(ETEC) A arte e a arquitetura islâmica apresentam os mais variados e complexos padrões geométricos.
Na Mesquita de Córdoba, na Espanha, podemos encontrar um dos mais belos exemplos dessa arte. O esquema geométrico da figura 1 é um dos muitos detalhes dessa magnífica obra.
Assinale a alternativa que apresenta o padrão geométrico cuja repetição compõe a figura 1.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O sistema de Capitanias não obteve o êxito esperado pela coroa de Portugal. No entanto, duas capitanias prosperaram com o cultivo da cana-de-açúcar, que foi a solução encontrada para o desenvolvimento das terras aqui no Brasil.
as causas do sucesso do cultivo da cana-de-açúcar foram
- História | B. Roma
(UPE) Observe e analise atentamente a imagem a seguir:
Ela retrata um pedestal romano encontrado em Mainz, na Alemanha, no qual se observam dois cativos acorrentados. Essa imagem representa a(s) seguinte(s) característica(s) sociopolítica(s) da Roma Antiga:
- Biologia | 13.5 Segunda Lei de Mendel
A probabilidade de que o cruzamento AabbCc x aaBBCc origine um descendente de genótipo aaBbCC é dada por:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Durante um jogo de tabuleiro, Samuel lançou o dado três vezes:
- • No 1º lançamento tirou 3.
- • No 2º lançamento tirou o dobro do 1º lançamento.
• No 3º lançamento tirou o sucessor do 1º lançamento.
Enunciado:
Qual é a soma dos números que Samuel tirou nos dados?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Parecia a gravação de um episódio do CSI. Para produzir as imagens desta nossa reportagem de capa, deslocamos para Brasília uma equipe composta de repórter, editor, fotógrafo e maquiador a fim de acompanhar de perto o trabalho dos profissionais do Instituto de Criminalística do Distrito Federal. Com outro time em campo, fizemos o mesmo em São Paulo. Durante as sessões de fotos, uma parafernália de câmeras, holofotes e elementos de cena misturavam-se aos equipamentos ultramodernos dos peritos, dando a impressão de que estávamos diante de uma produção hollywoodiana. E esses profissionais de fato se assemelham mais aos personagens de séries como CSI ou Bones do que com aquela desgastada imagem que temos acerca de funcionários públicos. São eles os responsáveis pela resolução de alguns dos crimes mais enigmáticos do Brasil, a exemplo do caso da menina Isabella Nardoni, atirada pela janela de um prédio em São Paulo pelo próprio pai, há dois anos; da adolescente Maria Cláudia Del’Isola, morta a golpes de pá pelo caseiro e pela empregada em 2004, em Brasília; e de Suzane von Richthofen, acusada de assassinar pai e mãe com a ajuda do namorado numa mansão em São Paulo, em 2002.
Trata-se de uma equipe jovem (a média de idade é 30 anos), bem remunerada (os salários vão de R$ 3 mil a R$ 18 mil) e muito inteligente (boa parte dos peritos ostenta, além de diplomas, mestrados e cursos específicos em respectivas áreas). E não é tarefa fácil fazer parte do grupo. Os interessados precisam passar por um verdadeiro vestibular de conhecimentos teóricos e práticos, não raro mais concorridos do que muitas faculdades de medicina. Uma vez aprovados, aprendem a lidar com os equipamentos mais modernos do mundo no que diz respeito à investigação criminalística. Mas não se trata de uma profissão glamorosa, como muitas vezes a TV nos dá a impressão. O dia a dia desse pessoal envolve sangue, cadáveres e violência. Um trabalho duro, mas alguém tem de fazê-lo.
Ricardo Moreno,
Diretor de Redação.
(GALILEU, abril de 2010, n⁰ 255. p. 06)
O editorial da revista Galileu de abril descreve a reportagem de capa: Na Cena do Crime. Nesse gênero textual, o discurso deve: