(AFA) Seja ƛ : 3x² + 3y² - 6x – 12y + k = 0, uma circunferência que no plano cartesiano tem intersecção vazia com os eixos coordenados.
Considerando k € |R, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Texto base: Texto para a questão 9. Muito cedo para decidir Rubem Alves Gandhi se casou menino. Foi casado menino. O contrato, foram os grandes que assinaram. Os dois nem sabiam direito o que estava acontecendo, ainda não haviam completado 10 anos de idade, estavam interessados em brincar. Ninguém era culpado: todo mundo estava sendo levado de roldão pelas engrenagens dessa máquina chamada sociedade, que tudo ignora sobre a felicidade e vai moendo as pessoas nos seus dentes. Os dois passaram o resto da vida se arrastando, pesos enormes, cada um fazendo a infelicidade do outro. Antigamente, quando se queria dizer que uma decisão não era grave e podia ser desfeita, dizia-se: “isso não é casamento!”. Naquele tempo, casamento era decisão irremediável, para sempre, até que a morte os separasse, eterna comunhão de bens e comunhão de males. Mas agora os casamentos fazem-se e desfazem-se até mesmo contra a vontade do Papa, e os dois ficam livres para começar tudo de novo... Pois dentro de poucos dias vai acontecer com nossos adolescentes coisa igual ou pior do que aconteceu com o Gandhi e a mulher dele, e ninguém se horroriza, ninguém grita, os pais até ajudam, concordam, empurram, fazem pressão, o filho não quer tomar a decisão, refuga, está com medo. Está chegando para muitos o momento terrível do vestibular, quando vão ser obrigados por uma máquina, do mesmo jeito como o foram Gandhi e Casturbai (era esse o nome da menina), a escrever num espaço em branco o nome da profissão que vão ter. Casar e descasar são coisas que se resolvem rápido. Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer. A dor que os adolescentes enfrentam agora é que, na verdade, eles não têm condições de saber o que é que eles amam. Mas a máquina os obriga a tomar uma decisão para o resto da vida, mesmo sem saber. Se você disser que a decisão não é tão séria assim, que o que está em jogo é só o aprendizado de um ofício para se ganhar a vida e, possivelmente, ficar rico, eu posso até dizer: “Tudo bem! Só que fico com dó de você! Pois não existe coisa mais chata que trabalhar só para ganhar dinheiro”. Um conselho aos pais e aos adolescentes: não levem muito a sério esse ato de colocar a profissão naquele lugar terrível. Aceitem que é muito cedo para uma decisão tão grave. Considerem que é possível que vocês, daqui a um ou dois anos, mudem de ideia. Eu mudei de ideia várias vezes, o que me fez muito bem. Se for necessário, comecem de novo. Não há pressa. Que diferença faz receber o diploma um ano antes ou um ano depois? Texto adaptado do livro “Estórias de quem gosta de ensinar —
O fim dos Vestibulares”, editora Ars Poetica — São Paulo, 1995, pág. 31.
Enunciado:
Depois de comentar o caso de Gandhi, o autor atinge o tema sobre o qual realmente quer falar, que é:
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
(FUVEST 2010 1ª FASE) Observe a gravura e considere as afirmações.
I. Pentágonos regulares congruentes podem substituir os hexágonos da gravura de modo a recobrir todo o plano sem sobreposição.
II. Pelo menos um dos animais representados passa pelo processo de metamorfose na natureza.
III. A sequência de espécies animais representadas da esquerda para a direita do leitor corresponde à do processo evolutivo na biosfera.
Está correto o que se afirma somente em
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UEFS) A adição de 100,0 mL de uma solução aquosa de hidróxido de sódio, NaOH (aq), concentração 2,0 mol.L−1, a 300,0 mL de uma amostra contendo 9,8 g de ácido sulfúrico, H2SO4 (aq), leva à obtenção de um sal e de água.
Considerando-se essa informação e as propriedades das substâncias químicas, em solução aquosa, é correto afirmar:
- História | 3.2 Era Vargas
(UTFPR) Getúlio Vargas deu especial atenção às questões trabalhistas. As reivindicações dos trabalhadores que datavam do começo do período republicano foram, finalmente, atendidas, mas sempre com uma mensagem de que se tratava de uma “concessão” do presidente, que se dizia grande amigo da classe trabalhadora. O paternalismo de Vargas ficava evidente em sua relação com os sindicatos e os operários. Em 1943, as leis trabalhistas que já vinham sendo instituídas foram reunidas e aumentadas num novo documento. Vale lembrar que esse documento, apesar das alterações sofridas ao longo do tempo, é o mesmo que rege a vida do trabalhador na atualidade. Esse documento foi denominado de:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Sobre a história contemporânea da América Latina, marque a opção que define corretamente o populismo: