Calcule o valor de x, em graus, na figura:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.02 Relato
Texto 1 (fragmentos)
Safári no Jalapão
5 dias
A região do Jalapão, situada a leste do Estado do Tocantins, é uma região ainda virgem, inexplorada e com paisagens espetaculares. Nossa expedição começa na capital do estado e segue por veredas e cerrados com influência da vegetação de caatinga. A infraestrutura conta com hospedagem alternativa – acampamento em tendas canadenses, às margens do Rio Novo, cozinha completa e veículos especiais para desbravar toda a região. Os inúmeros atrativos contemplados como a Cachoeira da Velha, as Dunas, o Fervedouro entre outros são visitados com o acompanhamento de uma equipe especializada disposta a realizar uma viagem inesquecível.
1 o dia - ORIGEM / PALMAS – […]
2 o dia - PALMAS – JALAPÃO: SERRA GERAL – CACHOEIRA DA VELHA – SAFARI CAMP […]
3 o dia - JALAPÃO: SAFARI CAMP – CANOAGEM NO RIO NOVO – DUNAS – SAFARI CAMP […]
4 o dia - JALAPÃO: SAFARI CAMP – FERVEDOURO – CACHOEIRA DO FORMIGA – MATEIROS – SAFARI CAMP (C,A,J) – Traslado até o Poço do Fervedouro (75 km em estrada de terra – aproximadamente 1h30min). Almoço. Saída em direção a Cachoeira do Formiga (15 km em estrada de terra). Traslado até Mateiros (25 km em estrada de terra – aproximadamente 40 min). Parada para compras do artesanato do Capim Dourado, bebidas. Retorno ao Safari Camp (50 km em estrada de terra – 1 hora). Jantar e pernoite.
5 o dia - SAFARI CAMP – PALMAS / ORIGEM (C,A) – […]
Disponível em: <www.venturas.com.br/diaadia.asp?id=41&cod=7581>. Acesso em: 15 maio 2014. Adaptado.
Texto 2
Destino: Jalapão
Nome: Bruno
Vivenciei dias incríveis no Jalapão, sem dúvidas uma das melhores viagens que já fiz.
É um grande privilégio poder conhecer locais tão preservados. O Jalapão é indescritível! É inimaginável em meio ao serrado nos deparar com paisagens como o Fervedouro ou o rio Formiga. Sem dúvida é uma região com grandes surpresas.
Tive a oportunidade de conhecer um dos últimos rios de água potável remanescentes, avistar diversos tucanos, araras-canindé e até mesmo um pequeno grupo de araras-azuis. Esta é uma imagem que não vou esquecer tão cedo.
É encantadora a paixão dos guias por seu trabalho e pelo Jalapão. A preocupação constante com o impacto mínimo possível motiva reflexões sobre nosso papel na preservação ambiental. É inspirador ver como pequenas atitudes fazem grandes diferenças.
Fui sozinho para expedição, voltei com uma porção de novos amigos! O grupo foi sensacional!
Não poderia ter sido melhor!
Uma experiência incrível, transformadora!
Obrigado e até a próxima viagem!
Disponível em: <www.venturas.com.br/relatos/relatos.asp?id=41&id_dep=137>. Acesso em: 15 maio 2014.
Leia as afirmações sobre os dois textos:
I. Os comentários do relato de viagem confirmam as expectativas criadas pelo roteiro.
II. A principal finalidade do texto 1 é relatar as experiências de um viajante.
III. O texto 2 é uma mistura de relato de viagem e roteiro de viagem.
Assinale a alternativa
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
Materiais:
- Uma caixa de papelão (que contenha todo o corpo da criança. Talvez uma caixa de geladeira ou fogão).
- Tesoura
- Tinta para pintura de parede em qualquer cor.
- Máquina fotográfica.
- Revistas velhas.
- Tesoura sem ponta.
- Cola
- Trinchas largas.
Desenvolvimento:
1 - Construa com as crianças um esconderijo, a partir da caixa, recortando nela apenas um visor nos quatro lados na altura dos olhos das crianças.
2 - Arremate a caixa com tinta de parede.
3 - Continuando a montagem da caixa, os alunos devem realizar colagens do lado de fora por cima da caixa pintada.
4 - Ao longo de uma semana, vá mudando a caixa de lugar na escola e propiciando aos alunos a oportunidade de entrar dentro da caixa, escolher em que visor quer ficar e tirar uma fotografia do que está vendo.
5 - Esta experiência poderá ser também repetida por todos os alunos em todos os lugares em que a caixa for colocada, depende de sua intenção e disponibilidade de tempo.
6 - Registre a fala das crianças durante tudo o que acontecer.
7 - Monte uma exposição com as fotografias reveladas em tamanho A4 e montadas sobre colorset colorido com margem de 7cm. Associe a elas os registros das frases ditas pelos alunos ao longo do processo!
8 - Convide as crianças para adivinharem o que foi fotografado, em que lugar da escola e mais, visite com as crianças esses lugares novamente para que possam perceber o que estava no entorno delas quando estiveram ali e que deixou de ser percebido por elas, em função do uso da caixa. Neste momento, chame a atenção de todos para a importância do olhar e do quanto deixamos de ver os detalhes de tudo o que está ao redor de nós. Levante com eles hipóteses dos motivos pelos quais negligenciamos tanto o que vemos e o que não vemos no cotidiano.
- Matemática | 3.6 Exponencial
Considere a função f tal que com k > 0.Assinale a alternativa correspondente ao gráfico que pode representar a função f.
- Matemática - Fundamental | 06. Expressões Algébricas II
Sabendo-se que a moldura representada pela figura é quadrada, quais devem ser as dimensões, em centímetros, de uma fotografia para que ela caiba exatamente dentro da moldura?
- História | 2.2 Período Regencial
(UECE) Aprovado em agosto de 1834, o chamado Ato Adicional propôs alterações à Constituição brasileira de 1824. A principal delas se caracterizou por: