(UFRGS) A circunferência definida pela equação x² + y² - 6x + 2y = 6 está inscrita em um quadrado.
A medida da diagonal desse quadrado é
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
No Império Romano quando o momento era de crise, tudo era escasso, para o povo se acalmar, não reclamar e, não se revoltar contra o poder dominante da época, era utilizado a política do "pão e circo", ou seja, eram construídas enormes arenas (Coliseu), nas quais se realizavam os sangrentos espetáculos dos gladiadores (escravos treinados para matar ou morrer, e suas vidas ficavam na dependência da platéia, que com um indicador do polegar determinava se deveriam viver ou morrer (vide o filme O Gladiador). Esses espetáculos envolviam homens e animais selvagens. Também eram realizados eventos como corridas de bigas, quadrigas, acrobacias, bandas, palhaços e corridas de cavalos.
Disponível em: <http://www.parafrasear.net/2007/11/poltica-do-po-e-circo.html.> Acesso em: 20 mar. 2014.
a) Explique o que foi a “política do pão e circo” praticada pelos imperadores romanos.
b) Analise a importância política do “pão e circo” implementada em Roma.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
ONOFRE, Cristiano. Disponível em: <http://deposito-de-tirinhas.tumblr.com/page/5>. Acesso em: 11 jun. 2016.
Considerando o tema do texto e o contexto de produção, essa tirinha apresenta uma organização de ideias baseada numa relação de
- Arte - Fundamental | 09. Dança Contemporânea
PERFORMANCE
O movimento de performance surgiu no início da década de 1960 com o objetivo de acabar com as forças de mercado controladoras da arte e inspirado pelas performances dadaístas existentes há aproximadamente 40 anos. Allan Kaprow, Vito Acconci, Chris Burden e Carolee Schneeman foram alguns dos artistas que criaram os happenings. Essas apresentações ou eventos sem ensaio, onde quase sempre se esperava a participação da plateia, tinham como objetivo romper as fronteiras entre a arte e a vida cotidiana. Na Alemanha, um grupo de artistas internacionais que se autodenominava Fluxus tinha objetivos semelhantes. O Fluxus foi fundado em 1961 pelo artista americano George Maciunas, o americano de origem coreana Nam June Paik e o artista alemão Wolf Vostell. Joseph Beuys, um escultor e artista performático alemão, foi um dos membros mais importantes do Fluxus. Dentro do espírito do dadaísmo, suas demonstrações eram quase sempre intencionalmente absurdas, como a sua sugestão de que o Muro de Berlim deveria ganhar alguns centímetros de altura para ficar mais proporcional, ou a sua tentativa de fundar partidos políticos para os animais. Em How to Explain Pictures to a Dead Hare (1965), Beuys amarrou um pedaço de feltro na sola de um dos pés e um pedaço de metal na outra. Em seguida cobriu a cabeça com uma folha dourada e começou a dar explicações sobre obras de arte a uma lebre morta que embalava nos braços. Por trás desses evidentes absurdos, existiam questões mais sérias, que discutiam quais eram os limites entre a vida e a morte, entre o ser humano e os animais, o racional e o irracional e, finalmente, entre a arte e a plateia.
O pioneiro da arte performática, que nos anos 70 se torna moda mundial, é Allen Kaprow, que cria em 1959 o happening (acontecimento): uma apresentação aparentemente improvisada, em que o artista se vale de imagens, músicas e objetos e incorpora a reação do espectador. Do happening nasce depois a performance, que é planejada e não prevê participação da plateia. Em 1965, por exemplo, Joseph Beuys cobriu o rosto com mel e folhas de ouro, pegou nos braços o cadáver de uma lebre e percorreu uma exposição de pinturas discursando sobre a futilidade da arte diante da tragédia ecológica. Variante da arte performática é a body art (arte do corpo), do francês Yves Klein e do norte-americano Bruce Nauman, que usa o corpo humano, como garotas nuas pintadas de azul que, dançando, se jogam contra telas em branco.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-na-antiguidade/arte-contemporanea.php
Converse com a turma sobre a arte performática e compartilhe com os alunos o texto Performance.
Proponha que pesquisem sobre o trabalho dos artistas performáticos em livros, revistas, jornais e sites. Abra um espaço para discutirem sobre o que descobriram através das pesquisas e se possível leve os alunos ao laboratório de informática para que possam assistir a alguns vídeos representativos na internet.
Proponha aos alunos que realizem uma performance, podendo ser dividida a turma em três grupos. Sugira como tema a questão ambiental, assim como fez o artista Joseph Beuys em 1959. Atualmente a fonte de inspiração para esse tema certamente é muito maior do que em 1959, pois problemas relacionados com os impactos do consumo excessivo são muitos.
Combine com a turma a realização das performances no horário do recreio, e depois faça com os alunos uma avaliação de como foi encenar a performance e como foi a reação do público presente, assim conferindo se o objetivo do trabalho foi atingido.
- Física | A. Escalar
Os acidentes de trânsito são causados geralmente por excesso de velocidade. Em zonas urbanas no Brasil, o limite de velocidade normalmente adotado é de 60 km h−1. Uma alternativa para diminuir o número de acidentes seria reduzir esse limite de velocidade. Considere uma pista seca em bom estado, onde um carro é capaz de frear com uma desaceleração constante de 5 m s−2 e que o limite de velocidade reduza de 60 km h−1 para 50 km h−1.
Nessas condições, a distância necessária para a frenagem desde a velocidade limite até a parada completa do veículo será reduzida em um valor mais próximo de
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
(UECE) Em antigos relógios de parede era comum o uso de um pêndulo realizando um movimento harmônico simples. Considere que um desses pêndulos oscila de modo que vai de uma extremidade a outra em 0,5s. Assim, a frequência de oscilação desse pêndulo é, em Hz