(AFA) Seja ƛ : 3x² + 3y² - 6x – 12y + k = 0, uma circunferência que no plano cartesiano tem intersecção vazia com os eixos coordenados.
Considerando k € |R, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- História | Geral
No que se refere à Guerra do Peloponeso (431-404 a. C.), inserida no contexto de conflitos entre as cidades-estado e retratada de forma épica por Tucídides como a guerra “mais importante que todas as anteriores”, é correto afirmar que sua causa principal foi/foram
- História | 1.1 Pré-Colonial
(ESPCEX) “Os primeiros trinta anos da História do Brasil são conhecidos como período Pré-Colonial. Nesse período, a coroa portuguesa iniciou a dominação das terras brasileiras, sem, no entanto, traçar um plano de ocupação efetiva. […] A atenção da burguesia metropolitana e do governo português estavam voltados para o comércio com o Oriente, que desde a viagem de Vasco da Gama, no final do século XV, havia sido monopolizado pelo Estado português. […] O desinteresse português em relação ao Brasil estava em conformidade com os interesses mercantilistas da época, como observou o navegante Américo Vespúcio, após a exploração do litoral brasileiro, pode-se dizer que não encontramos nada de proveito”.
Berutti, 2004.
Sobre o período retratado no texto, pode-se afirmar que o(a):
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. A dengue hemorrágica tem como base fisiopatológica uma resposta imune anômala, causando aumento da permeabilidade de vasos sanguíneos, queda da pressão arterial e manifestações hemorrágicas, podendo ocorrer manchas vermelhas na pele e sangramento pelo nariz, boca e gengivas. O hemograma do paciente pode apresentar como resultado leucopenia (diminuição do número de glóbulos brancos), linfocitose (aumento do número de linfócitos), aumento do hematócrito e trombocitopenia (contagem de plaquetas abaixo de 100 000/mm³).
Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com dengue hemorrágica e os possíveis achados do hemograma, constata-se que:
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
Os vírus são pedaços de código genético envoltos em uma capa de lipídios e proteínas, que pode ser um invólucro feito de gordura, conhecido como envelope viral. Destruir um vírus envelopado exige menos esforço comparado ao necessário para destruir seus colegas não envelopados, que podem durar meses em uma superfície. Os vírus envelopados normalmente resistem fora do corpo apenas por alguns dias e são considerados os mais fáceis de se inativar, pois uma vez que seu exterior frágil é quebrado, eles começam a se degradar.
Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com. Acesso em: 31 mar. 2020 (adaptado).
Entre os procedimentos, o mais eficiente para inativar um vírus envelopado é utilizar
- Química | 2.8 Radioatividade
Entre os elementos químicos produzidos pelo homem, a obtenção do mendelévio (Md,Z = 101), a partir do einstênio (Es,Z = 99), talvez tenha sido a mais dramática. O Es foi obtido acidentalmente, pela explosão de uma usina nuclear no Oceano Pacífico, em 1952. Toda a quantidade existente desse elemento foi usada, para um bombardeamento com núcleos de hélio, no acelerador de partícula da Universidade de Berkeley. O resultado foi a formação de uma pequena quantidade do isótopo 256 do mendelévio, que tem meia-vida igual a 1,5 h.
Analise as afirmativas a seguir:
I. O einstênio produzido na explosão da usina foi o isótopo 252.
II. Se inicialmente foram produzidos 0,05 g do mendelévio, após três horas, restariam 1,25 x 10-2 g do isótopo.
III. O mendelévio é um elemento químico hipotético, uma vez que faltam registros de reações químicas envolvendo os seus átomos.
IV. A fim de produzir novos elementos químicos, são necessários processos que envolvem uma pequena quantidade de energia, grande espaço físico e água para resfriamento do sistema.
Está CORRETO o que se afirma apenas em: