Há uma comunidade de fanáticos por geografia que cresce rapidamente em torno de um jogo. A premissa é simples: o jogador que observa a tela de seu computador ou celular é conduzido a algum canto do planeta, por meio de imagens, e tem de adivinhar, o mais rápido possível, que lugar, exatamente, é apresentado. Quanto mais próximo for seu palpite do lugar mostrado na imagem, maior o número de pontos recebido.
(www.folha.uol.com.br, 12.07.2022. Adaptado.)
(www.youtube.com/@republicacoisadenerd)
Sob o ponto de vista geográfico, os jogadores mencionados no excerto operacionalizam conhecimentos relacionados
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O DIP promoveu concursos de monografias, garantindo às obras premiadas, nitidamente de caráter apologético, publicação e divulgação por todo o país. [...] O DIP patrocinou, também, concursos de música popular, e foi em um deles que “Aquarela do Brasil”, de autoria de Ary Barroso, recebeu o primeiro lugar. Além disso, cabia ao DIP distribuir a fotografia oficial do presidente Vargas, não só nas repartições públicas, mas também em colégios, clubes, estações ferroviárias, casas comerciais etc. ARAÚJO, Rejane. DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda. FGV CPDOC. Disponível em :. Acesso em: 14 ago. 2016. (adaptado)
O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) tinha importância fundamental para a consolidação do Estado Novo, pois
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Texto base: Leia o trecho a seguir. A política do café permitiu à burguesia cafeeira controlar o sistema monetário e cambial e a negociação de empréstimos internacionais para a compra das sacas de café excedentes e, assim, assegurar o lucro dos cafeicultores. Disponível em: <http://sindicafe-mg.com.br/plus/modulos/conteudo/?tac=historia-do-cafe>. Acesso em: 19 out. 2013. (Fragmento)
Enunciado:
Durante a República Oligárquica, a política de valorização do café
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Conservação de ENERGIA
Deixa-se cair um objeto de massa 500g de uma altura de 5m acima do solo. Assinale a alternativa que representa a velocidade do objeto, imediatamente, antes de tocar o solo, desprezando-se a resistência do ar.
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TEXTO I
BOSCH, H. O jardim das delícias, 1504. Disponível em: https://pt.wikipedia.org. Acesso em: 15 jul. 2020.
TEXTO II
KAHLO, F. O que a água me deu, 1938. Disponível em: https://pt.wikipedia.org. Acesso em: 15 jul. 2020.
A arte de Bosch é considerada uma forte influência sobre muitos dos artistas do século XX. Na obra, da artista mexicana Frida Kahlo, encontramos elementos que lembram a pintura de Bosch “O jardim das delícias”, realizada mais de quatrocentos anos antes.
Nas obras em questão fica evidente a presença de elementos que remetem ao
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
Documentário homenageia a era de ouro do rádio
Newton Almeida
Divulgação
Dirigido pelo paranaense Gil Baroni, o filme resgata a história de Carmélia Alves, Carminha Mascarenhas, Violeta Cavalcanti e Ellen de Lima, que viveram o auge há quase 60 anos
As atemporais canções que embalavam o cotidiano da sociedade brasileira entre os anos 30 e 50 e atravessam gerações são retratadas no documentário Cantoras do rádio.
O filme, que entra em cartaz a partir do dia 11, em cinco capitais (Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo), conta a história de vida de quatro artistas que fizeram parte da chamada Era de Ouro do Rádio no Brasil, com suas alegrias, o sucesso e a dificuldade em manter as eternas canções ainda vivas na cultura popular.
O documentário, dirigido pelo paranaense Gil Baroni, resgata a história de Carmélia Alves, Carminha Mascarenhas, Violeta Cavalcanti e Ellen de Lima, que viveram o auge há quase 60 anos. As protagonistas do documentário acompanharam a pré estreia, exibida esta semana no Unibanco Arteplex do Shopping Crystal em Curitiba.
O filme traz os depoimentos das cantoras em meio a um show, gravado no Rio de Janeiro em 2005, produzido especialmente para as filmagens, no qual as cantoras, num surpreendente ato de resistência, lutam para sobreviver da música.
Segundo Gil Baroni, além de um resgate dos valores culturais da sociedade brasileira, o foco do filme é mostrar a força de vontade das cantoras. “É admirável saber da persistência dessas mulheres. É importante mostrar a experiência que estas senhoras podem trazer para a juventude”, afirma.
Baroni conta que as cantoras conviveram com grandes compositores e intérpretes que fizeram sucesso nos anos dourados da MPB. Com o declínio da era do rádio, elas amargaram um período de ostracismo.
“A intenção foi fazer um trabalho de resgate sem apelar para o saudosismo, evitando uma coisa apelativa, mas, como diz a Carminha, mostrar a beleza da alma.”
Para Baroni, que também foi um dos roteiristas, o documentário presta um serviço cultural, já que, segundo ele, “uma parte das pessoas não sabe que a raiz da Música Popular Brasileira está nesse período”.
No show, exibido durante o filme, as cantoras homenageiam as Divas do rádio, das quais fizeram parte. O roteiro do show, produzido pelo pesquisador Ricardo Cravo Albin, relembra Carmem Miranda, Aracy de Almeida, Aurora Miranda, Dalva de Oliveira, Dolores Duran, Elizeth Cardoso, Linda e Dircinha Baptista, Isaura Garcia e Nora Ney. Em depoimentos reveladores, as cantoras relatam casos e bastidores daquela época.
O documentário, do início do projeto até a edição, levou cinco anos para ser concluído. No entanto, o diretor não esconde a satisfação em apresentar o filme. “Foi como se todos da equipe descobrissem um tesouro enterrado”, diz.
Segundo Baroni, o filme, que foi exibido no Festival do Rio 2008, em sessão de gala no Cine Odeon, foi muito bem recebido na capital fluminense. O documentário Cantoras do rádio foi idealizado pela produtora curitibana Laura Dalcanale e produzido pela sua Arte Lux Produções.
http://www.parana-online.com.br/editoria/almanaque/news/377181/
Converse com a turma sobre a época em que a música brasileira era difundida através do rádio, conhecida como “Época de ouro do rádio”, peça aos alunos para pesquisarem a respeito em livros, revistas, jornais e sites. Depois de realizadas as pesquisas, abra uma roda de conversa para que os alunos possam trocar as descobertas, se conseguirem músicas daquela época, promova um momento de audição das músicas e incentive-os a procurar vídeos que mostrem essa época.
Proponha aos alunos que montem uma peça teatral que mostre o resultado da pesquisa, enfatizando as grandes cantoras do rádio Carmem Miranda, Aracy de Almeida, Aurora Miranda, Dalva de Oliveira, Dolores Duran, Elizeth Cardoso, Linda e Dircinha Baptista, Isaura Garcia e Nora Ney. Oriente os alunos na montagem do roteiro, do cenário e figurino.
Organize uma apresentação no espaço cultural da escola e auxilie os alunos na divulgação