(ESPCEX) No Brasil colônia, particularmente no séc. XVIII, ocorreram dois movimentos revolucionários que ficaram conhecidos como Inconfidência Mineira (1789) e Conjuração Baiana (1798).
Quais características são comuns entre eles?
Questões relacionadas
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
(UFF) O sistema imune apresenta um tipo de célula que passa do vaso sanguíneo para o tecido conjuntivo onde irá exercer sua função de defesa. A célula e a passagem são, respectivamente, identificadas como
- Matemática | 09. Probabilidade
Gamão é um jogo de tabuleiro para dois contendores, realizado em um caminho unidimensional, no qual os adversários movem suas peças em sentidos contrários à medida que jogam dados e estes determinam quantas casas serão avançadas, sendo vitorioso aquele que conseguir retirar todas as peças primeiro. Assim, pode ser considerado, também, um jogo de corrida ou de percurso.
Segundo as regras adotadas, o número total de casas que as peças de um jogador podem avançar, em uma dada jogada, é determinado pelo resultado do lançamento de dois dados. Se os números expressos nos dados forem diferentes, a quantidade de casas que as peças do jogador poderão avançar corresponderá à soma dos valores obtidos nos dois dados. Contudo, se os números apresentados nos dois dados forem iguais, o jogador avançará o dobro da soma dos valores obtidos.
Supondo que os dados não sejam viciados, a probabilidade de um jogador poder fazer suas peças andarem, pelo menos, oito casas em uma jogada é de
- Matemática | 3.4 Modular
(UFRGS) Se é o gráfico a seguir representa a função f definida por y=f(x),
então, das alternativas abaixo, a que pode representar o gráfico da função z, definida por z=|f(x)|, é
- Biologia | 09. Botânica
(Fuvest)
Os animais que consomem as folhas de um livro alimentam-se da celulose contida no papel. Em uma planta, a celulose é encontrada
- Filosofia | 3. Medieval
(UEG) Durante seu reinado, Carlos Magno buscou reverter o quadro de estagnação cultural gerado pelas invasões bárbaras, quando muito do conhecimento da Antiguidade clássica havia se perdido. Reuniu então, com o apoio da Igreja, grandes sábios que deveriam transmitir sua sabedoria nas escolas da época. Esses grandes mestres foram chamados scholasticos. As matérias ensinadas por eles nas escolas medievais eram chamadas de artes liberais e foram divididas em