A sobrevivência de princípios absolutistas na estruturação do Estado Monárquico brasileiro pode ser comprovada
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 12. O Solo
(BRASIL ESCOLA) No solo, é possível observar a presença de partículas minerais, que podem ser separadas pelo tamanho. A partícula mineral que é visível no solo sem a ajuda de microscópios e apresenta tamanho de 2,0 mm a 0,05 mm é chamada de:
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
(UERJ) Atente para o gráfico
O gasto militar é um dos indicadores do poder dos países no cenário internacional em um dado contexto histórico. Com base na análise dos dois gráficos, pode-se projetar a seguinte alteração na atual ordem geopolítica mundial:
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(UERJ) A hemoglobina é uma proteína de elevada massa molar, responsável pelo transporte de oxigênio na corrente sanguínea. Esse transporte pode ser representado pela equação química abaixo, em que HB corresponde à hemoglobina.
HB + 4 O2 →HB(O2)4
Em um experimento, constatou-se que 1g de hemoglobina é capaz de transportar 2,24 X 10– 4 L de oxigênio molecular com comportamento ideal, nas CNTP.
A massa molar, em g/mol da hemoglobina utilizada no experimento é igual a: - Ciências - Fundamental | 02. A Terra e o Universo
Leia o texto abaixo. Um pontinho da imensidão Cada vez que olhamos para o céu em uma noite clara, sem nuvens nem poluição, é assim que a gente se sente: um pontinho de nada na imensidão sem fim que é o Universo. Para nós, as estrelas são pequenas cabeças de alfi netes; os planetas bem menores que uma bolinha de gude, mas tudo não passa de brincadeira do Universo. [...] Ana Paula Corradini. Universo, uma viagem ao Espaço. São Paulo: DCL, 2006. p. 4
Agora marque as alternativas corretas levando em conta o texto e seus conhecimentos
a) ( ) O Sol é uma estrela.
b) ( ) Nosso sistema solar é composto por 10 planetas.
c) ( ) O Sol, a Terra e a Lua são astros do Universo.
d) ( ) Plutão é o satélite da Terra.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A questão se refere ao texto a seguir.
Originalmente, o conceito de cidadania referia-se à condição daqueles que, pertencendo ao corpo político das cidades gregas, tinham o direito não apenas de viver em seu território, mas também de participar diretamente das decisões que determinavam os rumos da vida da cidade. Para que isso fosse possível, era necessário que os cidadãos fossem iguais, se não em tudo, o que é impossível, pelo menos em relação ao respeito das leis e quanto à liberdade de agir no interior das instituições que governavam os destinos da polis. Podemos, portanto, associar ao conceito de cidadania grega dois outros conceitos: o de igualdade e o de liberdade. [...] Os romanos iriam radicalizar ainda mais a ideia da isonomia entre os cidadãos, transformando-os em sujeitos de direito. Cada cidadão passa a ser considerado como tal não apenas por poder participar das decisões importantes da vida política da cidade, mas também por ser possuidor de direitos, que os capacitam a realizar contratos ao abrigo da lei e sem o consentimento direto de governantes e outros mandatários. O direito ocupa, assim, um lugar fundamental na definição do que seja uma sociedade política para os romanos e consolida a ideia de cidadania. http://www.ufmg.br/diversa/8/artigo-umconceitoemevolucao.htm. Acesso em 30/04/2010
Compare a democracia na Grécia Clássica com a democracia brasileira na atualidade. Aponte e explique uma diferença entre elas.