Analise o gráfico.
(http://educacao.globo.com. Adaptado.)
As variações na temperatura e na umidade estão relacionadas ao tipo e à intensidade do intemperismo, determinantes para a formação dos solos.
A partir do gráfico e com fundamento na ciência dos solos, tem-se que:
Questões relacionadas
- Matemática | 12. Trigonometria
Um satélite de telecomunicações, t minutos após ter atingido sua órbita, está a r quilômetros de distância do centro da Terra. Quando r assume seus valores máximo e mínimo, diz-se que o satélite atingiu o apogeu e o perigeu, respectivamente. Suponha que, para esse satélite, o valor de r em função de t seja dado por
r(t)=5865/1+0,15⋅cos(0,06t)
Um cientista monitora o movimento desse satélite para controlar o seu afastamento do centro da Terra. Para isso, ele precisa calcular a soma dos valores de r, no apogeu e no perigeu, representada por S.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Escribe el significado de los símbolos de la ciudad.
- Matemática | 04. Sequência e Progressão
(UNESP) A figura indica o empilhamento de três cadeiras idênticas e perfeitamente encaixadas umas nas outras, sendo h a altura da pilha em relação ao chão.
A altura, em relação ao chão, de uma pilha de n cadeiras perfeitamente encaixadas umas nas outras, será igual a 1,4 se n for igual a:
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
(UFPA) Griffith, em 1928, em experimentos realizados com linhagens da bactéria Streptococus pneumoniae, conforme ilustra a figura abaixo, demonstrou que
I. uma linhagem (S) é letal quando inoculada em camundongos (a) enquanto que outra linhagem (R) é um tipo mutante não letal (b)
II. bactérias (S) são encapsuladas com polissacarídeos, que não estão presentes nas bactérias (R)
III. bactérias (S) quando mortas pelo calor não provocavam morte nos camundongos (c). No entanto, uma mistura de bactérias (S) mortas pelo calor e bactérias (R) vivas provocava a morte dos camundongos (d) Além disso, as células vivas recuperadas dos camundongos mortos geravam colônias (S) que eram letais em injeção subsequente.
Com base nos conhecimentos atuais sobre biologia molecular, a alternativa correta para a descrição do processo de transformação representado acima é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 3.4 Emprego do "C", "Ç" e "SS"
Texto para a questão. “Um dia, um rio": livro infantil faz refletir sobre o desastre em Mariana (MG)* Com a leveza de um curso d’água, o texto de Um dia, um rio revela a vida do Rio Doce antes e após a tragédia causada pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco. Quem narra a história é o próprio rio, cheio de poesia. As palavras parecem dançar entre as delicadas ilustrações. [...] É um convite à imaginação e à reflexão. Será que somente os peixes sofrem com as águas poluídas? E como fica a população ribeirinha? Como escreve Leo Cunha, o rio que antes era melodia, hoje é silêncio. É uma ótima leitura! A seguir confira entrevista de Leo Cunha para a CRESCER: Crescer: Por que falar sobre a tragédia de Mariana? Leo Cunha: Eu moro em Belo Horizonte (MG) e visito muito aquela região. Muitos dos meus alunos e amigos são de lá. Fora isso, tenho uma relação afetiva com os rios em geral. A tragédia no ano passado tomou conta de mim, me incomodou demais. Fui a Mariana e a outros pontos do Rio Doce após tudo o que aconteceu. O que você quer passar aos leitores? L.C.: Queríamos falar desse caso para as crianças de maneira poética, literária, sem ser didático. Procurei criar uma força simbólica e afetiva sem o tom de denúncia. Eu vi muitas reportagens, visitei a região, então, para escrever, precisei mergulhar na linguagem. Pensei o rio como um personagem que conta a vida antes e depois do desastre. [...] *Em 5 de novembro de 2015, a Barragem do Fundão, no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km de Mariana (MG), propriedade da Empresa Samarco, se rompeu. Pouco mais de quarenta e oito milhões de metros cúbicos de lama tóxica foram liberados em avalanche na maior tragédia ambiental já vista no Brasil. Dezenove pessoas morreram,1265 ficaram desalojadas. No total, 40 municípios foram afetados pela lama, que seguiu o percurso do rio Doce, contaminando a bacia até desaguar na Praia de Regência (ES). Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Livros-pra-uma-Cuca-Bacana/
noticia/2016/12/um-dia-um-rio-livro-infantil-faz-refletir-sobre-odesastre-em-mariana-mg.html. Acesso em: 22 dez. 2018.
Enunciado:
Releia o primeiro parágrafo:
Com a leveza de um curso d’água, o texto de Um dia, um rio revela a vida do Rio Doce antes e após a tragédia causada pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco. Quem narra a história é o próprio rio, cheio de poesia. As palavras parecem dançar entre as delicadas ilustrações.
Todas as palavras destacadas nesse trecho são escritas com c, que tem som de /s/ ou de /k/.
O c possui som de /k/ quando: