(FGV) A figura representa um trapézio isósceles ABCD, com AD = BC = 4cm. M é o ponto médio de AD, e o ângulo BMC é reto.
O perímetro do trapézio ABCD, em cm é igual a
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 03. Números
A tabela a seguir mostra a evolução da altura e do peso dos bebês até 24 meses:
Disponível em:<http://2.bp.blogspot.com/wBn1kvnyE9A/UWGO6iM196I/AAAAAAAAG6U/vHGKOlnI8lo/s1600/ tamanho+carters+ bebe+menor.jpg>. Acesso em: 10 mar.2014.
Marque a alternativa que está de acordo com os dados representados na tabela.
Um bebê:
- Biologia
(UNIFESP) Considere o ciclo de vida e as características de uma tênia ou solitária (‘Taenia solium’) e de uma lombriga (‘Ascaris lumbricoides’), e assinale a alternativa correta.
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO) Simetrias são encontradas, frequentemente, em nosso diaa- dia. Elas estão nas asas de uma borboleta, nas pétalas de uma flor ou em uma concha do mar. Em linguagem informal, uma figura no plano é simétrica quando for possível dobrá-la em duas partes, de modo que essas partes coincidam completamente.
De acordo com a descrição acima, qual das figuras a seguir é simétrica?
- Arte - Fundamental | 06. Artes Visuais: Renascimento
Leia o texto sobre a pintura e observe a imagem.
A arte Renascentista
[...]
Duas grandes novidades marcam a pintura renascentista: a utilização da perspectiva, por meio da qual os artistas conseguem reproduzir em suas obras espaços reais sobre uma superfície plana, dando a noção de profundidade e de volume, ajudados pelo jogo de cores que permitem destacar na obra os elementos mais importantes e obscurecer os elementos secundários, a variação de cores frias e quentes e o manejo da luz permitem criar distâncias e volumes que parecem ser copiados da realidade; e a utilização da tinta a óleo, que possibilitará a pintura sobre tela com uma qualidade maior, dando maior ênfase à realidade e maior durabilidade às obras.
[...]
A Arte Renascentista. Disponível em: <historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=215>. Acesso em: 4 jan. 2017. Adaptado.
De acordo com o texto, a pintura com tinta a óleo possibilitou
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Na tarde de 5 de novembro de 2015, uma barragem de rejeitos de mineração de ferro rompeu no município de Mariana, Minas Gerais, despejando cerca de sessenta milhões de metros cúbicos de lama e metais pesados em seiscentos e sessenta e três quilômetros de extensão do rio Doce, que deságua no oceano Atlântico. O volume de lama divulgado é contestado pela empresa responsável, assim como a toxidade do material. Registram-se índices de chumbo, arsênio e manganês acima de níveis seguros para o ecossistema. De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais, condicionantes do licenciamento ambiental da barragem estavam sendo desrespeitadas, sem que houvesse a devida fiscalização, o que incluía um plano de emergência que poderia ter evitado a morte de dezessete pessoas e a total destruição do vilarejo de Bento Rodrigues. O território dos indígenas krenak, no vale do rio Doce, é totalmente destruído pela contaminação da lama. Não há mais possibilidade de pesca, plantio ou criação de animais. Sagrado para os Krenak, o rio é a entidade Watú – avô – por sua importância, grandiosidade e pelo respeito que emana. Hoje uma cerca separa as pessoas da margem intoxicada e infértil. Os rios somos nós todos, seres de água. Cada criança que nasce é uma nascente.
REBOUÇAS, Júlia. Arte porque sim. VOLZ, J.; REBOUÇAS, J. (Org.) 32ª Bienal de São Paulo: Incerteza Viva: Catálogo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2016.
A importância do rio Doce para a população ribeirinha é inquestionável, tanto para a subsistência quanto para o desenvolvimento da economia local. Essa importância ganha um contorno transcendental na medida em que