El tabaquismo mata a más personas que — sida, — alcohol, — drogas ilegales y — accidentes de tráfico juntos. En una especie de lento suicidio colectivo, el consumo de cigarrillos provocó en 2012 la muerte de más de 60.500 personas en España, 166 hombres y 40 mujeres al día, según un estudio dirigido por Eduardo Gutiérrez Abejón. Más del 15% de las muertes ocurridas en España son atribuibles al tabaco.
Questões relacionadas
- Geografia | 5.1 População
Analise o mapa.
Casos confirmados de covid-19 por município no estado de São Paulo no dia 7 de abril de 2020
De acordo com as informações do mapa, a dispersão da covid-19 no estado de São Paulo acompanhou
- Ciências - Fundamental | 02.1. A matéria
O jeito que a vovó fazia café, o processo de “coar” envolve colocar o pó dentro de um coador de pano, ao mesmo tempo em que se passa água aquecida em uma panela ou chaleira por ele.O coador é disposto em cima de uma xícara ou bule enquanto a água passa pelo pó. [...]
Disponível em: goo.gl/g8qpt4. Acesso em: 20 nov. 2016.
- Comente essa frase: “Vovó poderia usar o plástico para substituir o pano.”
- Por que será que a vovó utiliza um coador feito de pano?
- Na sua casa vocês costumam tomar café? Se sim, qual o tipo de coador que usam? De qual material ele é feito.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Cultura do lixo
Ruy Castro
RIO DE JANEIRO – A greve dos garis cariocas — ou de uma facção deles, com indisfarçável inspiração política — serviu para nos alertar sobre o lixo. Só na Zona Sul, o volume de embalagens, latas, garrafas e plásticos que se deixou de recolher em quatro ou cinco dias daria uma montanha da altura do Pão de Açúcar. O progresso é porco.
Os peritos estabeleceram que é a quantidade de lixo produzido que separa os ricos dos pobres. Os ricos, leia-se o hemisfério norte, geram em média 2 kg de lixo/dia — os EUA, 3 kg. Nós, os pobres, que comemos e consumimos menos, não passamos de 1 kg. O que não é motivo de alívio ou regozijo porque nem assim sabemos o que fazer com ele — metade do lixo produzido no Brasil vai para depósitos inadequados, e 800 mil brasileiros vivem do que recolhem naquela nojeira.
No que ainda nem fomos, os ricos já estão de volta. Os EUA, por exemplo, vendem o seu excesso de lixo para a China. E, enquanto o mundo se preocupa com o lixo industrial, eletrônico e radioativo, de difícil assimilação, ainda não nos entendemos nem com o lixo orgânico — imagine o resto. Para onde irão os nossos 270 milhões de celulares quando morrerem? Eles não se decompõem na natureza.
Um clássico do teatro americano, a comédia “Nascida Ontem”, de Garson Kanin, tem como protagonista um brutamontes chamado Eddie Brock, o rei do lixo na América. Sua fortuna, medida em toneladas, é de tal ordem que lhe permite ter no bolso até um senador. O que ele faz com o lixo não é mostrado, mas dá para entender que, já então — a peça é de 1946 —, o lixo podia ser um grande negócio. E, hoje, é muito mais.
Obrigado aos grevistas por me fazer pensar. Mas seria justo que fossem multados pelo lixo que deixaram na rua. Se uma guimba de cigarro no chão vale R$ 157 no Lixo Zero, quanto eles não estarão devendo?
Folha de S.Paulo. Opinião A2, 7 mar. 2014.
Nota:
Lixo Zero: Programa da Prefeitura do Rio de Janeiro que pune com multas o descarte irregular de lixo.
No 4º parágrafo, o pronome “ele”
- Ciências - Fundamental | 03.1. O nascimento e a infância
Disponível em: < https://delas.ig.com.br/filhos/2015-06-22/20-criancas-muito-parecidas-com-bonecas.html> Acesso em: 09 de julho.
Na figura acima o ser vivo que se desenvolve é
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Considere um paralelepípedo retângulo, cujas arestas têm comprimento 6 cm, 8 cm e 10 cm, e um triângulo cujos vértices são os centros (intersecção das diagonais) de três faces de dimensões distintas, como ilustra a figura a seguir.
O perímetro P desse triângulo é tal que