A dinamização da produção e da exportação de madeiras preciosas e da erva-mate, na Província do Paraná, no final do século XIX, está relacionada com
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Canção
Leia a letra da música “Cheiro de Relva”, criada pelos compositores Dino Franco e José Fortuna, e interpretada pela cantora Paula Fernandes. Em seguida, responda à questão.
Cheiro de Relva (Composição: Dino Franco e José Fortuna) (Cantora/Intérprete: Paula Fernandes)
Como é bonito estender-se no verão
As cortinas do sertão na varanda das manhãs
Deixar entrar pedaços de madrugada
E sobre a colcha azulada
Dorme calma a lua irmã Cheiro de relva
Trás do campo a brisa mansa
Que nos faz sentir criança
A embalar milhões de ninhos
A relva esconde flores lindas orvalhadas
Quase sempre abandonadas
Nas encostas dos caminhos
A juriti madrugadeira da floresta
Em seu canto abre a festa
Revoando toda a selva
O rio manso caudaloso se agita
Parecendo achar bonita
A terra cheia de relva O sol vermelho se esquenta e aparece
O vergel todo agradece
Pelos ninhos que abrigou
Botões de ouro se desprendem dos seus galhos
São as gotas de orvalho
De uma noite que passou Cheiro de relva
Trás do campo a brisa mansa
Que nos faz sentir criança
A embalar milhões de ninhos
A relva esconde flores lindas orvalhadas
Quase sempre abandonadas
Nas encostas dos caminhos
A juriti madrugadeira da floresta
Em seu canto abre a festa
Revoando toda a selva
O rio manso caudaloso se agita
Parecendo achar bonita
A terra cheia de relva Disponível em: http://letras.terra.com.br/paula-fernandes/1609508/. Acesso em: 26 set. 2011 (adaptado).
Enunciado:
Leia os versos a seguir.
Cheiro de relva
Trás do campo a brisa mansa
Que nos faz sentir criança
Explique o sentido que você pode obter, na vida pessoal, com as orações “sentir-se como criança” em virtude do “cheiro de relva” que “trás do campo a brisa mansa”.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o depoimento a seguir e responda a questão.
“Enfrentei o bullying e a minha vida mudou”
Categorias: bullying, Depoimentos, Nas escolas - Por Rafaela Polo às 17:37
A leitora T. A, 12 anos, mandou um depoimento contando da época em que sofria bullying na escola. Ela começou a se sentir muito mal e pediu ajuda, o que foi essencial para a solução do problema. “Sofro bullying há muito tempo por ser mais magra do que as outras pessoas da minha escola. Me chamavam de “raquítica” entre outras coisas que me magoavam. Eu sempre tentei levar para o lado da brincadeira, para ver se as pessoas enjoavam daquele tipo de atitude, mas nada adiantava. Este ano eu não aguentei mais. Eu chorava muito e não queria mais ficar próxima de ninguém, pois tinha medo de me ferir. Contei para a minha mãe sobre este problema, e ela me incentivou a explicar para a diretoria do colégio o que estava acontecendo. As pessoas que faziam isso comigo acabaram levando uma suspensão e, desde então, me tratam de maneira bem diferente. Por isso, por experiência própria dou a dica: se você sofre com o bullying, conte seu problema para alguém, pois a sua vida pode mudar.” A psicóloga Cintia Vilani explicou os traumas que este tipo de agressão pode causar e quais atitudes são indicadas para esse momento, “Bullying é uma situação de violência verbal, mas é mais comum ficarem com traumas aqueles adolescentes que não têm apoio da família e dos amigos. Os sintomas de problema psicológico são a aversão social, ansiedade ou depressão e, nesses casos, é bom que ele procure um profissional para tratamento individual e com a família”. Caso você enfrente um problema parecido com esse, avise aos seus pais e funcionários do colégio para que eles possam te apoiar no combate ao bullying. Disponível em: http://capricho.abril.com.br/blogs/diganaoaobullying/. Acesso em 02 nov. 2011.
Marque a alternativa em que todos os substantivos estão classificados corretamente, de acordo com a função que exercem no texto.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A figura abaixo propõe um modelo de separação do lixo.
Disponível em: <http://arquivos.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul/2016/07/rs6-compostagem-manualorientacao_mma_2017-06-20.pdf>. Acesso em: 07 jan. 2019.
Sobre esse modelo podemos afirmar que ele:
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
(PUCSP) A pancreatite crônica é uma doença que leva à destruição gradativa do pâncreas, o que pode fazer com que ele perca suas funções exócrina e endócrina. No caso de insuficiência exócrina, a pessoa recebe por via oral as enzimas que ela não produz, como A e B. Havendo comprometimento da função endócrina, é necessário receber injeção de C após as refeições. O texto acima fica correto se as letras A, B e C forem substituídas, respectivamente, por
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise os recursos verbais e visuais do cartão de aniversário a seguir.
Disponível em: <http://www.recadopop.com/imagens_aniversario_6.html>. Acesso em04 out. 2012.
A relação entre os interlocutores do texto é