Para uma feira de ciências, dois projéteis de foguetes, A e B, estão sendo construídos para serem lançados. O planejamento é que eles sejam lançados juntos, com o objetivo de o projétil B interceptar o A quando esse alcançar sua altura máxima. Para que isso aconteça, um dos projéteis descreverá uma trajetória parabólica, enquanto o outro irá descrever uma trajetória supostamente retilínea. O gráfico mostra as alturas alcançadas por esses projéteis em função do tempo, nas simulações realizadas.
Com base nessas simulações, observou-se que a trajetória do projétil B deveria ser alterada para que o objetivo fosse alcançado.
Para alcançar o objetivo, o coeficiente angular da reta que representa a trajetória de B deverá:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Enunciado:
O fogo, portanto, representou um elemento fundamental vida do homem primitivo.
A) Enumere, no mínimo, quatro avanços ocorridos na vida do homem primitivo, a partir da possibilidade de se utilizar do fogo.
B) Como o homem conseguia obter o fogo?
- História | 6.13 Segunda Guerra Mundial
(FUVEST 2009 1ª FASE) As bombas atômicas, lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de aproximadamente 300.000 pessoas, vítimas imediatas das explosões ou de doenças causadas pela exposição à radiação. Esses eventos marcaram o início de uma nova etapa histórica na corrida armamentista entre as nações, caracterizada pelo desenvolvimento de programas nucleares com finalidades bélicas. Considerando essa etapa e os efeitos das bombas atômicas, analise as afirmações abaixo.
I. As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lançadas pelos Estados Unidos, único país que possuía esse tipo de armamento ao fim da Segunda Guerra Mundial.
II. As radiações liberadas numa explosão atômica podem produzir mutações no material genético humano, que causam doenças como o câncer ou são transmitidas para a geração seguinte, caso tenham ocorrido nas células germinativas.
III. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, várias nações desenvolveram armas atômicas e, atualmente, entre as que possuem esse tipo de armamento, têm-se China, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Paquistão, Reino Unido e Rússia.
Está correto o que se afirma em
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
O toyotismo surgiu no Japão na década de 1960, com uma proposta bem diferente do taylorismo-fordismo. O discurso de que era possível flexibilizar o trabalho e fazer com que os profissionais pudessem utilizar parte de sua capacidade intelectual para resolver problemas e tomar decisões, fez com que muitos trabalhadores fossem seduzidos. Essa proposta de modelo flexível se mostrou também como uma ferramenta de sedução do profissional para que sua subjetividade pudesse trabalhar em prol dos interesses da organização.
FERRARINI, Rafael Xavier. Trabalho x Saúde Mental: Impactos do toyotismo na saúde dos trabalhadores. 2017. 84 f.
Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco, 2017
A partir da década de 1970, os impactos da tecnologia “diminuíram” o tempo e a distância e, graças à eficiência das novas tecnologias, tornaram possível a flexibilização da produção.
Este modelo de produção flexível tinha como uma de suas principais características a
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
Dê-me um navio cheio de ferro e eu lhe darei uma era glacial”, disse o cientista John Martin (1935-1993), dos Estados Unidos, a respeito de uma proposta de intervenção ambiental para resolver a elevação da temperatura global; o americano foi recebido com muito ceticismo. O pesquisador notou que mares com grande concentração de ferro apresentavam mais fitoplâncton e que essas algas eram capazes de absorver elevadas concentrações de dióxido de carbono da atmosfera. Esta incorporação de gás carbônico e de água (H2O) pelas algas ocorre por meio do processo de fotossíntese, que resulta na produção de matéria orgânica empregada na constituição da biomassa e na liberação de gás oxigênio (O2). Para essa proposta funcionar, o carbono absorvido deveria ser mantido no fundo do mar, mas como a maioria do fitoplâncton faz parte da cadeia alimentar de organismos marinhos, ao ser decomposto devolve CO2 à atmosfera.
Os sete planos para salvar o mundo. Galileu, n. 214, maio 2009. (com adaptações).
Considerando que a ideia do cientista John Martin é viável e eficiente e que todo o gás carbônico absorvido (CO2, de massa molar igual a 44 g/mol) transforma-se em biomassa fitoplanctônica (cuja densidade populacional de 100 g/m2 é representada por C6H12O6, de massa molar igual a 180 g/mol), um aumento de 10 km2 na área de distribuição das algas resultaria na: - Química | 1.7 Gases
Três recipientes indeformáveis A, B e C, todos com volumes iguais, contêm, respectivamente, três diferentes gases de comportamento ideal, conforme a descrição contida na tabela abaixo.
Recipiente
Gás armazenado
Temperatura
Pressão
A
hélio (He)
400 K
3 atm
B
nitrogênio (N2)
600 K
4,5 atm
C
oxigênio (O2)
200 K
1 atm
Os balões são interligados entre si por conexões de volumes desprezíveis, que se encontram fechadas pelas válvulas 1 e 2. O sistema completo encontra-se ilustrado na figura a seguir.
Ao serem abertas as válvulas 1 e 2, a mistura gasosa formada teve sua temperatura estabilizada em 300 K. Desse modo, a pressão interna final do sistema é igual a