu valor inicial, são necessários que transcorram, em segundos,
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base:
Enunciado:
a) Qual é o propósito comunicativo desse texto?
b) Embora geralmente, a variante linguística empregada no editorial seja a norma-padrão há, no texto anterior, várias passagens em linguagem coloquial. Explique por que o autor desse editorial faz uso dessa modalidade da língua.
c) Retire do texto um em exemplo do registro coloquial da linguagem.
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Poluição e lixo plástico do mar ameaçam os mexilhões do Rio de Janeiro
Os mexilhões marrons "Perna perna selvagens" e de criadouros localizados na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, estão contaminados com microplásticos pela poluição marinha por conta do uso inadequado de resíduos, um mal que afeta o mundo inteiro e com o qual o Brasil quase não demonstra preocupação.
As micropartículas de plástico que chegam às águas salgadas do Rio pelo descarte inadequado de garrafas, sacolas, copos, pratos e demais objetos desse material são ingeridas pelos moluscos que não conseguem distingui-las dos elementos alimentícios que o oceano oferece.
Disponível em: https://www.efe.com. Acesso em 3 fev. 2021.
Estas espécies são afetadas por esse tipo de poluente, uma vez que, para se alimentarem