(ESPCEX) Considere as afirmações:
I. Uma elipse tem como focos os pontos F1(-3,0), F2(3,0) e a medida do eixo maior é 8. Sua equação é x²/16 + y²/7 = 1.
II. Os focos de uma hipérbole são F1(-10,0), F2(10,0) e sua excentricidade é 5/3. Sua equação é 16x² - 9y² = 576.
III. A parábola 8x = -y² + 6y - 9 tem como vértice o ponto V(3,0).
Com base nessas afirmações, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
O gráfico mostra, em percentuais, a evolução da taxa básica de juros de janeiro de 2012 a novembro de 2013. A partir do mês de abril de 2013, o gráfico assemelha-se a uma função - Química
O Pré-Sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados de Santa Catarina e do Espírito Santo, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nessa área está a profundidades que superam os 7.000 metros, abaixo de uma extensa camada de sal que conserva sua qualidade. A meta da Petrobrás é alcançar, em 2017, uma produção diária superior a um milhão de barris de óleo nas áreas em que opera.
Disponível em: <http://www.istoe.com.br/reportagens/117228_PRE+SAL+UM+BILHETE+PREMIADO>. Acesso em: 2 mar. 15. (Adaptado.)
Em relação ao petróleo e aos seus derivados, assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Analise as imagens com atenção.
Enunciado:
As imagens foram produzidas em épocas diferentes, mas apresentam semelhança no que se refere às atividades realizadas pelas crianças.
A) Descreva essa semelhança.
B) Considerando o direito das crianças a uma vida digna e protegida da exploração, apresente uma proposta para evitar cenas como às retratadas pelas imagens.
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
A pesquisadora Cileine de Lourenço, professora da Bryant University, de Rhoad Island, nos Estados Unidos, atribui ao pensamento dos colonizadores boa parte da origem do preconceito: "Eles precisavam justificar o tráfico das pessoas e a escravidão nas colônias e para isso ‘animalizaram’ os negros". Ela conta que, no século 16, alguns zoológicos europeus exibiam negros e indígenas em jaulas, colocando na mesma baia indivíduos de grupos inimigos, para que brigassem diante do público. Além disso, a Igreja na época considerava civilizado somente quem era cristão.
Uma das balelas sobre a escravidão é a ideia de que o processo teria sido fácil pela condição de escravos em que muitos africanos viviam em seus reinos. Essa é uma invenção que não passa de bode expiatório: a servidão lá acontecia após conquistas internas ou por dívidas - como em outras civilizações. Mas as pessoas não eram
afastadas de sua terra ou da família nem perdiam a identidade.
Disponível em: http://novaescola.org.br/historia/pratica-pedagogica/africa-todos-511551.shtml. Acesso em: 23 jun. 2016.
- a) Relacione a ação dos colonizadores e da igreja europeia à origem do preconceito em relação aos africanos.
- b) Explique a diferença entre a escravidão praticada pelos europeus e a escravidão que já existia na África antes da chegada dos colonizadores.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Chamou-me o bragantino e levou-me pelos corredores e pátios até ao hospício propriamente. Aí é que percebi que ficava e onde, na seção, na de indigentes, aquela em que a imagem do que a Desgraça pode sobre a vida dos homens é mais formidável. O mobiliário, o vestuário das camas, as camas, tudo é de uma pobreza sem par. Sem fazer monopólio, os loucos são da proveniência mais diversa, originando-se em geral das camadas mais pobres da nossa gente pobre. São de imigrantes italianos, portugueses e outros mais exóticos, são os negros roceiros, que teimam em dormir pelos desvãos das janelas sobre uma esteira esmolambada e uma manta sórdida; são copeiros, cocheiros, moços de cavalariça, trabalhadores braçais. No meio disto, muitos com educação, mas que a falta de recursos e proteção atira naquela geena social.
BARRETO, L. Diário do hospício e O cemitério dos vivos. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.
No relato de sua experiência no sanatório onde foi interno, Lima Barreto expõe uma realidade social e humana marcada pela exclusão. Em seu testemunho, essa reclusão demarca uma: