(IFPE) Bira adquiriu uma cabra que pasta em um campo retangular. Para delimitar o gramado, ele pretende traçar uma elipse inscrita num terreno retangular de 10m por 8m. Para isso, ele deve utilizar um fio esticado preso por duas estacas M e N, conforme mostra a figura.
Qual deve ser a distância entre as estacas M e N?
Questões relacionadas
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
A cotação de uma moeda em relação a uma segunda moeda é o valor que custa para comprar uma unidade da primeira moeda, utilizando a segunda moeda. Por exemplo, se a cotação do dólar é 1,6 real, isso significa que para comprar 1 dólar é necessário 1,6 real.
Suponha que a cotação do dólar, em reais, seja de 1,6 real, a do euro, em reais, seja de 2,4 reais e a cotação da libra, em euros, seja de 1,1 euro.
Qual é a cotação da libra, em dólares?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
(ENEM 2012 1ª APLICAÇÃO) A marcha galopante das tecnologias teve por primeiro resultado multiplicar em enormes proporções tanto a massa das notícias que circulam quanto as ocasiões de sermos solicitados por elas. Os profissionais têm tendência a considerar esta inflação como automaticamente favorável ao público, pois dela tiram proveito e tornam-se obcecados pela imagem liberal do grande mercado em que cada um, dotado de luzes por definição iguais, pode fazer sua escolha em toda liberdade. Isso jamais foi realizado e tende a nunca ser. Na verdade, os leitores, ouvintes, telespectadores, mesmo se se abandonam a sua bulimia*, não são realmente nutridos por esta indigesta sopa de informações e sua busca finaliza em frustração. Cada vez mais frequentemente, até, eles ressentem esse bombardeio de riquezas falsas como agressivo e se refugiam na resistência a toda ou qualquer informação.
O verdadeiro problema das sociedades pós-industriais não é a penúria**, mas a abundância. As sociedades modernas têm a sua disposição muito mais do que necessitam em objetos, informações e contatos. Ou, mais exatamente, disso resulta uma desarmonia entre uma oferta, não excessiva, mas incoerente, e uma demanda que, confusamente, exige uma escolha muito mais rápida a absorver. Por isso os órgãos de informação devem escolher, uma vez que o homem contemporâneo apressado, estressado, desorientado busca uma linha diretriz, uma classificação mais clara, um condensado do que é realmente importante.
(*) fome excessiva, desejo descontrolado.
(**) miséria, pobreza.
VOYENNE, B. Informação hoje. Lisboa: Armand Colin, 1975 (adaptado).
Com o uso das novas tecnologias, os domínios midiáticos obtiveram um avanço maior e uma presença mais atuante junto ao público, marcada ora pela quase simultaneidade das informações, ora pelo uso abundante de imagens. A relação entre as necessidades da sociedade moderna e a oferta de informação, segundo o texto, é desarmônica, porque:
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
Apesar da série de polêmicas sobre os efeitos negativos da mestiçagem racial discutidos no século XIX e referidos no texto de Marta Abreu, atualmente a ciência já estabelece que a identidade genética é o que realmente determina a incidência de doenças e anomalias presentes nas populações. Assim, a miscigenação pode diminuir a incidência dessas doenças, ao diminuir estatisticamente o pareamento de genes recessivos naquelas populações.
O heredograma a seguir mostra a ocorrência de uma determinada anomalia em uma família.
A condição demonstrada no heredograma é herdada como característica:
- História | 6.06 EUA no Século XIX
(UFJF-PISM) Analise a figura abaixo:
Ao longo do século XIX, milhões de pessoas deixaram a Europa para viver em outros continentes. Pessoas abandonaram suas famílias, lares, modo de vida e práticas cotidianas para habitar um mundo completamente novo. Esse contingente migratório é considerado um dos maiores da história mundial dos últimos 200 anos. Sobre as migrações europeias do século XIX, marque a alternativa INCORRETA.
- História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Leia o texto.
O princípio da liberdade dos indivíduos, aplicada à vida cotidiana e nas relações políticas, também foi defendido por vários autores no âmbito da economia. Nesse sentido os trabalhos de Adam Smith (1996, vol I e II) e David Ricardo configuram os mais importantes trabalhos de uma teoria econômica clássica baseada em princípios marcadamente liberais. Em sua principal obra, A riqueza das nações, Smith defende a ideia de que a economia de mercado funciona melhor quando não depende da interferência do governo. “A liberdade no mercado significa liberdade de escolha: que as empresas possam escolher que produtos fabricar; que os trabalhadores possam escolher para quem trabalhar; e que os consumidores possam escolher que produtos ou serviços consumir”.
HEYWOOD, 2010, p. 60. Liberalismo. Liberalismo econômico. Disponível em: <www.portalconscienciapolitica.com.br/products/liberalismo-economico/>. Acesso em: 8 mar. 2017.
A liberdade dos indivíduos citada no texto decorre de uma ideologia vigente na Europa do século XVIII. Qual é esta ideologia e qual sua penetração no campo da economia?