Examine o mapa
O mapa apresenta uma regionalização do espaço mundial baseada em organizações
Questões relacionadas
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
TEXTO II
Lucian Freud é, como ele próprio gosta de relembrar às pessoas, um biólogo. Mais propriamente, tem querido registrar verdades muito específicas sobre como é tomar posse deste determinado corpo nesta situação particular, neste específico espaço de tempo.
SMEE, S. Freud. Köln: Taschen, 2010.
Considerando a intencionalidade do artista, mencionada no Texto II, e a ruptura da arte no século XX com o parâmetro acadêmico, a obra apresentada trata do(a)
- História | 3.4 Ditadura Militar
O período posterior à Segunda Guerra Mundial foi marcado pela reconstrução europeia e japonesa, pela Guerra Fria, pela descolonização e pela internacionalização da hegemonia americana. Mas foi, também, um período de enorme crescimento produtivo nos países desenvolvidos. Denominados de “anos gloriosos” ou de “idade de ouro”, os primeiros trinta anos após a Segunda Guerra Mundial constituíram uma era única na história contemporânea. A espantosa recuperação do mundo capitalista, quanto ao crescimento econômico e aos avanços tecnológicos, revolucionou as pautas de consumo e comportamento até então existentes. A sociedade emergente da guerra, de forma global, caracterizou-se pela aceleração do crescimento econômico e por um boom industrial sustentado pelos avanços da pesquisa científica aplicados aos setores produtivos.
Enrique Serra Padrós. Capitalismo, prosperidade e Estado de bem-estar social. In: Daniel Aarão Reis Filho, Jorge Ferreira e Celeste Zenha (Orgs.). O século XX — o tempo das crises: revoluções, fascismos e guerras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, p. 229-35 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o item.
Sob o regime militar, o Brasil sofreu com a crise econômico financeira mundial iniciada nos anos 70: a elevação dos juros internacionais, entre outros fatores, atingiu o denominado “milagre brasileiro”, ou seja, o crescimento econômico assentado no arrocho salarial e no endividamento externo.
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
A busca por vida fora da Terra
Um sinal eletrônico é emitido pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, sigla em inglês) da NASA, em Pasadena, Califórnia, e viaja até um robô fixado na parte inferior da camada de gelo de 30 centímetros de espessura em um lago do extremo norte do Alasca. O holofote do robô começa a brilhar. “Funcionou!”, exclama John Leichty, um jovem engenheiro do JPL, que está em uma barraca perto do lago congelado. Embora não pareça uma grande façanha tecnológica, esse talvez seja o primeiro passo para a exploração de uma lua distante.
Mais de sete mil quilômetros ao sul do Alasca, no México, a geomicrobióloga Penelope Boston caminha por uma água turva que bate em seus tornozelos, em uma gruta, cerca de 15 metros abaixo da superfície. Como os outros cientistas que a acompanham, Penelope carrega umrespirador pesado, além do tanque adicional de ar, de modo que possa sobreviver em meio ao sulfeto de hidrogênio, monóxido de carbono e outros gases venenosos da caverna. Aos seus pés, a água corrente contém ácido sulfúrico. A lanterna no capacete ilumina a gotícula de uma gosma espessa e semitranslúcida que escorre da parede. “Não é incrível?”, exclama.
Esses dois locais (um lago congelado no ártico e uma gruta nos trópicos) talvez possam fornecer pistas para um dos mistérios mais antigos e instigantes: existe vida fora do nosso planeta? Criaturas em outros mundos, seja em nosso sistema solar, seja em órbita ao redor de estrelas distantes, poderiam muito bem ter de sobreviver em oceanos recobertos de gelo, como os que existem em um dos satélites de Júpiter, ou em grutas fechadas e repletas de gás, que talvez sejam comuns em Marte. Portanto, se for possível determinar um procedimento para isolar e identificar formas de vida em ambientes igualmente extremos aqui na Terra, então estaremos mais preparados para empreender a busca pela vida em outras partes do Universo.
(Adaptado de Michael D. Lemonick, A busca por vida fora da Terra. National Geographic, jul. 2014, p. 38-40.)
A partir da leitura do texto, pode-se afirmar que:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A vinda da família real portuguesa para o Brasil, em 1808, colaborou para a declaração de independência do nosso país? Comente.
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia as informações e analise as pirâmides etárias a seguir.
A pirâmide etária é uma representação gráfica da composição da população de um lugar em um determinado ano, em função da idade e do sexo, ela permite também inferir conclusões socioeconômicas e políticas.
Com base nas informações e em análises socioeconômicas das pirâmides etárias, podemos concluir que