(AFA) Analise as proporções abaixo e escreva V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A distância entre o vértice e o foco da parábola y² + 4x – 4 = 0 é igual a 1 unidade de comprimento.
II. ( ) Numa hipérbole equilátera, as assíntotas são perpendiculares entre si.
III. ( ) A equação 2x² + y² - 4x – 4y + 4 = 0 representa uma elipse que tem um dos focos no ponto P(1, 4)
A sequência correta é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 05. Pontuação
Texto base: Texto para a questão. Não errar faz mal
Enunciado:
As aspas aparecem no texto para indicar a fala
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
O uso das figuras de linguagem não se limita ao campo dos textos verbais, sendo estas muito empregadas também na linguagem publicitária, na qual, frequentemente, predominam elementos visuais. Na peça publicitária anterior, um anúncio de molho de pimenta, há emprego, no campo imagético, da figura de linguagem conhecida como
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: CurriculoAvaliacao 3537
A questão baseia-se no texto a seguir. Naquele dia, a árvore dos Cubas brotou uma graciosa flor. Nasci; recebeu-me nos braços a Pascoela, insigne¹ parteira minhota, que se gabava de ter aberto a porta do mundo a uma geração inteira de fidalgos. Não é impossível que meu pai lhe ouvisse tal declaração; creio, todavia, que o sentimento paterno é que o induziu a gratificá-la com duas meias dobras. Lavado e enfaixado, fui desde logo o herói de nossa casa. Cada qual prognosticava² a meu respeito o que mais lhe quadrava ao sabor. Meu tio João, o antigo oficial de infantaria, achava-me um certo olhar de Bonaparte, coisa que meu pai não pode ouvir sem náuseas; meu tio Ildefonso, então simples padre, farejava-me cônego³. [...] ASSIS, Machado. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: FTD, 1998, p. 34. Glossário: ¹ Insigne: famosa; ² Prognosticar: predizer ³ Cônego: religioso que participa do colegiado de uma catedral ou de uma igreja e batalha na administração da mesma.
Enunciado:
Pode-se perceber que o narrador do fragmento acima é
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Leia uma parte da biografia de Mozart e responda à questão. MOZART 27/01/1756 - Salzburgo, Austria
05/12/1791 - Viena, Austria Um dos setes filhos do compositor, cantor, ator e violinista profissional Leopold Mozart e de Anna Maria Walburga Pertl, Johann Chrisostomus Wolfgang Amadeus Mozart, mais conhecido como Amadeus Mozart, destaca-se pela sua precoce genialidade que se considera o maior prodígio da história da música. Teve os primeiros contatos com o cravo aos quatro anos de idade, quando seu pai dava aulas a sua irmã Maria Anna. Nessas aulas, após Maria Anna deixar o instrumento para o descanso, o menino Amadeus tomava o seu lugar e começava a tocar, demonstrando uma habilidade espantosa. E isso chamou a atenção do pai que resolveu investir nesse talento, passando a ensinar ao casal de irmãos. Aos cinco anos de idade já compunha e tocava minuetos. O pai concluiu que esse prodígio devia ser mostrado e percebeu aí também uma possibilidade de ganhar dinheiro, visto que vivia em dificuldades com o pequeno salário que recebia pelo trabalho na igreja do Arcebispo Schrattenbach. (...) Disponível em <http://educacao.uol.com.br/biografias/mozart.jhtm> Acesso em 10/12/2009
Enunciado:
É possível conhecer a identidade social de Mozart através deste texto? Explique sua resposta.
- Geografia | 3.6 Hidrografia
(FGV-SP) Estes rios fazem parte da paisagem e do dia a dia do homem do Nordeste, servindo como fonte de água, áreas de recreação, cultivo de vegetais e criação de animais. O sertanejo apresenta estratégias de sobrevivência durante os períodos de estiagem, que são resultado direto de suas percepções sobre as variações no fluxo de água desses rios. Estes ambientes fazem parte da cultura do sertanejo sendo citados em sua produção artística por grandes escritores como Euclides da Cunha, João Cabral de Melo Neto, José Lins do Rego e Guimarães Rosa.
(www.ecodebate.com.br/2012/09/03/reducao-de-apps-compromete-rios-e--biomas-brasileiros-entrevista-com-o-biologo-elvio-sergio-medeiros)
O texto faz referência a dois elementos naturais de grande importância na região Nordeste. São eles os rios