(ESPM) À medida que o século chegava ao fim, agravava-se a tensão entre os comerciantes portugueses residentes em Recife e os produtores luso-brasileiros. Esse atrito assumiu a forma de uma contenda municipal entre Recife e Olinda, ou seja, entre o credor urbano e o devedor rural. Olinda era a principal cidade de Pernambuco e sediava as principais instituições locais. Lá os senhores de engenho tinham suas casas. Por outro lado, o porto de Recife, a poucos quilômetros de distância era o principal local do embarque das exportações de açúcar da capitania.
(Adriana Lopez, Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: uma interpretação)
A tensão mencionada no texto contribuiu para desencadear qual das rebeliões coloniais citadas abaixo:
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | 04. Present Perfect
Read the text and answer question
Available at: http://askville.amazon.com/vacation-travel-plane-bus-rent-condo-stay-hotels/AnswerViewer.do?requestId=75419927. Access on: April 27th 2012.
Read the text about Nicole8’s vacation. Complete the sentences with the correct form of the verb. The sentence can be affirmative or negative.
1. Nicole8 __________________ (travel) by plane yet.
2. She __________ already ______________(travel) by car.
3. She __________ already ______________(be) to Atlantic City.
4. She __________ already ______________(stay) in a hotel.
Choose the correct alternative.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho a seguir.
Se o otimismo e a esperança implicaram profundas alterações na vida da população em todo o mundo, permitindo, não a todos, mas a uma parcela dos setores médios dos centros urbanos -, consumir novos e mais produtos, por outro lado, a vontade do novo trazia embutido, em várias áreas da cultura, o desejo de transformar a realidade de um país subdesenvolvido, de retirá-lo do atraso, de construir uma nação realmente independente. O entusiasmo pela possibilidade de construir algo novo implicou o surgimento e/ou o impulso a vários movimentos no campo artístico. Eram novas formas de pensar e fazer o cinema, o teatro, a música, a literatura e a arte que se aprofundavam, como revisão do que fora feito até então. Em alguns casos, consolidou-se um movimento que já se iniciara em décadas passadas. Mas outros movimentos nasceram exatamente naquele momento e se tornaram marcos e/ou referências de renovações estéticas que viriam a se firmar mais plenamente depois. Guardando suas especificidades, e em graus diferenciados, tanto o cinema quanto o teatro, a música, a poesia e a arte, movidos pela crença na construção de uma nova sociedade - fosse ela industrial, fosse ela centrada na valorização do elemento nacional e popular - abraçavam expressões artísticas e estéticas inovadoras que vinham sendo praticadas não só em outras partes do mundo, mas também no próprio país. Essa foi, em linhas gerais, a marca do processo de renovação estética em curso ao longo da década de 1950.
Disponível em: <http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Sociedade/Anos1950>. Acesso em: 14 jun. 2016.
a) Explique por que a autora considera que os movimentos artísticos e as mudanças culturais que se deram no Brasil, durante a década de 1950, foram marcados pelo otimismo e pela mudança.
b) Identifique os elementos e aspectos principais que caracterizam as manifestações artísticas e culturais, no Brasil, desse período.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.09 Textos do Dia a Dia: Manual de Instrução, Aviso, Rótulo e Bula
Texto base: Leia o texto a seguir.
Arquitetura de Soluções IBM para Saúde
Disponível em: <http://www-01.ibm.com/software/br/industry/healthcare/>. Acesso em: 08 mar. 2015.
Enunciado:
O texto apresenta intertítulos e marcadores, comuns em matérias jornalísticas, bem como em manuais de instrução, textos didáticos. Esses elementos têm a finalidade de
- Matemática | 8.2 Permutação
Nos livros Harry Potter, um anagrama do nome do personagem “TOM MARVOLO RIDDLE” gerou a frase “I AM LORD VOLDEMORT”.
Suponha que Harry quisesse formar todos os anagramas da frase “I AM POTTER”, de tal forma que as vogais e consoantes aparecessem sempre intercaladas, e sem considerar o espaçamento entre as letras. Nessas condições, o número de anagramas formados é dado por
- Arte - Fundamental | 09. Arte e Arquitetura
1- Ritmo é a tradução, em meio visual, da expectativa produzida por uma repetição. O ritmo comporta aspectos cognitivos devido à previsibilidade de suas ocorrências.
Através do ritmo, há uma analogia entre a imagem e a poesia assim como com a música. Rimas visuais são obtidas com o uso de elementos dispostos ritmadamente sobre o suporte. O ritmo conduz o olhar, embala e seduz. Há uma tendência da percepção em acompanhar a direção sugerida por um ritmo.
Disponível em: http://www.auladearte.com.br/lingg_visual/ritmo.htm#axzz2hR8EbPBz. Acesso em: 13 set. 2013.
2 - Veja aqui alguns exemplos do ritmo visual na arquitetura:
Disponível em: http://esteticaemcomunicacaouniube.blogspot.com.br/2009/10/ritmo-visual.html. Acesso em: 13 set. 2013.
3 - Convide os alunos a realizarem o registro do ritmo visual nas obras arquitetônicas da cidade.
4 - Os alunos poderão fazer uso de máquinas fotográficas, mas também o celular poderá ser usado, contanto que seja possível baixar as fotos no computador para posterior impressão.
5 - Antes da impressão, as fotos poderão ser apresentadas em data show ao grupo para uma análise da presença do ritmo segundo a visão de cada aluno.
5 - Realizem as impressões das fotografias em papel couchê fosco no tamanho A4.
6 - Em seguida, os alunos poderão colocar um papel vegetal sobre a fotografia marcando sobre ele com canetinhas coloridas a presença do ritmo na imagem.
7 - Montem as fotografias sobre papel colorset colorido com margem de 7 cm para uma exposição.
8 - Talvez seja curioso prender o vegetal já com as inscrições do ritmo feitas sobre a fotografia e montá-las assim. Os espectadores da exposição serão, portanto, convidados a levantar o vegetal para ver a foto e, com certeza, aprenderão também sobre o conceito de ritmo na imagem.
9 - Aqui, uma sugestão da montagem: