Internet: <www.google.com.br>.
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con la viñeta precedente.
El elemento "ya" (l.3) hace referencia a una paradoja expresada en ese mismo texto.
Questões relacionadas
- História | 3.5 Nova
Há outras razões fortes para promover a participação da população em eleições. Grande parte dela, particularmente os mais pobres, esteve sempre alijada do processo eleitoral no Brasil, não somente nos períodos ditatoriais, mas também nos democráticos. Na eleição de 1933, por exemplo, apenas 3,3% da população do país votaram. Em 1945, com a volta da democracia, foram parcos 13,4%. Em 1962, só 20% dos brasileiros foram às urnas.
KERCHE, F.; FERES JR., J. Um nobre dever. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 109, out. 2014.
O baixo índice de participação popular em eleições nos períodos mencionados ocorria em função da
- Física | 4.2 Reflexão da Luz
(UNINORTE) Uma estudante posicionou um espelho côncavo gaussiano a 15,0 cm do seu rosto, e observou que a imagem de um pequeno sinal ficou ampliada em 5 vezes Nessas condições, pode-se afirmar que a distância focal desse espelho, em cm, é, aproximadamente, igual a
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Jornal Zero Hora, 2 mar. 2006.
Na criação do texto, o chargista Iotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de Guernica, painel de Pablo Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha. Na charge, publicada no período de carnaval, recebe destaque a figura do carro, elemento introduzido por lotti no intertexo. Além dessa figura, a linguagem verbal contribui para estabelecer um diálogo entre a obra de Picasso e a charge, ao explorar:
- Literatura
(UFRGS) Assinale a alternativa correta sobre os três sermões do Padre Antônio Vieira.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Em um anúncio publicitário de uma rede bancária, lê-se a seguinte fábula:
Bem do alto de um pico rochoso, a águia empurrava seus filhotes para a beirada do ninho. Ao sentir a resistência dos bichinhos, seu coração se acelerou. Por que a emoção de voar tem que começar com o medo de cair? Apesar de tudo, a águia sabia que aquele era o momento. Enquanto os filhotes não descobrirem suas asas, não haverá propósito para a vida deles. Enquanto não aprenderem a voar, não compreenderão o privilégio que é nascer águia.
A águia encheu-se de coragem. O empurrão era o maior presente que ela podia oferecer-lhes. Era seu supremo ato de amor. Então, um a um, ela os precipitou para o abismo. E eles voaram.
Às vezes, em nossa vida, as circunstâncias fazem o papel de águia. São elas que nos empurram para o desconhecido. E são elas que nos fazem descobrir que temos asas para voar.
Descubra suas possibilidades.
VEJA. 21 dez. 2005, n. 1936. São Paulo: Abril, p. 108.
Uma das estratégias narrativas empregadas no texto é o discurso indireto livre.
Exemplifica, no texto, esse tipo de discurso: