São fatores da expansão marítima portuguesa no século XV:
Questões relacionadas
- Biologia | 6.3 Tecido Muscular
(UNESP) Alguns chefs de cozinha sugerem que o peru não deve ser preparado inteiro, pois a carne do peito e a da coxa têm características diferentes, que exigem preparos diferentes. A carne do peito é branca e macia, e pode ressecar dependendo do modo como é preparada. A carne da coxa, mais escura, é mais densa e suculenta e deve ser preparada separadamente.
Embora os perus comercializados em supermercados venham de criações em confinamento, o que pode alterar o desenvolvimento da musculatura, eles ainda mantêm as características das populações selvagens, nas quais a textura e a coloração da carne do peito e da coxa decorrem da composição de suas fibras musculares e da adequação dessas musculaturas às funções que exercem. Considerando as funções desses músculos nessas aves, é correto afirmar que a carne
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto. Vivendo e... Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais. Duvido que se hoje pegasse uma bola de gude conseguisse equilibrá-la na dobra do dedo indicador sobre a unha do polegar, quanto mais jogá-la com a precisão que tinha quando era garoto. Outra coisa: acabo de procurar no dicionário, pela primeira vez, o significado da palavra “gude”. Quando era garoto, nunca pensei nisso, eu sabia o que era gude. Gude era gude. [...] VERISSIMO, L. Fernando. In: Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 45. (Fragmento)
Enunciado:
Os pronomes são palavras que representam ou acompanham os substantivos. Se representam um substantivo, são chamados de pronomes substantivos. Quando acompanham um substantivo, denominam-se pronomes adjetivos.
No fragmento da crônica de Verissimo, as palavras “equilibrá-la” e “jogá-la” trazem um pronome substantivo, porque
- Biologia | 02. Origem da Vida
Na difícil busca pela explicação científica sobre a origem da vida no planeta Terra, uma das etapas consideradas essenciais é o surgimento de aglomerados de proteínas, os coacervados, capazes de isolar um meio interno do ambiente externo, permitindo que reações bioquímicas ocorressem dentro dessas estruturas de forma diferenciada do meio externo.
Tal hipótese, envolvendo essa etapa.
- Química | 3.8 Bioquímica
(PUC-RS) A cor dos alimentos tem um papel importante na satisfação que temos em consumi-los. É desejável que a casca do pão seja levemente tostada, que se dourem as batatas fritas na medida certa, que a carne assada tenha aquela agradável cor marrom. Nesses três exemplos, a cor é produzida por meio da reação de Maillard, que ocorre pelo aquecimento de carboidratos na presença de proteínas ou aminoácidos. Esses reagentes combinam-se para formar os compostos denominados melaniodinas, que dão a cor dourada ou marrom aos alimentos.
A reação de Maillard pode ser observada ao aquecerem-se, juntos: - Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
O abandono escolar no ensino médio é um dos principais problemas da educação no Brasil. Reduzir as taxas de abandono tem sido uma tarefa que exige persistência e ações continuadas dos organismos responsáveis pela educação no país.
O gráfico apresentado a seguir mostra as taxas percentuais de abandono no ensino médio, para todo o país, no período de 2007 a 2010, em que se percebe uma queda a partir de 2008. Com o objetivo de reduzir de forma mais acentuada a evasão escolar são investidos mais recursos e intensificadas as ações, para se chegar a uma taxa em torno de 5,2% ao final do ano de 2013.
Qual a taxa de redução anual que deve ser obtida para que se chegue ao patamar desejado para o final de 2013? Considere (0,8)3 = 0,51.