Em uma região com grande incidência de terremotos, observou-se que dois terremotos ocorridos apresentaram magnitudes M1 e M2, medidos segundo a escala Richter, e liberaram energias iguais a E1 e E2, respectivamente. Entre os estudiosos do assunto, é conhecida uma expressão algébrica relacionando esses valores dada por
Estudos mais abrangentes observaram que o primeiro terremoto apresentou a magnitude M1 = 6,9 e a energia liberada foi um décimo da observada no segundo terremoto.
O valor aproximado da magnitude M2 do segundo terremoto, expresso com uma casa decimal, é igual a
Questões relacionadas
- Química | 1.2 Estrutura Atômica
A constituição elementar da matéria sempre foi uma busca do homem. Até o início do século XIX, não se tinha uma ideia concreta de como a matéria era constituída. Nas duas últimas décadas daquele século e início do século XX, observou-se um grande avanço das ciências e com ele a evolução dos modelos atômicos. Acerca desse assunto, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Próton.
2. Elétron.
3. Átomo de Dalton.
4. Átomo de Rutherford.
5. Átomo de Bohr.
( ) Partícula de massa igual a 9,109 x 10-31 kg e carga elétrica de -1,602 x 10-19 C.
( ) Partícula constituída por um núcleo contendo prótons e nêutrons, rodeado por elétrons que circundam em órbitas estacionárias.
( ) Partícula indivisível e indestrutível durante as transformações químicas.
( ) Partícula de massa igual a 1,673 x 10−27 kg, que corresponde à massa de uma unidade atômica.
( ) Partícula que possui um núcleo central dotado de cargas elétricas positivas, sendo envolvido por uma nuvem de cargas elétricas negativas.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
- Biologia | 07. Taxonomia
Considerando-se que as classificações atuais dos seres vivos procuram refletir seu relacionamento evolutivo (“parentesco”) e considerando-se que nem toda semelhança se deve à herança por meio de um ancestral comum (há semelhanças devido à pressões ambientais e adaptações a ambientes similares), avalie a correção dos itens a seguir.
I. Organismos pertencentes à mesma classe, como o urso-polar e o golfinho (Mammalia), são mais próximos evolutivamente do que organismos de diferentes classes do mesmo filo, mesmo que estes sejam superficialmente mais semelhantes. Esse é o caso do tubarão (Chondrichthyes), que tem o formato hidrodinâmico semelhante ao do golfinho, porém apresenta parentesco mais distante.
II. Organismos pertencentes à mesma família, tais como o lobo-guará e o cão (Canidae), são menos aparentados entre si do que organismos pertencentes à famílias diferentes, porém da mesma ordem, como a lontra (Mustelidae).
III. Plantas de diferentes famílias são mais aparentadas entre si do que plantas do mesmo gênero, sendo o ambiente ao qual estão adaptadas, imprescindível para estabelecer seu parentesco. Esse é o caso das plantas suculentas de regiões desérticas, consideradas mais aparentadas por apresentarem adaptações similares diante da falta d'água.
Está(ão) correta(s):
- Matemática - Fundamental | 20. Grandezas e Medidas
Carlos vende tecidos em uma loja. Quando um freguês escolhe um tecido, ele precisa medi-lo e calcular o valor da compra.
Para se medir tecidos é usado o
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Três alunos da Rede Pitágoras estão localizados em pontos diferentes da Terra: Louise está a 165° E; Pedro permanece a 45° a Oeste de Louise, e Carla está a 4° Oeste de Greenwich. Sabendo que no Meridiano Inicial são 20 horas do dia 7 de fevereiro de 2010, calcule as horas e o dia em que Louise, Pedro e Carla estão são respectivamente.
Louise:____Hora Dia:____
Pedro:____ Hora Dia:____
Carla:_____ Hora Dia:____
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.12 Poema Visual
Textos para a questão.
Texto 1 – poema verbal
Soneto
14 tortuosas linhas, 13
labirintos sem fim e sem começo,
12 portas lacradas, 11 vezes
forçadas, talvez 10, até me esqueço.
9 questões de lógica celeste
ou 8 jogos de adivinhação,
7 ou 6 tentativas, todas vãs,
de escutar o que ainda não disseste.
5 metáforas jogadas fora
quando quero dizer-te que te adoro.
4 rimas rebeldes, 3 tropeços,
2 tombos e no entanto, finalmente,
nada que não pudesse resolver-se
em 1 simples bilhete adolescente.
LEMOS, Tite de. Outros sonetos do caderno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. p. 11.
Texto 2 – poema visual
Nota:
Apartheid (palavra em africâner; significado: “separação”) foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 na África do Sul, no qual os direitos da maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.
Os dois poemas fazem referência à forma (versos e estrofes) em que foram escritos. Leia as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O texto 1 considera a poesia e, sobretudo, o soneto como a melhor maneira de exprimir os sentimentos amorosos.
( ) No texto 1, as palavras “rebeldes”, “tropeços” e “tombos” referem-se às dificuldades para se compor um soneto perfeito.
( ) O texto 2 representa a inutilidade da poesia diante de questões sociais e políticas tão graves como as do sistema do apartheid.
Assinale a alternativa que apresenta as letras na sequência correta: