Examine o mapa
O mapa apresenta uma regionalização do espaço mundial baseada em organizações
Questões relacionadas
- Física | 2.5 Estática
(ACAFE) Para cortar galhos de árvores um jardineiro usa uma tesoura de podar, como mostra a figura 1. Porém, alguns galhos ficam na copa das árvores e como ele não queria subir nas mesmas, resolveu improvisar, acoplando à tesoura cabos maiores, conforme figura 2.
Utilizando a tesoura da __________ o rapaz teria que fazer uma força __________ a força aplicada na tesoura da __________ para produzir o mesmo torque.
Assim, assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.
- Física
Duas cargas elétricas pontuais, Q=2. 10-6 C e q=0,5 .10-6 Cestão amarradas à extremidade de um fio isolante. A carga q possui massa 10g e gira em uma trajetória de raio R=10cm,vertical, em torno da carga Q que está fixa:
Sabendo que o maior valor possível para atração no fio durante esse movimento é igual a T=11N determine o módulo da velocidade tangencial quando isso ocorre:
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UNIT) Doses diárias de 27 gotas de uma medicação deveriam ser ministradas a uma pessoa enferma, utilizando-se um determinado conta-gotas. Na falta deste conta-gotas, utiliza-se um outro, que libera gotas com diâmetro 1,5 vez maior.
Para manter a dosagem prescrita, o número de gotas que deve ser ministrado ao paciente é igual a
- Literatura
(UEL) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Lira 83
Que diversas que são, Marília, as horas,
que passo na masmorra imunda e feia,
dessas horas felizes, já passadas
na tua pátria aldeia!
Então eu me ajuntava com Glauceste;
e à sombra de alto cedro na campina
eu versos te compunha, e ele os compunha
à sua cara Eulina.
Cada qual o seu canto aos astros leva;
de exceder um ao outro qualquer trata;
o eco agora diz: Marília terna;
e logo: Eulina ingrata.
Deixam os mesmos sátiros as grutas:
um para nós ligeiro move os passos,
ouve-nos de mais perto, e faz a flauta
cos pés em mil pedaços.
— Dirceu — clama um pastor — ah! bem merece
da cândida Marília a formosura.
E aonde — clama o outro — quer Eulina
achar maior ventura?
Nenhum pastor cuidava do rebanho,
enquanto em nós durava esta porfia;
e ela, ó minha amada, só findava
depois de acabar-se o dia.
À noite te escrevia na cabana
os versos, que de tarde havia feito;
mal tos dava e os lia, os guardavas
no casto e branco peito.
Beijando os dedos dessa mão formosa,
banhados com as lágrimas do gosto,
jurava não cantar mais outras graças
que as graças do teu rosto.
Ainda não quebrei o juramento;
eu agora, Marília, não as canto;
mas inda vale mais que os doces versos
a voz do triste pranto.
(GONZAGA, T. A. Marília de Dirceu & Cartas Chilenas. São Paulo: Ática, 1997. p. 126-127.)
Assinale a alternativa que enumera corretamente as características do Arcadismo brasileiro presentes no poema de Tomás Antônio Gonzaga. - Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UFMG) Numa aula no Laboratório de Física, o professor faz, para seus alunos, a experiência que se descreve a seguir. Inicialmente, ele enche de água um recipiente retangular, em que há duas regiões - I e II -, de profundidades diferentes. Esse recipiente, visto de cima, está representado nesta figura:
Considerando-se essas informações, é correto afirmar que:
Rodrigo: “A velocidade das ondas na região • I é maior que na região II.”
Bernardo: “A frequência das ondas na região • I é menor que na região II.”
Na figura, as linhas representam as cristas de onda dessas ondas. Dois dos alunos que assistem ao experimento fazem, então, estas observações:
No lado esquerdo da região I, o professor coloca uma régua a oscilar verticalmente, com frequência constante, de modo a produzir um trem de ondas. As ondas atravessam a região I e propagam-se pela região II, até atingirem o lado direito do recipiente.